Políticas Públicas de Educação da Infância no Brasil e na Argentina: Realidades e desafios decorrentes da pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644470038Palavras-chave:
Direitos da Criança., Educação, Pandemia, COVID-19, BrasilResumo
Neste estudo refletimos sobre os avanços e desafios das políticas e práticas de atenção integral à criança, destacando as possibilidades e os limites da ação governamental no Brasil e na Argentina. Ambas realidades são analisadas a partir de uma perspectiva de investigação crítica colaborativa situada nos campos da educação, antropologia e política. Abordamos os desafios da educação da infância na esfera pública, sob a ótica das políticas públicas e seu impacto na vida das crianças. O trabalho de campo foi realizado na perspectiva de estudos qualitativos com adaptações metodológicas, pois com a pandemia do COVID-19, o trabalho de campo em campo não era viável, considerando as medidas preventivas vigentes em cada país. Identificamos limitações e possibilidades para enfrentar os desafios colocados por um contexto pandêmico e pós-pandêmico. Por fim, analisamos como – apesar dos avanços legais – os direitos de meninas e meninos têm sido fortemente ameaçados nos últimos anos.
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