https://periodicos.ufsm.br/reufsm/issue/feedRevista de Enfermagem da UFSM2024-07-15T09:02:17-03:00Cristiane Cardoso de Paulareufsm@ufsm.brOpen Journal Systems<p style="text-align: justify;">A <strong>Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria</strong> – <strong>REUFSM</strong> é uma revista acadêmico-científica em formato on-line da área de Enfermagem. O periódico eletrônico, de livre acesso, criado em 2010, é publicado em fluxo contínuo pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Curso de Graduação em Enfermagem e Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Sua missão é fomentar a produção e a disseminação do conhecimento da Enfermagem e áreas afins, a partir da publicação da produção técnico-científica. São aceitos manuscritos encaminhados em português, espanhol ou inglês, nos formatos de artigos originais, artigos de relato de experiência, artigos de reflexão e artigos de revisão.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>eISSN 2179-7692 | Qualis/CAPES (2017-2020): B1</strong></p>https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/84998Implicações da violência doméstica contra as mulheres na funcionalidade familiar: revisão integrativa2023-09-22T20:20:21-03:00Paula Sales Rodriguespaula-sales.rodrigues@unesp.brAline Pereira de Souzaaline.psouza_enfer@hotmail.comJuliana Ribeiro da Silva Vernasquejuvernasque@gmail.comFabiana Veronez Martelato Gimenezfabiveronez@hotmail.comViviane Boacnin Yoneda Sponchiadopuffy_yoneda@hotmail.comMaria José Sanches Marinmarnadia@terra.com.br<p><strong>Objetivo: </strong>identificar as implicações da violência doméstica contra as mulheres na funcionalidade familiar. <strong>Método: </strong>revisão integrativa, realizada nas bases de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde; <em>Medline</em> <em>US National Library of Medicine</em>; <em>Web of Science</em>; <em>Scopus; </em>e<em> Biomedical and Pharmacological Bibliographic Database.</em> O levantamento bibliográfico ocorreu em janeiro de 2024, identificando 7.684 publicações, sendo 20 artigos selecionados para análise com apoio do <em>software </em><em>NVivo</em>. <strong>Resultados:</strong> mulheres expostas à violência doméstica enfrentam consequências físicas, emocionais e sociais, frequentemente reproduzindo o ciclo de agressão. Os filhos também sofrem impactos na saúde física, emocional e social, tornando-se propensos a perpetuar o padrão de violência e criando uma condição transgeracional. <strong>Conclusão: </strong>as implicações da violência doméstica contra as mulheres na funcionalidade familiar são múltiplas, abrangentes e transcendem as gerações. Estes aspectos são essenciais para a implementação de intervenções com foco na segurança familiar.</p>2024-07-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Enfermagem da UFSMhttps://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/84878Uso da moulage na simulação clínica de curativos entre estudantes de enfermagem: relato de experiência2023-11-23T20:03:44-03:00Belisa Maria Santos da Silvabelisam.santos@gmail.comLarissa Nunes Dutralarissadutra@id.uff.brLucas de Oliveira Diasdiaslucas@id.uff.brMaithê de Carvalho e Lemos Goulartmaithegoulart@id.uff.brFernanda Garcia Bezerra Góesferbezerra@gmail.comFernanda Maria Vieira Pereira Ávilafernandamvp@id.uff.br<p><strong>Objetivo:</strong> relatar o uso de <em>moulage</em> na simulação clínica de curativos em lesões tegumentares entre estudantes de enfermagem.<strong> Método: </strong>realizado em outubro e novembro de 2022, sobre o uso de <em>moulage</em> para representar lesões em simulação clínica de curativos na graduação de enfermagem. Utilizando cinco etapas: ponto de partida; perguntas iniciais; recuperação do processo vivido; reflexão de fundo e pontos de chegada. <strong>Resultados:</strong> realizou-se três simulações clínicas, com 28 estudantes. Na produção utilizou-se látex, massinha de maquiagem, amido de milho, tinta antialérgica, pincéis, esponja, sangue artificial e algodão, com custo de R$107,35. <strong>Conclusão:</strong> é uma estratégia valiosa para o ensino de curativos em lesões tegumentares e contribui para o processo de ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem.</p>2024-04-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Enfermagem da UFSMhttps://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/88242Letramento em saúde - integrar o problema ou a solução? 2024-07-15T09:02:17-03:00Virginia Visconde Brasilvisconde@ufg.br<p></p>2024-07-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Enfermagem da UFSMhttps://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/84901Guia cuidativo-educacional manejo do óbito neonatal: produção a partir do itinerário de pesquisa freiriano2024-02-07T12:27:08-03:00Grace Kelly Penafort Pachecogkpp.mep21@uea.edu.brAldalice Aguiar de Souzaapaguiar@uea.edu.brElizabeth Teixeiraetfelipe@hotmail.comLihsieh Marrerolmmarrero@uea.edu.br<p><strong>Objetivo:</strong> produzir um guia cuidativo-educacional para e com os profissionais de saúde de uma Unidade de Terapia Intensiva, a partir da compreensão de suas práticas vivenciadas no manejo do óbito neonatal. <strong>Método:</strong> estudo metodológico, qualitativo, guiado pelo Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire, constituído por três etapas: Investigação temática, Codificação e Descodificação e Desvelamento crítico. Realizado em uma maternidade pública em Manaus, Amazonas, Brasil, com a participação de 24 profissionais. <strong>Resultados: </strong>o guia foi organizado em três capítulos sobre os cuidados e preparo do bebê; orientações para a equipe de saúde do que fazer diante da perda neonatal; apoio a equipe e direitos maternos diante da perda. <strong>Conclusão: </strong>a tecnologia foi produzida com uma estratégia metodológica que contribuiu para a compreensão das práticas de cuidado no manejo do óbito neonatal, marcadas por sentimentos traumáticos, que de forma coletiva, os participantes se sentirem estimulados a buscar intervenções sistematizadas, acolhedoras e humanizadas.</p>2024-01-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Enfermagem da UFSMhttps://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/84145Prevenção de quedas na hospitalização: oportunidades educativas na perspectiva dos trabalhadores de Enfermagem2024-02-07T12:27:04-03:00Deise Vacario de Quadrosdquadros@hcpa.edu.brAna Maria Müller de Magalhãesamagalhaes@hcpa.edu.brElisabeth de Fátima da Silva Lopesvvitvvit@gmail.comJuliana da Silva Limajslima@hcpa.edu.brEduarda Boufleuereduardabou@gmail.comDaiane Dal Paidaiadalpai@yahoo.com.br<p><strong>Objetivo: </strong>descrever as oportunidades educativas identificadas pelos trabalhadores de Enfermagem para prevenir as quedas de pacientes adultos hospitalizados.<strong> Método: </strong>estudo qualitativo, descritivo, com 21 trabalhadores de Enfermagem de um hospital universitário no sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu de março a maio de 2020, com entrevistas semiestruturadas, submetidas à Análise de Conteúdo. <strong>Resultados: </strong>foram descritas pelos trabalhadores a necessidade de as ações educativas atingirem os envolvidos na prevenção das quedas, emergindo as categorias: Protagonismo do paciente na prevenção das quedas: a educação como estratégia para a percepção do risco; O desafio do envolvimento do familiar/acompanhante como potencializador do cuidado; Dialogicidade na prevenção das quedas: uma reflexão sobre o fazer diário.<strong> Conclusão: </strong>os trabalhadores identificaram as oportunidades de investimento na educação e na formação, considerando as experiências prévias e o contexto social, criando percursos de aprendizagem, testando novas abordagens para a prevenção de quedas e aprimorando seu papel educativo.</p>2024-01-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Enfermagem da UFSMhttps://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/85076Identificação do contexto familiar e social em registros de consultas de enfermagem ao binômio mãe-bebê2024-02-07T12:27:01-03:00Márcia Beatriz Berzoti Gonçalvesbeatrizberzoti@gmail.comAna Paula de Miranda Araújo Soaresapmasoares@gmail.comAna Izaura Basso de Oliveiraanaizaura@gmail.comDiene Monique Carlosdienecarlos@ufscar.brAline Cristiane Cavicchioli Okidoalineokido@ufscar.br<p><strong>Objetivo:</strong> identificar informações relacionadas ao contexto familiar e social em registros da primeira consulta de enfermagem ao binômio mãe-bebê. <strong>Método:</strong> estudo de Métodos Mistos com Estratégia Incorporada Concomitante de Dados. Utilizou-se roteiro composto por oito questões com respostas do tipo dicotômicas e espaço para transcrever as sentenças relacionadas ao contexto familiar e social. Dados analisados por estatística descritiva e análise de conteúdo dedutiva. <strong>Resultados:</strong> dos 326 registros, 30% descreveram a presença de outros familiares na consulta e o estado emocional da puérpera. Informações sobre estrutura familiar e rede de apoio estavam presentes em 27,3 e 21,8% deles, respectivamente. A experiência da gestação foi o aspecto menos mencionado (4,3%). O diagnóstico comumente incluído foi “Vínculo mãe e filho preservado”. As sentenças convergiram com os dados quantitativos ao indicar limitada exploração do contexto e centralidade no modelo biomédico. <strong>Conclusão:</strong> na maioria dos registros não constava informações sobre o contexto familiar e social.</p>2024-02-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Enfermagem da UFSMhttps://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/83758Imunização da gestante em tempos de pandemia da COVID-192024-03-05T12:33:15-03:00Gabriela Gomes Espindolagabrielagespindola@gmail.comKatherine Slowinski Knappkatherinesknapp11@gmail.comMaria Aparecida Baggiomariabaggio@yahoo.com.brHelder Ferreiraheelfer@gmail.comAdriana Zillyaazilly@hotmail.comRosane Meire Munhak da Silvazanem2010@hotmail.com<p><strong>Objetivo: </strong>analisar e comparar a imunização de gestantes no período da pandemia da COVID-19 no Oeste do Paraná. <strong>Método: </strong>pesquisa analítica e transversal, realizada em duas regionais de saúde do Paraná, realizou-se cálculo amostral e a coleta de dados foi realizada por inquérito e dados do prontuário, entre setembro a dezembro de 2020. Utilizou-se análise descritiva e teste de qui-quadrado com nível significância de 5%.<strong> Resultados: </strong>participaram 823 puérperas da nona e décima regional do Paraná. A nona regional apresentou melhor desempenho na imunização contra Hepatite-B, Influenza, difteria, tétano e coqueluche, em comparação a décima regional. A vacinação contra COVID-19 teve baixa adesão em ambas regionais, cujos motivos foram: medo, opção própria, orientação médica e desejo de esperar o filho nascer. <strong>Conclusão: </strong>são necessárias novas estratégias e campanhas de sensibilização para aumentar o índice vacinal entre gestantes, sobretudo para a vacina contra COVID-19, considerando as complicações para a saúde materno-infantil.</p>2024-02-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Enfermagem da UFSMhttps://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/85009Construção e validação de um formulário para a transição de cuidados para o recém-nascido prematuro2024-03-05T12:33:11-03:00José Matheus de Melo Santosenfo.jmatheus@gmail.comEliana Ofélia Llapa-Rodríguezelianaofelia@academico.ufs.brMaria do Socorro Claudino Barreirosocorrocbarreiro@gmail.comRosemar Barbosa Mendesrosemarbm@uol.com.brIellen Dantas Campos Verdes Rodriguesiellendantas@hotmail.com<p><strong>Objetivo: </strong>construir e validar um formulário para a transição de informações dos cuidados com o neonato prematuro.<strong> Método: </strong>estudo metodológico realizado em três etapas: levantamento do referencial teórico-metodológico, validação semântica e de conteúdo, baseado no Modelo de Construção de Instrumentos e utilizando o método de Delphi para a validação de conteúdo, sendo considerado válido quando o índice de validação de conteúdo foi maior que 80%.<strong> Resultados: </strong>o formulário composto por seis domínios foi aprovado após três rodadas de validação, sendo composto por 64 itens e alcançando uma aprovação média de 89%.<strong> Conclusão: </strong>o formulário de transição de cuidados foi validado quanto a face e conteúdo, disponibilizando uma nova tecnologia a ser utilizada para a transição de informações de forma padronizada e segura.</p>2024-02-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Enfermagem da UFSMhttps://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/84459Linhas de ações dos hospitais universitários a partir dos planos de contingência na pandemia COVID-192023-11-24T16:34:47-03:00Pollyana Plautz Gorris Egerpollyanapgorris@gmail.comHeluana Cavalcante Rodrigueshelucavalcante@yahoo.com.brPatricia Nicolle Bravo Mancillapatricia.bravo@umag.clAlacoque Lorenzini Erdmannalacoque.erdmann@ufsc.brJosé Luís Guedes dos Santossantosjlg29@gmail.com<p><strong>Objetivo:</strong> demonstrar as linhas de ações implementadas pelos gestores dos hospitais universitários federais a partir do plano de contingência da pandemia de COVID-19. <strong>Método:</strong> pesquisa descritiva, multicêntrica e com abordagem qualitativa, a partir de dezesseis entrevistas com gestores de oito hospitais universitários que participaram da construção dos planos de contingência. Para análise dos dados utilizou-se a análise temática de conteúdo de Bardin. <strong>Resultados:</strong> no estudo surgiram seis categorias- Organização de unidades específicas de pacientes com COVID-19; Equipamentos de proteção individual e insumos; Educação permanente em saúde em relação a COVID-19; Aumento de leitos; Aumento e realocação de pessoal; Apoio em saúde mental aos profissionais da saúde. <strong>Conclusão:</strong> os hospitais universitários reorganizaram seus fluxos de atendimento, bem como mudanças estruturais, capacitações da equipe e acolhimento a saúde mental dos profissionais que estão na linha de frente com a finalidade de promover assistência segura e eficiente.</p>2024-04-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Enfermagem da UFSMhttps://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/84502Uso de equipamentos de proteção individual: tempo invisível na carga de trabalho de enfermagem2024-01-31T09:20:27-03:00Simara Claúdia Michaelsensimacm@gmail.comFrancine Lima Gelbckefrancine.lima@ufsc.brRoberta Costaroberta.costa@ufsc.brGelson Luiz de Albuquerquegelson.albuquerque@yahoo.com.brGraciele Trentingraciufsc@gmail.comSilvana Alves Benedet Ofugi Rodriguessilvana.benedet@gmail.com<p><strong>Objetivo:</strong> quantificar o tempo gasto para paramentação e desparamentação da equipe de enfermagem nos cuidados aos pacientes em isolamento. <strong>Método:</strong> estudo descritivo, quantitativo, desenvolvido em hospital universitário, com coleta de dados realizada entre setembro e novembro de 2020. Foram cronometrados tempo de paramentação e desparamentação, com variáveis representadas pela mediana e intervalo interquartílico (P50 [P25; P75]), de acordo com teste de normalidade de Shapiro-Wilk e nível de significância de 0,05. <strong>Resultados:</strong> na cronometragem de tempo, a mediana foi de 192,5 segundos por vez que o colaborador entrou no quarto, representando acréscimo de 41,7 minutos em 24 horas, apenas com a colocação e retirada de equipamentos de proteção individual no desenvolvimento de atividades de rotina, sem considerar urgências. <strong>Conclusão</strong>: o tempo gasto com uso de equipamentos de proteção é fator importante a ser considerado na carga de trabalho de enfermagem, no cuidado de pacientes em isolamento, repercutindo no dimensionamento de pessoal.</p>2024-07-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Enfermagem da UFSM