Saberes necessários ao bom professor: dizeres de licenciandos e estudantes da Educação Básica

Franciele Kollas, Roberta Marques, Ana Paula Antunes Megier, Marli Dallagnol Frison

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/198464445700

 

Este estudo traz resultados da reflexão comparativa entre fatores que licenciandos e estudantes da Educação Básica consideram essenciais para o bom professor. Entendemos que processos de ensino e de aprendizagem exigem para além dos conhecimentos específicos de professor. Tais processos impõem o estabelecimento de interações de ordem não cognitivas podendo ser afetivas, motivadoras ou dialógicas. Para tanto, discutimos questões relacionadas a habilidades e saberes necessários ao desenvolvimento de um ensino que promova condições para uma aprendizagem real. A metodologia constituiu-se de questionários aplicados a licenciandos dos cursos de Química, Física e Biologia e a estudantes da Educação Básica. Resultados indicam que, além dos saberes daqueles que ensinam, a afetividade, o diálogo e a motivação são indispensáveis para o desenvolvimento da prática docente e para a constituição do professor.

 



Palavras-chave


Learning, Skills, Teacher knowledge.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/198464445700

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc - Prédio 16
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao


ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação (UFSM) agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________

    

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar