Formação para a docência universitária: tendência dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769239963Palavras-chave:
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem, Educação em Enfermagem, Docentes de Enfermagem.Resumo
Objetivo: caracterizar as disciplinas dos currículos dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Enfermagem voltadas à formação didático-pedagógica. Método: pesquisa exploratório-descritiva, de análise documental no currículo dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem stricto sensu e nos planos de ensino das disciplinas didático-pedagógicas. Foram analisados os planos de ensino de disciplinas dos 27 Programas de Pós-Graduação Stricto sensu em Enfermagem no Brasil, sendo 53 planos submetidos à análise estatística descritiva. A coleta de dados ocorreu de março a junho de 2016. Resultados: apresentaram-se características quanto ao currículo dos programas, enfocando as temáticas, conteúdos, estratégias de ensino das disciplinas didático-pedagógicas. Conclusão: há diferenças entre os currículos acerca das disciplinas didático-pedagógicas fundamentais e dos conteúdos e estratégias de ensino. Evidenciou-se uma necessidade de desenvolver nos Programas stricto sensu em Enfermagem a valorização sobre a dimensão do ensino ao ser docente.
Downloads
Referências
Almeida Júnior A, Sucupira N, Salgado C, Barreto Filho J, Silva MR, Trigueiro D, et al. Parecer Conselho Federal de Educação nº 977/65, aprovado em 3 dez. 1965. Rev Bras Educ. 2005;30:162-73. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782005000300014
Ministério da Educação e Cultura (BR). Conselho Nacional de Pós-Graduação. I Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG). Brasília (DF): CAPES; 2005.
Freitas DA, Santos EMS, Lima LVS, Miranda LN, Vasconselos EL, Nagliate PC. Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúde. Interface (Botucatu, Online). 2016;20(57):437-48. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.1177
Alves LR, Giacomini MA, Teixeira VM, Henriques SH, Chaves LDP. Reflexões sobre a formação docente na pós-graduação. Esc Anna Nery Rev Enferm. 2019;23(3):1-7. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2018-0366
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Resolução CNE/CES n°3, de 7 de Novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, n. 215, p. 37, 9 novembro 2001.
Moreira COF, Dias MSA. Curriculum guidelines for health and alterations in health and education models. ABCS Health Science. 2015;40(3):300-5. doi: https://doi.org/10.7322/abcshs.v40i3.811
Lima MSL, Braga MMSC. Relação ensino-aprendizagem da docência: traços da pedagogia de Paulo Freire no ensino superior. Educ Rev. 2016;(61):71-88. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.47203
Scochi CGS, Ferreira MA, Gelbcke FL. The year 2017 and the four-yearly evaluation of the Stricto Sensu Graduate Programs: investments and actions to continued progress. Rev Latinoam Enferm. 2017;25:e2995. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.0000.2995
Ministério da Educação (BR). Plano Nacional de Pós-Graduação-PNPG 2011/2020/ Brasília (DF): CAPES; 2010.
Junges KS, Behrens MA. Prática docente no ensino superior: a formação pedagógica como mobilizadora da mudança. Perspectiva (Florianópolis). 2015;33(1):285-317. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p285
Sampieri RH, Collado CF, Lucio MPB. Metodologia de Pesquisa. 5ª ed. Porto Alegre (RS): Penso; 2013.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (BR). Plataforma Sucupira [Internet]. 2016 [acesso em 2019 maio 29]. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/
Polit DF, Beck CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem. 7ª ed. Porto Alegre (RS): Artmed; 2011.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Portaria nº 52 de 26 de setembro de 2002, aprova o novo regulamento do Programa de Demanda Social. Brasília (DF): CAPES; 2002.
Figueredo WN, Laitano AC, Santos VPFA, Dias ACS, Sila GTR, Teixeira GAS. Formação didático-pedagógica na pós-graduação stricto sensu em Ciências da Saúde nas universidades federais do Nordeste do Brasil. Acta Paul Enferm. 2017;30(5):497-503. doi: https://doi.org/10.1590/1982-0194201700072
Menegaz JC, Backes VMS, Medina JL, Prado ML, Canever BP. Pedagogical practices of good nursing, medicine and dentistry professors from the students' perception. Texto & Contexto Enferm. 2015;24(3). doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072015002790014
Gil AC. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas; 2013.
Zamprogna KM, Backes VMS, Menegaz JC, Francisco BS. Characterization of didactic and pedagogical training in Brazilian stricto sensu Postgraduate Programs in Nursing. Rev Esc Enferm USP. 2019;53:e03430. doi: https://doi.org/10.1590/s1980-220x2017030503430
Backes VMS, Menegaz JC, Miranda FAC, Santos LMC, Cunha AP, Patrício SS. Lee Shulman: contribuições para a investigação da formação docente em enfermagem e saúde. Texto & Contexto Enferm. 2018;26(4):e1080017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072017001080017
Oliveira WB, Silva JL, Scarpini NAM, Muñoz SS, Silva MAI, Gonçalves MFC. Professor training in health postgraduate studies: analysis of an experience. Rev Bras Enferm. 2018;71(6):3293-8. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0319
Souza VC. Qualidade na educação superior: uma visão operacional do conceito. Avaliação. 2017;22(2):332-57. doi: https://doi.org/10.1590/s1414-40772017000200004
Sebold LF, Boell JEW, Girondi JBR, Santos JLG. Clinical simulation: development of relational competence and practical skills in nursing fundamentals. Rev Enferm UFPE On Line [Internet]. 2017 [cited 2019 May 27];11(Supl.10):4184-90. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/231181
Roman C, Ellwanger J, Becker GC, Silveira AD, Machado CLB, Manfroi WC. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem no processo de ensino em saúde no Brasil: uma revisão narrativa. Clin Biomed Res.2017;37(4):349-57. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4322/2357-9730.73911
Duque KAS, Barros RL, Santos L, Calazans MIP, Gomes RM, Duarte ACS. Importância da metodologia ativa na formação do enfermeiro: implicações no processo ensino aprendizagem. Revista Eletrônica Acervo Saúde. 2019;36(e2022):1-7. doi: https://doi.org/10.25248/reas.e2022.2019
Worthington DL, Levasseur DG. To provide or not to provide course power point slides? The impact of instructor-provided slides upon student attendance and performance. Computers & Education. 2015;85:14-22.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.