Formação para a docência universitária: tendência dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769239963

Palavras-chave:

Educação de Pós-Graduação em Enfermagem, Educação em Enfermagem, Docentes de Enfermagem.

Resumo

Objetivo: caracterizar as disciplinas dos currículos dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Enfermagem voltadas à formação didático-pedagógica. Método: pesquisa exploratório-descritiva, de análise documental no currículo dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem stricto sensu e nos planos de ensino das disciplinas didático-pedagógicas. Foram analisados os planos de ensino de disciplinas dos 27 Programas de Pós-Graduação Stricto sensu em Enfermagem no Brasil, sendo 53 planos submetidos à análise estatística descritiva. A coleta de dados ocorreu de março a junho de 2016.  Resultados: apresentaram-se características quanto ao currículo dos programas, enfocando as temáticas, conteúdos, estratégias de ensino das disciplinas didático-pedagógicas. Conclusão: há diferenças entre os currículos acerca das disciplinas didático-pedagógicas fundamentais e dos conteúdos e estratégias de ensino. Evidenciou-se uma necessidade de desenvolver nos Programas stricto sensu em Enfermagem a valorização sobre a dimensão do ensino ao ser docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katheri Maris Zamprogna, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Dda. em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação UFSC. Gerência de Distrito Sanitário na Prefeitura Municipal de São José-SC.

Vânia Marli Schubert Backes, Universidade Federal de Santa Catarina

Dra. em Enfermagem. Professora titular aposentada pelo Departamento de Enfermagem da UFSC, é professora voluntária no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem PGENF/UFSC.

Jouhanna Do Carmo Menegaz, Faculdade Federal do Pará.

Dra. em Enfermagem. Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará. 

Fernanda Moreira Ribeiro Fraga, Universidade Federal da Bahia/UFBA.

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia UFBA. 

Francisco Reis Tristão, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Gerente de Distrito Sanitário de Saúde na Prefeitura Municipal de São José-SC.

Gilberto Tadeu Reis da Silva, Universidade Federal da Bahia.

Doutor em Enfermagem. Professor Titular na Universidade Federal Da Bahia. 

Referências

Almeida Júnior A, Sucupira N, Salgado C, Barreto Filho J, Silva MR, Trigueiro D, et al. Parecer Conselho Federal de Educação nº 977/65, aprovado em 3 dez. 1965. Rev Bras Educ. 2005;30:162-73. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782005000300014

Ministério da Educação e Cultura (BR). Conselho Nacional de Pós-Graduação. I Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG). Brasília (DF): CAPES; 2005.

Freitas DA, Santos EMS, Lima LVS, Miranda LN, Vasconselos EL, Nagliate PC. Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúde. Interface (Botucatu, Online). 2016;20(57):437-48. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.1177

Alves LR, Giacomini MA, Teixeira VM, Henriques SH, Chaves LDP. Reflexões sobre a formação docente na pós-graduação. Esc Anna Nery Rev Enferm. 2019;23(3):1-7. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2018-0366

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Resolução CNE/CES n°3, de 7 de Novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, n. 215, p. 37, 9 novembro 2001.

Moreira COF, Dias MSA. Curriculum guidelines for health and alterations in health and education models. ABCS Health Science. 2015;40(3):300-5. doi: https://doi.org/10.7322/abcshs.v40i3.811

Lima MSL, Braga MMSC. Relação ensino-aprendizagem da docência: traços da pedagogia de Paulo Freire no ensino superior. Educ Rev. 2016;(61):71-88. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.47203

Scochi CGS, Ferreira MA, Gelbcke FL. The year 2017 and the four-yearly evaluation of the Stricto Sensu Graduate Programs: investments and actions to continued progress. Rev Latinoam Enferm. 2017;25:e2995. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.0000.2995

Ministério da Educação (BR). Plano Nacional de Pós-Graduação-PNPG 2011/2020/ Brasília (DF): CAPES; 2010.

Junges KS, Behrens MA. Prática docente no ensino superior: a formação pedagógica como mobilizadora da mudança. Perspectiva (Florianópolis). 2015;33(1):285-317. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p285

Sampieri RH, Collado CF, Lucio MPB. Metodologia de Pesquisa. 5ª ed. Porto Alegre (RS): Penso; 2013.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (BR). Plataforma Sucupira [Internet]. 2016 [acesso em 2019 maio 29]. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/

Polit DF, Beck CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem. 7ª ed. Porto Alegre (RS): Artmed; 2011.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Portaria nº 52 de 26 de setembro de 2002, aprova o novo regulamento do Programa de Demanda Social. Brasília (DF): CAPES; 2002.

Figueredo WN, Laitano AC, Santos VPFA, Dias ACS, Sila GTR, Teixeira GAS. Formação didático-pedagógica na pós-graduação stricto sensu em Ciências da Saúde nas universidades federais do Nordeste do Brasil. Acta Paul Enferm. 2017;30(5):497-503. doi: https://doi.org/10.1590/1982-0194201700072

Menegaz JC, Backes VMS, Medina JL, Prado ML, Canever BP. Pedagogical practices of good nursing, medicine and dentistry professors from the students' perception. Texto & Contexto Enferm. 2015;24(3). doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072015002790014

Gil AC. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas; 2013.

Zamprogna KM, Backes VMS, Menegaz JC, Francisco BS. Characterization of didactic and pedagogical training in Brazilian stricto sensu Postgraduate Programs in Nursing. Rev Esc Enferm USP. 2019;53:e03430. doi: https://doi.org/10.1590/s1980-220x2017030503430

Backes VMS, Menegaz JC, Miranda FAC, Santos LMC, Cunha AP, Patrício SS. Lee Shulman: contribuições para a investigação da formação docente em enfermagem e saúde. Texto & Contexto Enferm. 2018;26(4):e1080017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072017001080017

Oliveira WB, Silva JL, Scarpini NAM, Muñoz SS, Silva MAI, Gonçalves MFC. Professor training in health postgraduate studies: analysis of an experience. Rev Bras Enferm. 2018;71(6):3293-8. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0319

Souza VC. Qualidade na educação superior: uma visão operacional do conceito. Avaliação. 2017;22(2):332-57. doi: https://doi.org/10.1590/s1414-40772017000200004

Sebold LF, Boell JEW, Girondi JBR, Santos JLG. Clinical simulation: development of relational competence and practical skills in nursing fundamentals. Rev Enferm UFPE On Line [Internet]. 2017 [cited 2019 May 27];11(Supl.10):4184-90. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/231181

Roman C, Ellwanger J, Becker GC, Silveira AD, Machado CLB, Manfroi WC. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem no processo de ensino em saúde no Brasil: uma revisão narrativa. Clin Biomed Res.2017;37(4):349-57. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4322/2357-9730.73911

Duque KAS, Barros RL, Santos L, Calazans MIP, Gomes RM, Duarte ACS. Importância da metodologia ativa na formação do enfermeiro: implicações no processo ensino aprendizagem. Revista Eletrônica Acervo Saúde. 2019;36(e2022):1-7. doi: https://doi.org/10.25248/reas.e2022.2019

Worthington DL, Levasseur DG. To provide or not to provide course power point slides? The impact of instructor-provided slides upon student attendance and performance. Computers & Education. 2015;85:14-22.

Publicado

2020-06-18

Como Citar

Zamprogna, K. M., Backes, V. M. S., Menegaz, J. D. C., Fraga, F. M. R., Tristão, F. R., & Silva, G. T. R. da. (2020). Formação para a docência universitária: tendência dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem no Brasil. Revista De Enfermagem Da UFSM, 10, e45. https://doi.org/10.5902/2179769239963

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.