Sociologia da Infância e Educação Infantil: à procura de um diálogo
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644424418Palavras-chave:
Sociologia da Infância, Educação Infantil, proposta pedagógicaResumo
Este artigo tem por objetivo estabelecer aproximações entre os campos da Sociologia da Infância e da Educação Infantil, apontando elementos a serem contemplados na formulação de propostas pedagógicas para esse nível de ensino. Com base em pesquisa bibliográfica e documental, são apresentados conceitos da Sociologia da Infância a partir de autores como Corsaro (1997, 2002), Jenks (2002), Qvortrup (1993, 1994), Sarmento (2003, 2005, 2007), e tecida reflexão sobre uma proposta pedagógica para a Educação Infantil. A Sociologia da Infância configura-se como campo de estudos que percebe a infância como categoria social, e a criança como produtora de cultura. Essas concepções podem contribuir para a construção de projetos e práticas nas instituições de Educação Infantil que considerem as especificidades da infância e a criança enquanto agente.
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