“Eu, quando era pequeno, gostava da escola… de comer na cantina”: perspetiva(s) dos adultos sobre a organização escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644439626

Palavras-chave:

Educação e formação, Adultos, Escola.

Resumo

A educação e formação de adultos não se restringe, hoje, a práticas educativas que se definem por relação a um qualquer sistema escolar (ou profissional). Ainda assim, e sendo a aprendizagem transversal às várias dimensões da vida humana e passível de acontecer em distintos contextos sociais, é legítimo que se questionem, por via de um inquérito, 32 adultos analfabetos ou com baixos índices de literacia sobre a perspectiva que perfilham quanto à organização escolar. Porque alguns deles experienciaram essa realidade e precocemente a abandonaram, porque outros têm familiares mais novos a frequentarem a escola, porque todos vivem num espaço/tempo onde tal instituição detém um papel de realce para cada um e para a comunidade. Além disso, com recurso à associação de palavras ou a respostas relativamente breves a partir de questões específicas, torna-se possível ler as representações construídas face ao assunto em discussão –o significado e importância da escola–, por indivíduos com idades compreendidas entre os 28 e os 69 anos, assumindo que as suas dificuldades de literacia serão mais um problema social do que uma deficiência individual.

Biografia do Autor

Ana Isabel Moreira, CITCEM

CITCEM, Porto, Portugal / Investigadora Integrada

Pedro Duarte, P.Porto-ESE

Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal / Assistente Convidado

Luís Rothes, P.Porto-ESE

Politécnico do Porto, Portugal / Professor Coordenador

Fernando Diogo, P.Porto-ESE

Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal / Professor Coordenador

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Publicado

2020-08-10

Como Citar

Moreira, A. I., Duarte, P., Rothes, L., & Diogo, F. (2020). “Eu, quando era pequeno, gostava da escola… de comer na cantina”: perspetiva(s) dos adultos sobre a organização escolar. Educação, 45(1), e72/ 1–27. https://doi.org/10.5902/1984644439626

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