Tempo e performance no trabalho docente

Autores

  • Elaine Conte UNILASALLE

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644414250

Palavras-chave:

Tempo humano, Performance, Tecnologias, Formação docente.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984644414250

A emergência de um tempo que é performativo, embora interaja com as dimensões humanas irrestritas ao aspecto formal do processo de formação (Bildung), também revela uma racionalidade instrumental que trata do passado como meio para legitimar o agir técnico do presente. O ensaio repensa, de um ponto de vista filosófico, o tempo próprio da formação docente levando em consideração a performance como pressuposto inevitável à ação linguístico-expressiva no mundo. Cada vez mais, o tempo surge como um fator importante à performance, uma vez que o trabalho docente exige atitudes de criação e de reconhecimento de valores receptivos à alteridade. É necessário pensar o tempo como inseparável de sua linguagem, na medida em que fornece novas possibilidades de abertura crítica e renovação do trabalho educativo, conferindo novos sentidos ao agir performativo.

Biografia do Autor

Elaine Conte, UNILASALLE

Professora da Graduação e pesquisadora do Mestrado em Educação - UNILASALLE, Canoas/RS.

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Publicado

2014-11-05

Como Citar

Conte, E. (2014). Tempo e performance no trabalho docente. Educação, 39(3), 541–552. https://doi.org/10.5902/1984644414250

Edição

Seção

Dossiê: Performance e Educação