Interculturalidade e Práticas Pedagógicas: construindo caminhos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644438257

Palavras-chave:

Abecedário, Decolonialidade, Branquitude.

Resumo

A problemática das diferenças culturais hoje apresenta diversas configurações, que provocam tensões, reações de intolerância e discriminação, assim como suscitam várias iniciativas orientadas a trabalhá-las numa perspectiva que promova a afirmação democrática, o respeito mútuo, a aceitação da diferença e a construção de uma sociedade em que todos possam ser plenamente cidadãos. É a partir desse horizonte, que nos situamos e acreditamos no potencial da educação intercultural, para reinventar a escola. O presente trabalho está referido à pesquisa Direitos Humanos, Educação, Interculturalidade:  construindo práticas pedagógicas, que realizamos de março de 2012 a fevereiro de 2017. Tem como principal foco a construção de uma perspectiva intercultural, capaz de mobilizar práticas educativas que visem a uma educação crítica, tendo como horizonte a reinvenção da escola. O texto está estruturado em quatro partes. A primeira apresenta uma aproximação ao referencial teórico trabalhado, centrado nas contribuições para o tema do desenvolvimento da interculturalidade na América Latina e em aspectos do pensamento de Boaventura de Sousa Santos. A segunda traz o processo de construção do abecedário sobre educação e interculturalidade, idealizado e realizado sob a direção da professora Adriana Fresquet do Grupo Cinead da Faculdade de Educação da UFRJ. A terceira parte apresenta algumas articulações e relações a partir da seleção de alguns dos verbetes, conceitos/categorias do abecedário e sua contribuição para o desenvolvimento de práticas educativas interculturais no nosso contexto, particularmente no âmbito escolar. Finalmente, tecemos algumas considerações sobre a temática abordada.

Biografia do Autor

Susana Beatriz Sacavino, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Professora na Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

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Publicado

2020-01-31

Como Citar

Sacavino, S. B. (2020). Interculturalidade e Práticas Pedagógicas: construindo caminhos. Educação, 45(1), e3/ 1–18. https://doi.org/10.5902/1984644438257