História Oral das mulheres usuárias da Assistência Social: diálogos com a Educação Não Formal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644448049

Palavras-chave:

Educação, Educação Não Formal, História Oral

Resumo

O presente trabalho visa conhecer e analisar os significados que as usuárias atribuem às ações educativas desenvolvidas nos serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família e Serviço de Convivência (PAIF) e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) na cidade de Americana/SP, concebidos pela Política Nacional de Assistência Social. A revisão bibliográfica subsidiou a pesquisa de campo, utilizando-se para tal a metodologia de História Oral, na modalidade de depoimento oral. É por meio das vozes das mulheres que os efeitos da ação educativa desenvolvida nos serviços se fazem conhecer, assinalando a importância dos espaços grupais como mediadores da aprendizagem e de perspectivas para o fortalecimento dos vínculos comunitários, uma vez que permitem a identificação e percepção de classe, de coletivo. A História Oral desvela outra realidade que para a mídia não interessa mostrar. Por fim, a nebulosa relação entre Assistência Social e Educação Não Formal, que pode contribuir para o fortalecimento grupal, combinando novas possibilidades metodológicas da Educação Não Formal com o poder de alcance que o status de política social dá à Assistência Social.

Biografia do Autor

Patrícia Cristina Antonietto, Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL

Mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo. Graduada em Serviço Social pela mesma instituição (2005). Atualmente é analista do seguro social com formação em serviço social do Instituto Nacional do Seguro Social, atuando no serviços de reabilitação profissional.

Lívia Morais Garcia Lima, Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Realizou estágio de pesquisa doutoral pela Universidade Pontifícia de Salamanca - Espanha, como bolsista BEPE - FAPESP (2013 - 2014). É pesquisadora do GEPHOM - Grupo de Estudo e Pesquisa em História Oral e Memória (EACH-USP). Atualmente é docente do Programa de Mestrado em Educação do Unisal - Americana/SP, pós - doutoranda pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP e pesquisadora colaboradora do Centro de Memória da UNICAMP - CMU. 

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Publicado

2022-01-28

Como Citar

Antonietto, P. C., & Lima, L. M. G. (2022). História Oral das mulheres usuárias da Assistência Social: diálogos com a Educação Não Formal. Educação, 47(1), e08/ 1–24. https://doi.org/10.5902/1984644448049