Ensino de Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Uma investigação acerca dos Desafios e contribuições apresentadas pelas pesquisas da área

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644466247

Palavras-chave:

Ensino de Física, Ensino Fundamental, Anos Iniciais, Educação Básica

Resumo

O‌ ‌ensino‌ ‌de‌ ‌Física‌ ‌nos‌ ‌anos‌ ‌iniciais‌ ‌do‌ ‌Ensino‌ ‌Fundamental‌ ‌(EF) não‌ ‌é‌ ‌um‌ ‌tema ‌muito‌ ‌explorado‌ nos cursos de Licenciatura‌ ‌em‌ ‌Física,‌ ‌mas‌ ‌sua‌ ‌importância‌ ‌tem‌ ‌crescido‌, sobretudo com as discussões em torno da publicação‌ ‌da‌ ‌Base Nacional Comum Curricular.‌ Diante disso,‌ ‌ninguém negaria a‌ ‌importância‌ ‌de‌ ‌estudar‌ ‌essa temática, no sentido de levantar‌ ‌as‌ ‌contribuições‌ ‌apresentadas‌ ‌pelas‌ ‌pesquisas,‌ ‌bem‌ ‌como‌ ‌os‌ ‌desafios‌ ‌relacionados ao ensino de Física nessa‌ ‌etapa‌ ‌do‌ ‌percurso‌ ‌formativo.‌ ‌Nessa‌ ‌perspectiva,‌ ‌este‌ ‌trabalho‌ ‌tem como objetivo analisar ‌as‌ ‌publicações,‌ ‌no‌ ‌período‌ ‌de‌ ‌2006‌ ‌a‌ ‌2019,‌ ‌nos‌ ‌três‌ ‌maiores‌ ‌eventos‌ ‌nacionais‌ ‌que‌ ‌contemplam‌ ‌a área de ‌Pesquisa em Ensino‌ ‌de‌ ‌Física:‌ ‌Simpósio‌ ‌Nacional‌ ‌de‌ ‌Ensino‌ ‌de‌ ‌Física,‌ ‌Encontro‌ ‌de‌ ‌Pesquisa‌ ‌em‌ ‌Ensino‌ ‌de‌ ‌Física‌ ‌e‌ ‌Encontro‌ ‌Nacional‌ ‌de‌ ‌Pesquisa‌ ‌em‌ ‌Educação‌ ‌em‌ ‌Ciência.‌ ‌Os‌ ‌artigos‌ ‌foram‌ ‌categorizados‌ ‌e‌ ‌analisados‌ ‌a‌ ‌partir‌ ‌da‌ ‌análise‌ ‌de‌ ‌conteúdo‌ ‌(BARDIN,‌ ‌2011).‌ ‌Os‌ ‌resultados‌ ‌mostram‌ ‌que‌ ‌há‌ ‌uma‌ ‌variedade‌ ‌de‌ ‌contribuições‌ ‌para‌ ‌essa‌ ‌etapa‌ ‌e‌ ‌que‌ ‌os‌ ‌desafios‌ ‌são‌ ‌muito‌ ‌similares‌ ‌aos‌ ‌encontrados‌ ‌em‌ ‌outras‌ ‌etapas,‌ ‌apesar‌ ‌de‌ ‌alguns‌ ‌serem‌ ‌mais‌ ‌recorrentes‌ ‌nos‌ ‌anos‌ ‌iniciais.‌ Além disso, a análise aponta para um crescimento nas pesquisas relacionadas ao escopo deste trabalho e no desenvolvimento de materiais didáticos que podem contribuir para o enfrentamento dos desafios levantados. Ademais, enfatiza-se a importância da reformulação no sistema atual de educação, descentralizando a responsabilidade do professor de Biologia, abrindo espaço para a atuação de professores de Física e de Química no Ensino de Ciências no EF.

Biografia do Autor

Sarah Das Neves Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina

Licencianda em Física pela UFSC

André Ary Leonel, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Física, com mestrado e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor adjunto no Departamento de Metodologia de Ensino desta mesma instituição. Professor Pesquisador no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Participa do grupo de pesquisa COMUNIC e do projeto Conexão Escola Mundo da UFSC. Tem experiência na área de Ensino de Física, com ênfase em Ensino de Física e na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias digitais da informação e comunicação, alfabetização científica e técnica e ensino de física moderna e contemporânea na Educação Básica. É coordenador do Núcleo de Formação do Laboratório de Novas Tecnologias (LANTEC) da UFSC. 

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Publicado

2023-07-10

Como Citar

Rodrigues, S. D. N., & Leonel, A. A. (2023). Ensino de Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Uma investigação acerca dos Desafios e contribuições apresentadas pelas pesquisas da área. Educação, 48(1), e81/1–49. https://doi.org/10.5902/1984644466247

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