O significante comum na agenda política educacional contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644448133

Palavras-chave:

Comum, Currículo, Política educacional

Resumo

Este texto se propõe a buscar outras possibilidades de entendimento do termo comum e seus efeitos para enfrentar os debates curriculares no Brasil. O campo empírico dessa análise consistiu em duas coletâneas sobre a BNCC: Base Nacional Comum: projetos curriculares em disputa (2015) e A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas (2018). Tendo como interlocução privilegiada a abordagem discursiva pós-fundacional (DARDOT; LAVAL, 2017, LACLAU; MOUFFE, 2004, LACLAU, 1990, 2008, 2011, MARCHART, 2009), optou-se por analisar os sentidos do significante comum mobilizados e fixados nos textos que compõem as duas coletâneas selecionadas. Ao se constatar a hegemonia do sentido de comum no domínio exclusivo do jurídico, propõe-se um deslocamento do sentido desse termo para o domínio do político, defendendo-o como um princípio político que se manifesta pela instituição do inapropriável. Essa proposta se inscreve em uma perspectiva de pensar escola, currículo e conhecimento em uma perspectiva radicalmente democrática.

Biografia do Autor

Carmen Teresa Gabriel, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Titular de Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFRJ) e Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistória/UFRJ).

Marcus Leonardo Bomfim Martins, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor da área de Ensino de História do Departamento de Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (FacEd/UFJF) e do Programa de Pós-graduação em Ensino de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ProfHistória/UFRJ).

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Publicado

2022-05-31

Como Citar

Gabriel, C. T., & Martins, M. L. B. (2022). O significante comum na agenda política educacional contemporânea. Educação, 47(1), e37/ 1–23. https://doi.org/10.5902/1984644448133

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