Práticas pedagógicas interculturais: (re)conhecendo as diferenças em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644440573Palavras-chave:
Educação, Identidade, InterculturalidadeResumo
A revisão bibliográfica proposta neste artigo dialoga com as contribuições de Candau (2008; 2011; 2012); Moreira (2008; 2012; 2013) e Walsh (2009), desenvolvendo uma reflexão sobre a escola básica e as diferentes culturas que habitam seus espaços. Este trabalho reflete sobre os papeis desenvolvidos na escola e sobre os aspectos culturais que permeiam esses espaços, os quais podem variar entre uma educação monocultural e/ou intercultural. Aponta a interculturalidade como uma forma diferenciada de elaborar teorias e práticas educativas, problematizando-se a urgência da valorização da diversidade cultural presente nos espaços escolares, (re)conhecendo e valorizando as culturas trazidas pelos sujeitos ao espaço escolar, estimulando comunicações dialógicas entre elas. Torna-se necessário que a igualdade e as diferenças sejam valorizadas, empoderadas e estimuladas a comunicarem-se democraticamente, despertando o interesse dos indivíduos, sujeitos do processo escolar, no sentido de compreender que não é possível resolver as diferenças e muito menos padronizar a igualdade como acontece nas práticas monoculturais. Nesse sentido, a escola tem o papel desafiador de tornar professores e alunos agentes multiplicadores de ideias e práticas mais inclusivas dentro e fora dos espaços escolares através de seus currículos prescritivos. Diante desse cenário, conclui-se que a interculturalidade surge como uma alternativa viável para que os conteúdos pedagógicos não homogeinizem a aprendizagem conforme analisado ao longo do artigo. Propõe-se que, através do diálogo e do reconhecimento das diferentes identidades em níveis de igualdade e diferença, seja possível constituir uma sociedade democrática a partir do chão da escola.
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