Refletindo sobre a tensão entre pesquisa e prática: o caso do ensino de ciências

Autores

  • Talita Vidal Pereira Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ/FEBF) Programa de Pós-Graduação em educação Comunicação e culturas em Periferias Urbanas

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644414894

Palavras-chave:

Discurso, Currículo, Cultura, Conhecimento

Resumo

Nesse artigo a ideia de que os resultados das pesquisas em educação não são incorporados adequadamente na formulação de políticas educacionais é problematizada a partir de argumentos desenvolvidos em uma perspectiva pós-estruturalista e pós-colonial. Esses argumentos tomam como objeto de análise as produções das comunidades disciplinares que pesquisam o ensino de ciências com a compreensão de que elas expressam discursos que circulam nos diferentes contextos de produção curricular. A análise rompe com a distinção entre conhecimento e cultura e passa a assumi-los como processo de enunciação de sentidos. Interessa discutir como as concepções dos pesquisadores sobre o conhecimento e as práticas docentes são informadas por um realismo epistemológico que fundamenta a dimensão transformadora que é atribuída ao conhecimento, cuja apropriação é significada como possibilidade de emancipação.

Biografia do Autor

Talita Vidal Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ/FEBF) Programa de Pós-Graduação em educação Comunicação e culturas em Periferias Urbanas

Professora Adjunta no Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro [FEBF/UERJ]. Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação do em Educação, Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas. Doutora em Educação pelo PROPed UERJ, Mestre em Educação pela FE/UFRJ. Experiência na Educação Básica onde atuou de 1985 a 2012. Produção acadêmica orientada para as seguintes temáticas: Currículo, Cultura, Conhecimento, Formação Docente e Práticas Pedagógicas.

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Publicado

2015-05-29

Como Citar

Pereira, T. V. (2015). Refletindo sobre a tensão entre pesquisa e prática: o caso do ensino de ciências. Educação, 40(2), 425–438. https://doi.org/10.5902/1984644414894

Edição

Seção

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