Professores de enfermagem e o desenvolvimento de competências: reflexões sobre a teoria de Philippe Perrenoud
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769214498Palavras-chave:
Ensino, Competência profissional, Educação em enfermagem, Docentes de enfermagemResumo
http://dx.doi.org/10.5902/2179769214498
RESUMO: Objetivo: refletir sobre as dez competências necessárias aos docentes, propostas por Perrenoud, sob a ótica do ensino superior em enfermagem. Método: trata-se de uma reflexão teórica. Resultados: na formação do enfermeiro, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais instituídas há mais de uma década, aponta-se para a necessidade de desenvolver habilidades e competências das mais diversas ordens. No entanto, permanece ainda a necessidade de os professores, neste cenário, construírem saberes e fomentarem reflexão, apropriando-se das possibilidades ofertadas pela noção de competências. Conclusões: reflete-se que as dez competências apresentadas por Philippe Perrenoud oferecem possibilidades que permitem aos docentes repensarem e redirecionarem suas práticas, adequando ou ofertando novas possibilidades de ensino conforme situação ou espaço de aprendizagem.
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