Trabalho docente e saúde das professoras da educação infantil

Autores

  • Maria de Fátima Duarte Martins Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul
  • Tania Maria Araujo Professor Titular Pleno da Universidade Estadual de Feira de Santana, Brasil. Núcleo de Epidemiologia
  • Jarbas Santos Vieira Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644428563

Palavras-chave:

trabalho docente, saúde, educação infantil

Resumo

O artigo apresenta resultados de um estudo de caráter quantitativo e qualitativo que investigou a relação entre o processo de trabalho docente e a saúde de todas as professoras de educação infantil de uma cidade de porte médio no Rio Grande do Sul. Fizeram parte do estudo 196 docentes. Nesse artigo apresentamos os resultados da etapa qualitativa que, através de entrevista semiestruturada, investigou as práticas educacionais utilizadas pelas professoras em seu cotidiano de trabalho. A partir dos eixos que conduziram as entrevistas, identificou-se sete categorias elencadas a partir da escuta das entrevistas, foram elas: Ação de Gestão Vocacional, Discurso moralizante, Intensificação, Identidade, Generificação e Medicamentação. Para analisar as entrevistas utilizou-se o modelo de Análise de Conteúdo de Bardin.  Os resultados demonstraram que as docentes estão desenvolvendo seu trabalho em condições precárias, baixos salários, exigências burocráticas, condições físicas desfavoráveis, e esses fatores podem estar levando ao uso de medicamentos e ao adoecimento. Como modalidade de trabalho relativamente nova, estudos que deem visibilidade a esse grupo são necessários com o intuito de melhorar as condições laborais das docentes e evitar problemas em sua saúde.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Duarte Martins, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul

Doutorado em Psicología Clínica pelo Universidad de Belgrano, Argentina(2002)
Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas , Brasil

Departamento de Fundamentos da Educação

Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Rua Alberto Rosa Nº 154
Centro
96010-770 - Pelotas, RS - Brasil
Telefone: (53) 32845533

Tania Maria Araujo, Professor Titular Pleno da Universidade Estadual de Feira de Santana, Brasil. Núcleo de Epidemiologia

Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 | Orientador de Mestrado | Orientador de Doutorado

Professora do Núcleo de Epidemiologia da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Jarbas Santos Vieira, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul

Professor da Universidade Federal de Pelotas , Brasil

Downloads

Publicado

2019-04-04

Como Citar

Martins, M. de F. D., Araujo, T. M., & Vieira, J. S. (2019). Trabalho docente e saúde das professoras da educação infantil. Educação, 44, e36/ 1–22. https://doi.org/10.5902/1984644428563

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.