Internacionalização para o incremento da produção de conhecimentos em enfermagem: estudo de reflexão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769272237

Palavras-chave:

Ciência e Desenvolvimento, Conhecimento, Disseminação de informação, Pesquisa em Enfermagem, Educação de Pós-Graduação

Resumo

Objetivo: refletir sobre oportunidades para a internacionalização da Enfermagem em países lusófonos proporcionadas por uma rede internacional de conhecimentos em Enfermagem. Método: método reflexivo que conduz à percepção modificada de uma dada situação levando a novas ideias, revelando temas de análise e propostas de possíveis soluções através de um plano de ação. A reflexão concentrou-se em diálogos interdisciplinares, inovação conceitual-metodológica e fortalecimento da liderança em Enfermagem. Resultados: a reflexão focalizou: (a) o diálogo além do contexto cultural e científico lusófono para a Rede ser reconhecida como parceiro intelectual substancial; (b) a incorporação de abordagens, referenciais e desenhos de pesquisa multidisciplinares; e (c) a mobilização de conhecimento sobre causas sociais para o fortalecimento da liderança da Enfermagem global nas questões de justiça social e equidade em saúde. Considerações finais: a Enfermagem lusófona possui expertise para inovar com estratégias para reforçar a internacionalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margareth Santos Zanchetta, Daphne Cockwell School of Nursing-Toronto Metropolitan University

IEnfermeira, Doutora, Toronto Metropolitan University/Daphne Cockwell School of Nursing, Toronto, Ontário, Canadá.

Márcia Teles de Oliveira Gouveia, Universidade Federal do Piauí

Enfermeira, Doutora, Universidade Federal do Piauí, Teresina, Piauí, Brasil.

Cândida Caniçali Primo, Universidade Federal do Espírito Santo

Enfermeira, Doutorado, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Brasil.

Cristina Rosa Soares Lavareda Baixinho, Escola Superior de Enfermagem do Porto – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde

Enfermeira, Doutora, Escola de Enfermagem de Lisboa/Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa, Lisboa, Portugal.

José Carlos Marques de Carvalho, Escola Superior de Enfermagem do Porto – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde

Enfermeiro, Doutor, Escola Superior de Enfermagem do Porto – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, Porto, Portugal.

Manuel Carlos Rodrigues Fernandes Chaves, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Enfermeiro, Doutor, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Coimbra, Portugal.

Marcelo Medeiros, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

Enfermeiro, Doutor, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem, Goiânia, Goiás, Brasil.

Cristianne Maria Famer Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem

Professora, Doutora em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Referências

Prugh K, Prusak L. Designing effective knowledge networks. MIT Sloan Manag Rev [Internet] 2013 [cited 2020 mar 20];55(1):79-88. Retrieved from: https://sloanreview.mit.edu/article/designing-effective-knowledge-networks/

Sanz-Blas S, Buzova D, Pérez-Ruiz P. Building relational worth in an online social community through virtual structural embeddedness and relational embeddedness. Technol Forecast Soc Change. 2021;162:120350. doi: https://doi.org/10.1016/j.techfore.2020.120350

Carper B. Fundamental patterns of knowing in nursing. ANS. 1978;1(1):13–23. doi: https://doi.org/10.1097/00012 272-19781 0000-00004

Thorne S. Rethinking Carper's personal knowing for 21st century nursing. Nurs Philos. 2020; 21:e12307. doi: https://doi.org/10.1111/nup.12307

Zanchetta MS, Medeiros M, Munari DB, Gouveia MTO, Albarracin DGE, Aguilera-Serrano C, Santos WS, Metersky K, Fredericks S, CostaE, He SZ. Environmental scan of resources for the creation of a Nursing Knowledge Network - Summary Report. Toronto Metropolitan University. 63 p. 2022. [cited 2022 Aug 4]. doi: https://doi.org/10.32920/19908994.v1

Castro N, Rovere RLL, Lima AP, Moszkowicz M. Redes de inovação: uma abordagem teórica. Rio de Janeiro, Gesel/UFRJ. 2018. [cited 2022 abr 4]. Available from: fhttps://agora.ie.ufrj.br/pdf/Nivalde_de_Castro/7.TDSE84_2018_Redes_de_inovacao.pdf

Fook J. Developing critical reflection as a research method. In: Higgs J, Titchen A, Horsfall D, Bridges D, editors. Creative spaces for qualitative researching. Springer. 2011. p. 55-64. doi: http://dx.doi.org/10.1007/978-94-6091-761-5_6

Zanchetta MS, Medeiros M, de Carvalho JCM, Baixinho CRSL, Primo CC, Chaves MCRF, Gouveia MTO, Girardon-Perlini NMO, Rocha CMF, CostaE, SantosWS, Pessoa VLMP. Analysis of the particularities of Lusophone participation in a Nursing Knowledge Network. Esc Anna Nery. 2023;27. doi: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2022-0194en

Zanchetta MS, Santos WS, Felipe ICV, Lucchese S. Bold background of nurse-scientist. OBJN. 2018;16(3):238-40. doi: https://doi.org/10.17665/1676-4285.20176144

Harrap N, Doussineau M. Collaboration and networks: EU13 participation in international science. Eur Union [Internet] 2017 [cited 2022 mar 15]:1-5. Available from: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ipt:iptwpa:jrc106208

Rodríguez-Martín A, Novalbos Ruiz JP, Jiménez-Rodríguez R, Jiménez-Rodríguez A. Nuevas tecnologías: posibilidades de apoyo a la investigación en red. Nutr Hosp. 2012;27(Suppl 2):49-53. doi: https://dx.doi.org/10.3305/nh.2012.27.sup2.6273

Freire P. Education for critical consciousness. New York: Continuum;1973.

Shor I, Freire P. Medo e Ousadia-O cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1986.

International Council on Nurses. Strategic plan [Infographics] [cited 2022 abr 4]. Available from: https://www.icn.ch/sites/default/files/inline-files/Strategic%20plan.pdf

World Health Organization. State of the world’s nursing 2020: investing in education, jobs, and leadership. [cited 2022 abr 4]. Available https://www.who.int/publications/i/item/9789240003279

Richter S, Cummings G, Bernardes A. Sustainable partnerships for global nursing education: a Canadian and Brazilian collaboration. Rev Latino-Am Enfermagem. 2020;28:e3258. doi: http://dx.doi.org/1518-8345.0000-3258

Gallani MCBJ. International collaboration in the Nursing agenda in the coming decades. Rev Latino-Am Enfermagem. 2016;24:e2739. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.0000.2739

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (BR). Síntese de indicadores sociais : uma análise das condições de vida da população brasileira: 2021 / IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. 203p. [cited 2022 abr 4]. Available from: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101892

Rocha CMF, Cassiani SHB. Nursing networks: strategies to strengthen research and extension studies. Rev Gaucha Enferm. 2015;36(2):8-13. doi: 10.1590/1983-1447.2015.02.56420

Opinion Leader. The role of international collaboration and mobility in research. 2017 [acesso em 2022 abr 4]. Available from: https://acmedsci.ac.uk/file-download/96518966

Kraft M, Kastel A, Eriksson H, Hedman AR. Global nursing-a literature review in the field of education and practice. Nurs Open. 2017;4(3):122-33. doi: https://doi.org/10.1002/nop2.79

Rodrigues ML, Nimrichter L, Cordero RJB. The benefits of scientific mobility and international collaboration. FEMS Microbiol Lett. 2016;363(21):fnw247. doi: https://doi.org/10.1093/femsle/fnw247

Lockwood CS. Applying theory informed global trends in a collaborative model for organizational evidence-based healthcare. J Korean Acad Nurs Adm. 2017;23(2):111-7. doi: https://doi.org/10.11111/jkana.2017.23.2.111

Duke VJA, Anstey A, Carter S, Gosse N, Hutchens KM, Marsh JA. Social media in nurse education: utilization and E-professionalism. Nurse Educ Today. 2017;57:8-13. doi: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2017.06.009

Publicado

2023-04-27 — Atualizado em 2023-12-01

Versões

Como Citar

Zanchetta, M. S., Gouveia, M. T. de O., Primo, C. C., Baixinho, C. R. S. L., Carvalho, J. C. M. de, Chaves, M. C. R. F., Medeiros, M., & Rocha, C. M. F. (2023). Internacionalização para o incremento da produção de conhecimentos em enfermagem: estudo de reflexão. Revista De Enfermagem Da UFSM, 13, e15. https://doi.org/10.5902/2179769272237 (Original work published 27º de abril de 2023)

Edição

Seção

Artigos de reflexão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)