Saberes necessários ao bom professor: dizeres de licenciandos e estudantes da Educação Básica

Autores

  • Franciele Kollas Graduanda de Ciências Biológicas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí. Bolsista PIBIC\CNPq
  • Roberta Marques Graduanda do curso de Ciências Biológicas do Departamento de Ciências da Vida da Unijuí. Bolsista PET/SESu/MEC
  • Ana Paula Antunes Megier Graduanda de Ciências Biológicas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí
  • Marli Dallagnol Frison Professora do Departamento de Ciências da Vida da Unijuí. Membro do Gipec – Unijuí. Mestre em Educação nas Ciências – Unijuí. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464445700

Palavras-chave:

Learning, Skills, Teacher knowledge.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464445700

 

Este estudo traz resultados da reflexão comparativa entre fatores que licenciandos e estudantes da Educação Básica consideram essenciais para o bom professor. Entendemos que processos de ensino e de aprendizagem exigem para além dos conhecimentos específicos de professor. Tais processos impõem o estabelecimento de interações de ordem não cognitivas podendo ser afetivas, motivadoras ou dialógicas. Para tanto, discutimos questões relacionadas a habilidades e saberes necessários ao desenvolvimento de um ensino que promova condições para uma aprendizagem real. A metodologia constituiu-se de questionários aplicados a licenciandos dos cursos de Química, Física e Biologia e a estudantes da Educação Básica. Resultados indicam que, além dos saberes daqueles que ensinam, a afetividade, o diálogo e a motivação são indispensáveis para o desenvolvimento da prática docente e para a constituição do professor.

 


Biografia do Autor

Franciele Kollas, Graduanda de Ciências Biológicas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí. Bolsista PIBIC\CNPq

DcVida – Departamento de Ciências da Vida - Área: Educação

Roberta Marques, Graduanda do curso de Ciências Biológicas do Departamento de Ciências da Vida da Unijuí. Bolsista PET/SESu/MEC

DcVida – Departamento de Ciências da Vida - Área: Educação

Ana Paula Antunes Megier, Graduanda de Ciências Biológicas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí

DcVida – Departamento de Ciências da Vida - Área: Educação

Marli Dallagnol Frison, Professora do Departamento de Ciências da Vida da Unijuí. Membro do Gipec – Unijuí. Mestre em Educação nas Ciências – Unijuí. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – UFRGS

DcVida – Departamento de Ciências da Vida - Área: Educação

Downloads

Publicado

2013-09-27

Como Citar

Kollas, F., Marques, R., Megier, A. P. A., & Frison, M. D. (2013). Saberes necessários ao bom professor: dizeres de licenciandos e estudantes da Educação Básica. Educação, 38(3), 645–658. https://doi.org/10.5902/198464445700

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua