Interculturalidade e Práticas Pedagógicas: construindo caminhos
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644438257Palavras-chave:
Abecedário, Decolonialidade, Branquitude.Resumo
A problemática das diferenças culturais hoje apresenta diversas configurações, que provocam tensões, reações de intolerância e discriminação, assim como suscitam várias iniciativas orientadas a trabalhá-las numa perspectiva que promova a afirmação democrática, o respeito mútuo, a aceitação da diferença e a construção de uma sociedade em que todos possam ser plenamente cidadãos. É a partir desse horizonte, que nos situamos e acreditamos no potencial da educação intercultural, para reinventar a escola. O presente trabalho está referido à pesquisa Direitos Humanos, Educação, Interculturalidade: construindo práticas pedagógicas, que realizamos de março de 2012 a fevereiro de 2017. Tem como principal foco a construção de uma perspectiva intercultural, capaz de mobilizar práticas educativas que visem a uma educação crítica, tendo como horizonte a reinvenção da escola. O texto está estruturado em quatro partes. A primeira apresenta uma aproximação ao referencial teórico trabalhado, centrado nas contribuições para o tema do desenvolvimento da interculturalidade na América Latina e em aspectos do pensamento de Boaventura de Sousa Santos. A segunda traz o processo de construção do abecedário sobre educação e interculturalidade, idealizado e realizado sob a direção da professora Adriana Fresquet do Grupo Cinead da Faculdade de Educação da UFRJ. A terceira parte apresenta algumas articulações e relações a partir da seleção de alguns dos verbetes, conceitos/categorias do abecedário e sua contribuição para o desenvolvimento de práticas educativas interculturais no nosso contexto, particularmente no âmbito escolar. Finalmente, tecemos algumas considerações sobre a temática abordada.
Referências
ANSION, Juan. Educar en la interculturalidad.Vol. XXV. Lima: outubro, 2000, 165 páginas.
CANDAU, Vera Maria (org.). Interculturalizar, descolonizar, democratizar: uma educação “outra”? Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016.
CANDAU, Vera Maria. Educação escolar: entre o “sequestro” e a “reinvenção”? Revista Novamerica, Rio de Janeiro, nº 145, p. 18-24, jan-mar 2015.
CANDAU, Vera Maria. Educação intercultural e práticas pedagógicas. Documento de trabalho. Rio de Janeiro: GECEC, 2013.
CANDAU, Vera Maria; FERNANDES Luiz de Oliveira. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte,vol. 16, nº 1, p. 15-40, abr., 2010.
FRANKENBERG, Ruth. A miragem de uma branquidade não marcada. In: WARE, Vron (org.). Branquidade, identidade branca e multiculturalismo. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.
FRESQUET, Adriana. Abecedário de educação e interculturalidade com Vera MariaCandau.https://www.youtube.com/watch?time_continue=14&v=0OWPYJUaT10. Acesso em: 23 mar. 2018.
FRESQUET, Adriana. “O de Ofício de professor” - Com Jorge Larrosa. Sob o risco da produção viva e produtiva de conhecimento. ANPED, 2017.
KOAN, W.O. e XAVIER, I. M. Abecedário da criação filosófica. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
MALDONADO, Nelson Torres. La descolonización y el giro des-colonial. Revista Tabula Rasa, Bogotá, nº 9, p. 61-72, jul.-dic. 2008.
SACAVINO, Susana. Educação descolonizadora e interculturalidade: notas para educadoras e educadores. In: CANDAU, Vera Maria (org.). Interculturalizar, descolonizar, democratizar: uma educação “outra”? Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016.
SACAVINO, Susana. Educação em direitos humanos. Pedagogias desde o Sul. Rio de Janeiro: Novamerica - 7 Letras, 2013.
SANTOS, Boaventura Sousa. Una epistemología del Sur. México: siglo XXI, 2009.
SANTOS, Boaventura Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006.
SANTOS, Boaventura Sousa. Uma concepção multicultural dos direitos humanos. Lua Nova: revista de cultura e política, São Paulo, nº39, p. 105-124, 1997.
STRECK, Danilo. Qual o conhecimento que importa. Desafios para o currículo. Currículos sem Fronteiras, v.12, nº 3, p. 8-24, set/dez. 2012.
TUBINO, Fidel. Lineamientos para el tratamiento de la interculturalidad en el sistema educativo peruano. Lima: mimeo, 2005.
WALSH, Catherine. Interculturalidad crítica/pedagogia de-colonial. In: Memorias del Seminário Internacional Diversidad, Interculturalidad y Construcción de Ciudad. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional, 2007.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________