O corpo dançante na escola pela leitura do literário: uma experiência estética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644471063

Palavras-chave:

Dança, Experiência, Escola

Resumo

Este artigo tem como objetivo tecer relações entre corpo, dança e a leitura do literário que são produzidas no espaço da escola, por meio da   obra literária Grande Sertão: Veredas de Guimarães Rosa. É um estudo de abordagem qualitativa, que utilizou a metodologia Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA): A/r/tografia. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do contraturno escolar, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de uma Escola Básica da Rede Municipal de Ensino de Itajaí, SC. A produção dos dados deu-se em 11 oficinas de dança, tendo como objeto propositor a literatura. Os resultados apontam que o corpo dançante pode fazer uma experiência pela leitura do literário com mediações culturais adequadas que provoquem a relação entre obra e corpo, motivando os sujeitos a pensar e a sentir em como seus corpos se movimentam e se relacionam com a obra, com os outros e com o espaço.

Biografia do Autor

Isleide Steil, Universidade do Vale do Itajaí

Doutora em Educação - Univali (2021). Mestre em Educação - UNIVALI (2016). Possui MBA em Dança pela Faculdade Inspirar - Curitiba/PR (2012); pós-graduação em Corpo Contemporâneo (2005) e graduação em Dança (2001) pela Faculdade de Artes do Paraná. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora da Univali. Docente do Colégio de Aplicação da Univali - Itajaí, e do Curso de Artes Visuais da Univali ministrando a disciplina de Educação Estética. Foi docente do Curso de Educação Física da Univali na disciplina de Dança no Ambiente Escolar; do Curso de Licenciatura em Dança da FURB com as disciplinas Teoria e Prática Pedagógica da Dança Contemporânea I, e Teoria e Prática Pedagógica da Dança Jazz. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, e desenvolve pesquisas nas áreas de dança na escola, mediação cultural e educação estética.

Adair de Aguiar Neitzel, Universidade do Vale do Itajaí

Bolsista da CAPES nos anos 2013-2014 no Programa de Estágio Sênior no Exterior, Pós doutorado na Universidade Paris VI - Diderot, desenvolvendo pesquisas em colaboração com a Profa. Dra. Anne Kupiec no Laboratoire de Changement Social et Politique (LCSP) e bolsista do CNPq no ano 2000 para cursar doutorado sanduíche na Sornonne Nouvelle sob a orientação de Henri Behar. Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002).Professora titular da Universidade do Vale do Itajaí, orienta pesquisas no Mestrado e Doutorado em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora. Pesquisa os seguintes temas: literatura, arte na educação, formação de leitores, formação de professores e educação estética. Foi coordenadora Institucional do PIBID UNIVALI na gestão 2010-2013 e 2014-2016-I. Coordenadora de área do PIBID de Letras em 2017.

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Publicado

2024-02-06

Como Citar

Steil, I., & Neitzel, A. de A. (2024). O corpo dançante na escola pela leitura do literário: uma experiência estética. Educação, 49(1), e27/1–19. https://doi.org/10.5902/1984644471063

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