A rotina de estudos no processo de autorregulação da aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644488514Palavras-chave:
Educação, Ensino Médio, Hábitos de EstudoResumo
Esta pesquisa investiga se os estudantes de Ensino Médio Técnico Integrado das turmas dos primeiros anos dos cursos de Agroindústria, Informática e Mecatrônica possuem uma rotina diária de estudo, visando compreender a importância da autorregulação da aprendizagem para o desenvolvimento do processo de escolarização. No contexto escolar, nos últimos anos, observamos que uma grande parte dos estudantes deixam para estudar somente às vésperas de avaliações e o mesmo ocorre com relação a entrega de trabalhos acadêmicos. Essa vivência, ao que nos parece, não impulsiona a aprendizagem dos estudantes, muito ao contrário, é perceptível o nível de estresse, angústia e desatenção, levando a quadros clínicos piores. E, esses sintomas, infelizmente, tem relação com a falta do hábito de estudo entre os estudantes. Para investigar a existência ou não do hábito de estudo entre os estudantes e o desenvolvimento do processo de autorregulação, realizamos uma pesquisa de campo, por meio da aplicação de questionário online. Os resultados deste trabalho contribuem para a implementação de uma política de formação de hábitos de estudo entre os estudantes da instituição, especialmente nas turmas dos primeiros anos. Esperamos que esse exercício diário se torne parte da rotina deles por meio do desenvolvimento de habilidades para o estudo sistemático. E, com isso, diminuir os índices de estudantes com problemas de ansiedade, angústia, desatenção, entre outros quadros clínicos, decorrentes dos efeitos negativos da falta da autorregulação da aprendizagem, como, por exemplo, a procrastinação.
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