Trabalho docente e saúde das professoras da educação infantil

Maria de Fátima Duarte Martins, Tania Maria Araujo, Jarbas Santos Vieira

Resumo


O artigo apresenta resultados de um estudo de caráter quantitativo e qualitativo que investigou a relação entre o processo de trabalho docente e a saúde de todas as professoras de educação infantil de uma cidade de porte médio no Rio Grande do Sul. Fizeram parte do estudo 196 docentes. Nesse artigo apresentamos os resultados da etapa qualitativa que, através de entrevista semiestruturada, investigou as práticas educacionais utilizadas pelas professoras em seu cotidiano de trabalho. A partir dos eixos que conduziram as entrevistas, identificou-se sete categorias elencadas a partir da escuta das entrevistas, foram elas: Ação de Gestão Vocacional, Discurso moralizante, Intensificação, Identidade, Generificação e Medicamentação. Para analisar as entrevistas utilizou-se o modelo de Análise de Conteúdo de Bardin.  Os resultados demonstraram que as docentes estão desenvolvendo seu trabalho em condições precárias, baixos salários, exigências burocráticas, condições físicas desfavoráveis, e esses fatores podem estar levando ao uso de medicamentos e ao adoecimento. Como modalidade de trabalho relativamente nova, estudos que deem visibilidade a esse grupo são necessários com o intuito de melhorar as condições laborais das docentes e evitar problemas em sua saúde.

Palavras-chave


trabalho docente; saúde; educação infantil

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DOI: https://doi.org/10.5902/1984644428563

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ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

Periodicidade: Publicação contínua

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