Práticas de ensino e formação docente: notas sobre a experiência da Licenciatura em Filosofia da UFABC

Autores

  • Marinê de Souza Pereira
  • Patrícia Del Nero Velasco Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644415967

Palavras-chave:

Prática de Ensino, Formação Docente, Licenciatura em Filosofia.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a concepção de prática de ensino como experiência de formação docente. Para tanto, inicia com uma série de questionamentos sobre a Filosofia como disciplina escolar; na sequência, aborda a ideia de prática como componente curricular, discutindo algumas de suas possíveis interpretações; por fim, apresenta a proposta do Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal do ABC, analisando em que medida os cinco módulos de práticas de ensino do referido curso pretendem se constituir em espaços de experiência formativa de professores, conciliando as reflexões sobre o Ensino de Filosofia com as problematizações que caracterizam o filosofar.

Downloads

Publicado

2014-12-24

Como Citar

Pereira, M. de S., & Velasco, P. D. N. (2014). Práticas de ensino e formação docente: notas sobre a experiência da Licenciatura em Filosofia da UFABC. Educação, 40(1), 37–52. https://doi.org/10.5902/1984644415967

Edição

Seção

Dossiê – Ensino de Filosofia: cenários contemporâneos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.