Avaliação de competências no ensino da enfermagem durante as práticas de campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769239939

Palavras-chave:

Ensino, Educação em enfermagem, Educação baseada em competências

Resumo

Objetivo: analisar o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre as competências avaliadas durante as aulas práticas de campo na formação do enfermeiro. Método: estudo quantitativo exploratório, de análise estatística simples e descritiva, realizado em uma instituição de ensino superior na cidade de Curitiba, Brasil. A coleta de dados ocorreu em agosto de 2018, com 113 acadêmicos de Enfermagem por questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado durante o período de aulas. Resultados: destacou-se a competência atenção à saúde como a mais relevante indicada pelos acadêmicos, seguido das habilidades relacionadas a assistência como um dos pontos a serem avaliados durante as práticas de campo; a liderança não atingiu nenhuma colocação na escala relevância das competências avaliadas. Conclusão: as competências citadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais são avaliadas durante todo processo formativo e outros achados nesse estudo perfazem a necessidade da criação de estratégias situacionais mais adequadas durante a formação do acadêmico.

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Biografia do Autor

Luis Fernando Gualdezi, Universidade Federal do Paraná

Enfermeiro, Mestrando em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Paraná.

Louise Aracema Scussiato, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná

Aida Maris Peres, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira, Doutora, Docente e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná.

Thays Floris Rosa, UniBrasil Centro Universitário

Enfermeira

Ingrid Margareth Voth Lowen, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná

Danelia Gomez Torres, Facultado de Enfermería y Obstetricia de lá Universidad Autónoma del Estado de México

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Docento da Universidad Autónoma del Estado de México, Faculdad de Enfermería y Obstetricia.

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Publicado

2020-07-21

Como Citar

Gualdezi, L. F., Scussiato, L. A., Peres, A. M., Rosa, T. F., Lowen, I. M. V., & Torres, D. G. (2020). Avaliação de competências no ensino da enfermagem durante as práticas de campo. Revista De Enfermagem Da UFSM, 10, e61. https://doi.org/10.5902/2179769239939

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