Interculturalidade e Práticas Pedagógicas: construindo caminhos

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644438257

Parole chiave:

Abecedário, Decolonialidade, Branquitude.

Abstract

A problemática das diferenças culturais hoje apresenta diversas configurações, que provocam tensões, reações de intolerância e discriminação, assim como suscitam várias iniciativas orientadas a trabalhá-las numa perspectiva que promova a afirmação democrática, o respeito mútuo, a aceitação da diferença e a construção de uma sociedade em que todos possam ser plenamente cidadãos. É a partir desse horizonte, que nos situamos e acreditamos no potencial da educação intercultural, para reinventar a escola. O presente trabalho está referido à pesquisa Direitos Humanos, Educação, Interculturalidade:  construindo práticas pedagógicas, que realizamos de março de 2012 a fevereiro de 2017. Tem como principal foco a construção de uma perspectiva intercultural, capaz de mobilizar práticas educativas que visem a uma educação crítica, tendo como horizonte a reinvenção da escola. O texto está estruturado em quatro partes. A primeira apresenta uma aproximação ao referencial teórico trabalhado, centrado nas contribuições para o tema do desenvolvimento da interculturalidade na América Latina e em aspectos do pensamento de Boaventura de Sousa Santos. A segunda traz o processo de construção do abecedário sobre educação e interculturalidade, idealizado e realizado sob a direção da professora Adriana Fresquet do Grupo Cinead da Faculdade de Educação da UFRJ. A terceira parte apresenta algumas articulações e relações a partir da seleção de alguns dos verbetes, conceitos/categorias do abecedário e sua contribuição para o desenvolvimento de práticas educativas interculturais no nosso contexto, particularmente no âmbito escolar. Finalmente, tecemos algumas considerações sobre a temática abordada.

Biografia autore

Susana Beatriz Sacavino, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Professora na Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Riferimenti bibliografici

ANSION, Juan. Educar en la interculturalidad.Vol. XXV. Lima: outubro, 2000, 165 páginas.

CANDAU, Vera Maria (org.). Interculturalizar, descolonizar, democratizar: uma educação “outra”? Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016.

CANDAU, Vera Maria. Educação escolar: entre o “sequestro” e a “reinvenção”? Revista Novamerica, Rio de Janeiro, nº 145, p. 18-24, jan-mar 2015.

CANDAU, Vera Maria. Educação intercultural e práticas pedagógicas. Documento de trabalho. Rio de Janeiro: GECEC, 2013.

CANDAU, Vera Maria; FERNANDES Luiz de Oliveira. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte,vol. 16, nº 1, p. 15-40, abr., 2010.

FRANKENBERG, Ruth. A miragem de uma branquidade não marcada. In: WARE, Vron (org.). Branquidade, identidade branca e multiculturalismo. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.

FRESQUET, Adriana. Abecedário de educação e interculturalidade com Vera MariaCandau.https://www.youtube.com/watch?time_continue=14&v=0OWPYJUaT10. Acesso em: 23 mar. 2018.

FRESQUET, Adriana. “O de Ofício de professor” - Com Jorge Larrosa. Sob o risco da produção viva e produtiva de conhecimento. ANPED, 2017.

KOAN, W.O. e XAVIER, I. M. Abecedário da criação filosófica. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

MALDONADO, Nelson Torres. La descolonización y el giro des-colonial. Revista Tabula Rasa, Bogotá, nº 9, p. 61-72, jul.-dic. 2008.

SACAVINO, Susana. Educação descolonizadora e interculturalidade: notas para educadoras e educadores. In: CANDAU, Vera Maria (org.). Interculturalizar, descolonizar, democratizar: uma educação “outra”? Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016.

SACAVINO, Susana. Educação em direitos humanos. Pedagogias desde o Sul. Rio de Janeiro: Novamerica - 7 Letras, 2013.

SANTOS, Boaventura Sousa. Una epistemología del Sur. México: siglo XXI, 2009.

SANTOS, Boaventura Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006.

SANTOS, Boaventura Sousa. Uma concepção multicultural dos direitos humanos. Lua Nova: revista de cultura e política, São Paulo, nº39, p. 105-124, 1997.

STRECK, Danilo. Qual o conhecimento que importa. Desafios para o currículo. Currículos sem Fronteiras, v.12, nº 3, p. 8-24, set/dez. 2012.

TUBINO, Fidel. Lineamientos para el tratamiento de la interculturalidad en el sistema educativo peruano. Lima: mimeo, 2005.

WALSH, Catherine. Interculturalidad crítica/pedagogia de-colonial. In: Memorias del Seminário Internacional Diversidad, Interculturalidad y Construcción de Ciudad. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional, 2007.

Pubblicato

2020-01-31

Come citare

Sacavino, S. B. (2020). Interculturalidade e Práticas Pedagógicas: construindo caminhos. Educação, 45(1), e3/ 1–18. https://doi.org/10.5902/1984644438257