Avaliação de competências no ensino da enfermagem durante as práticas de campo
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769239939Palavras-chave:
Ensino, Educação em enfermagem, Educação baseada em competênciasResumo
Objetivo: analisar o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre as competências avaliadas durante as aulas práticas de campo na formação do enfermeiro. Método: estudo quantitativo exploratório, de análise estatística simples e descritiva, realizado em uma instituição de ensino superior na cidade de Curitiba, Brasil. A coleta de dados ocorreu em agosto de 2018, com 113 acadêmicos de Enfermagem por questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado durante o período de aulas. Resultados: destacou-se a competência atenção à saúde como a mais relevante indicada pelos acadêmicos, seguido das habilidades relacionadas a assistência como um dos pontos a serem avaliados durante as práticas de campo; a liderança não atingiu nenhuma colocação na escala relevância das competências avaliadas. Conclusão: as competências citadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais são avaliadas durante todo processo formativo e outros achados nesse estudo perfazem a necessidade da criação de estratégias situacionais mais adequadas durante a formação do acadêmico.
Downloads
Referências
Santos SVM, Ribeiro ME, Motta ALC, Silva LJA, Resck ZMR, Terra FS. Building knowledge in nursing: a reflective theoretical and methodological approach for nurses training. Rev Enferm UFPE On Line [Internet]. 2016 [cited 2018 out 23];10(1):172-8. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/10935
Peres AM, Ezeagu TNM, Sade PMC, Souza PB, Gómez-Torres D. Mapeamento de competências: gaps identificados na formação gerencial do enfermeiro. Texto Contexto Enferm. 2017; 26(2):e06250015. doi: 10.1590/0104-07072017006250015
Bethony MFG, Souza V, Soares AN, Franco ECD, Souza RS, Oliveira VAC. Nursing curriculum evaluation: crossing into the educational project. REME Rev Min Enferm. 2016 Jun;20:e962. doi: http://www.dx.doi.org/10.5935/1415-2762.20160032
Shin H, Sok S, Hyun KS, Kim MJ. Competency and an active learning program in undergraduate nursing education. J Adv Nurs. 2015;71(3):591-8. doi: https://doi.org/10.1111/jan.12564
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2001.
Costa DAS, Silva RF, Lima VV, Ribeiro ECO. National curriculum guidelines for health professions 2001-2004: an analysis according to curriculum development theories. Interface (Botucatu). 2018;22(67):1183-95. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0376
Arantes AA, Santos Neto EC, Camargo LGA, Moraes Filho IM, Santos OP, Caetano SR. A relevância do docente na formação do enfermeiro. Rev Iniciaç Cient Ex [Internet]. 2018 Jul [acesso em 2018 out 23];1(N Esp):193-01. Disponível em: https://revistasfacesa.senaaires.com.br/index.php/iniciacao-cientifica/article/view/76
Lopes CR, ML Prado, Ferraz F, Canever BP, Pilatti P, Nascimento EP. Instrumentos avaliativos na formação crítico-reflexiva em enfermagem: revisão de estudos brasileiros. Rev Inova Saúde. 2017;6(1):155-76. http://dx.doi.org/10.18616/is.v6i1.3484
Paiano LAG, Rodrigues RM, Conterno SFR, Camboin FF. Avaliação em estágio curricular na graduação em enfermagem: experiências e dificuldades vivenciadas por docentes. Educere Educ [Internet]. 2015 jan-jun [acesso em 2018 out 23];10(N Esp):369–80. Disponível em: e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/9583/8584
Belém JM, Alves MJH, Quirino GS, Maia ER, Lopes MSV, Machado MFAS. Avaliação da aprendizagem no estágio supervisionado de enfermagem em saúde coletiva. Trab Educ Saúde. 2018;16(3):849-67. doi: 10.1590/1981-7746-sol00161
Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil - 2013. FIOCRUZ/COFEN. Brasília (DF): Conselho Federal de Enfermagem; 2013. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/perfilenfermagem/blocoBr/Blocos/Bloco1/bl_ident-socio-economica-enfermeiros.pdf
Tenório HAA, Souza IB, Gomes Junior ELG, Santos RFEP, Correia DS, Viana LS, et al. Gestão e gerenciamento de Enfermagem: perspectivas de atuação do discente. Rev Enferm UFPE On Line. 2019;13:e240535 doi: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.240535
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução Nº 573, de 31 de janeiro de 2018: recomendações do Conselho Nacional de Saúde à proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso de graduação Bacharelado em Enfermagem. Diário Oficial da União: Brasília, DF, edição 213, Seção 1, Página 38.
Amestoy SC, Trindade LL, Silva GTR, Santos BP, Reis VRSS, Ferreira VB. Leadership in nursing: from teaching to practice in a hospital environment. Esc Anna Nery Rev Enferm. 2017; 21(4):1-7. doi: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2016-0276
Amorin CB, Oliveira MFO, Barlem ELD, Mattos LM. Dificuldades vivenciadas pelos estudantes de enfermagem durante a sua formação. J Nurs Health. 2019;9(3):e199306. doi: http://dx.doi.org/10.15210/jonah.v9i3.14310
Santos PR, Silva SV, Rigo DFH, Oliveira JLC, Tonini NS, Nicola AL. Ensino do gerenciamento e suas implicações à formação do enfermeiro: perspectivas de docentes. Cienc Cuid Saude. 2017; Jan-Mar;16(1). doi: https://doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v16i1.33381
Santos GM, Oliveira GKS, Gomes GG, Cunha KS, Rodrigues KC. Sistematização da avaliação do ensino: uma proposta fundamentada à luz do processo de enfermagem. Rev Contexto Saúde. 2017;17(33). doi: 10.21527/2176-7114.2017.33.174-185
Silva MJ, Sousa EM, Freitas CL. Formação em enfermagem: interface entre as diretrizes curriculares e os conteúdos de atenção básica. Rev Bras Enferm. 2011;64(2):315-21. doi: https://doi.org/10.1590/S0034-71672011000200015
Barbosa JMS, Nascimento O, Fonseca IAC. O Processo de enfermagem sob a ótica do acadêmico de uma faculdade privada de Rondônia. Rev Eletrônica Acervo Saúde. 2019;(29):e1061. doi: 10.25248/reas.e1061.2019
Montes LG, Rodrigues CIS, Azevedo GR. Assessment of feedback for the teaching of nursing practice Rev Bras Enferm. 2019;72(3):663-70. doi: 10.1590/0034-7167-2018-0539
Borges MC, Miranda CH, Santana RC, Bollela VR. Avaliação formativa e feedback como ferramenta de aprendizado na formação de profissionais da saúde. Medicina (Ribeirão Preto). 2014;47(3):324-31. doi: https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p324-331
BRASIL. Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986. Dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 1986. Seção 1, p.1. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L7498.htm. Acesso em: 28 out. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.