https://periodicos.ufsm.br/reufsm/issue/feedRevista de Enfermagem da UFSM2025-04-01T08:15:06-03:00Cristiane Cardoso de Paulareufsm@ufsm.brOpen Journal Systems<p style="text-align: justify;">A <strong>Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria</strong> – <strong>REUFSM</strong> é uma revista acadêmico-científica em formato on-line da área de Enfermagem. O periódico eletrônico, de livre acesso, criado em 2010, é publicado em fluxo contínuo pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Curso de Graduação em Enfermagem e Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Sua missão é fomentar a produção e a disseminação do conhecimento da Enfermagem e áreas afins, a partir da publicação da produção técnico-científica. São aceitos manuscritos encaminhados em português, espanhol ou inglês, nos formatos de artigos originais, artigos de relato de experiência, artigos de reflexão e artigos de revisão.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>eISSN 2179-7692 | Qualis/CAPES (2017-2020): B1</strong></p>https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/88523Jogos educativos para a prevenção da violência contra criança e adolescente: revisão integrativa2024-10-22T16:00:49-03:00Aline Ramos Covo de Oliveiraalinecovo@icloud.comFlora Maria Monteiro Ferrazflora.monteirof@gmail.comGeisa dos Santos Luzgeisasluz@gmail.comMaria José Sanches Marinmarnadia@terra.com.br<p>Objetivo: identificar evidências científicas acerca de jogos educativos sobre violência, voltados para crianças e adolescentes. Método: revisão integrativa da literatura, com busca realizada em 10 de fevereiro de 2025, na Web of Science, Scopus, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Educational Resources Information Centre, Medical Literature Analysis and Retrievel System Online e Scielo. Foram incluídos estudos em inglês, português ou espanhol, sem recorte temporal. Resultados: os 13 artigos analisados apresentaram baixo grau de evidência, sendo majoritariamente voltados para jogos sobre violência sexual ou entre parceiros íntimos. Destacam-se os benefícios dos jogos na aprendizagem, enfatizando a adequação à realidade do público-alvo e o envolvimento ativo dos participantes. Conclusão: os jogos educativos constituem importante estratégia de educação em saúde para prevenir a violência contra crianças e adolescentes, entretanto há pouco investimento no desenvolvimento de jogos educativos voltados para a abordagem abrangente, neste tema.</p>2025-04-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Enfermagem da UFSMhttps://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/89120Desenvolvimento de competências ético-morais na formação e na prática de enfermagem e saúde: revisão integrativa2025-03-19T08:09:35-03:00Fernanda Beatriz de Freitas Ribeirofefefreitasribeiro2@gmail.comDulcinéia Ghizoni Schneiderdulcineiags@gmail.comMaiara Suelen Mazeramaiaramazera@gmail.comMireya Inés Triviños Barrientosmireyatbs5@gmail.com<p><strong>Objetivo</strong>: analisar e sintetizar a produção científica sobre o desenvolvimento de competências ético-morais na formação e nos cenários de práticas de enfermagem e outras áreas da saúde. <strong>Método</strong>: revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados Lilacs, <em>Web of Science</em>, Cinahl, Embase e Pubmed. Recorte temporal de 2000 a 2023. Foram selecionados 28 artigos. <strong>Resultados</strong>: três sínteses de evidências representam a integração dos resultados: desenvolvimento de competências ético-morais na formação e na prática profissional, estratégias de ensino para o desenvolvimento de competências ético-morais, e educação ética e sua relação com a identidade profissional. <strong>Conclusão</strong>: evidencia-se a importância do desenvolvimento de competências ético-morais na capacidade de tomar decisões éticas, a partir da reflexão crítica e julgamento moral, visando à qualidade da assistência, o respeito, responsabilidade, autonomia e consciência profissional.</p>2025-03-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Enfermagem da UFSMhttps://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/88641Percepção dos enfermeiros da estratégia saúde da família sobre letramento em saúde2025-02-14T09:05:24-03:00Kadson Araujo Silvakadsonp64@gmail.comVinícius Rodrigues de Oliveiravinicius.rodrigues@ufrn.brJoão Cruz Netoenfjcncruz@gmail.comEdna Maria Camelo Chavesedna.chaves@uece.brJohn Carlos de Souza Leitejohncarlosleite@hotmail.com<p><strong>Objetivo: </strong>compreender a percepção dos enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família acerca da temática Letramento em Saúde. <strong>Método: </strong>estudo qualitativo, realizado com sete enfermeiros atuantes nas Estratégias Saúde da Família de um município cearense, no período de agosto a dezembro de 2020. Os dados foram coletados via questionário on-line de forma intencional por rede de referência e analisados segundo a “Análise Temática de Conteúdo”. <strong>Resultados: </strong>identificou-se que há relação entre letramento em saúde, promoção da saúde e autocuidado; uso do diálogo como método essencial; e ausência de ou insuficiente abordagem sobre a temática durante formação. <strong>Conclusão: </strong>os enfermeiros compreendem de forma parcial o letramento em saúde, contudo consideram o letramento uma estratégia de promoção da saúde visando à prevenção de doenças e autocuidado.</p>2025-02-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Enfermagem da UFSMhttps://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/89774Literacia para a saúde e qualidade de vida: estudo transversal2025-03-19T08:09:32-03:00Andressa Teoli Nunciaroniandressa.nunciaroni@unirio.brCésar Luís Siqueira Júniorcesarjunior@unirio.brCristiane Marinho Pontescrismp.enf@hotmail.comRosane Aparecida de Sousarosane.sousa@uftm.edu.br<p><strong>Objetivo:</strong> identificar o nível de literacia para a saúde (LS) para a compreensão de saúde e qualidade de vida em uma população vinculada a um projeto de extensão universitária que visa à adesão à atividade física. <strong>Método:</strong> pesquisa transversal, quantitativa. A LS foi mensurada virtualmente pela versão brasileira do European Health Literacy Survey Questionnaire short-short form (HLS-EU-Q6). Foram executados três Generalized Linear Model. <strong>Resultados:</strong> 913 participantes, sendo 95,4% do sexo feminino e 59,3% acima de 50 anos. Escolaridade e idade se apresentaram como preditoras no domínio “Avaliação e aplicação de informações no campo do cuidado à saúde” (Wald=13,85;p=0,017; Wald=8,42;p=0,004, respectivamente). A idade foi preditora para prevenção de doenças (Wald=5,20;p=0,023). Sugere-se que graduação aumenta o LS para avaliar e implementar informações quando comparado à escolaridade até 5º ano (Beta=-0,918;p=0,005); de 6º a 8º/9º ano (Beta=-0,609;p=0,050); ensino médio (Beta=-0,498;p=0,005). <strong>Conclusão</strong>: a escolaridade e a idade foram fatores que se associaram à LS.</p>2025-03-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Enfermagem da UFSMhttps://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/88846Letramento digital e perfil tecnológico de pacientes coronarianos: aplicativos móveis para educação em saúde2025-04-01T08:15:06-03:00Pollyanna Dutra Sobralpollyanna.sobral@ufpe.brVania Pinheiro Ramosvania.ramos@ufpe.brVirginia Gomes Ferreira da Cruzvirginia.gomesferrera@ufpe.brJadiane Ingrid da Silvajadi_ane@hotmail.comRízia Florêncio Gamarizia.gama@ebserh.gov.brDaniela Angélica Calado Cavalcantidanny_angel84@hotmail.com<p>Objetivo: avaliar o letramento digital em saúde e traçar o perfil tecnológico dos pacientes com doença arterial coronariana. Método: estudo transversal, descritivo e exploratório. A coleta foi realizada no ambulatório de um hospital universitário no período de julho de 2022 a março de 2023. Utilizou-se um instrumento validado e adaptado para traçar o perfil tecnológico e a escala eHEALS para avaliação do letramento digital. Resultados: o nível de letramento em saúde digital encontrado foi baixo. No perfil tecnológico, o smartphone se apresentou como o dispositivo mais utilizado no cotidiano. A maioria dos participantes possuía o acesso à internet Wifi com 82 (60,3%) e 112 (82,4%) sinalizou o interesse em utilizar um aplicativo sobre sua doença. Conclusão: o letramento em saúde digital encontrado mostrou-se insuficiente. Os pacientes coronarianos preferem o uso de smartphone. Aplicativos móveis educativos adequados a população idosa podem ser utilizadas como estratégia para permitir a inclusão digital.</p>2025-03-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Enfermagem da UFSMhttps://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/89228Diagnósticos e intervenções de enfermagem relacionados à alimentação em crianças com fissura labiopalatina2025-04-01T08:15:04-03:00Maria Eduarda Vieira Soares Gironmadudavsoares@hotmail.comCamila Moraes Garollo Pirancamilagarollo@gmail.comMariana Martire Morimari_mmori@hotmail.comAlana Vitoria Escritori Cargninalanaescritori@gmail.comMaricy Morbin Torresmaricymorbin@uol.com.brMarcela Demitto Furtadomar_demitto@hotmail.com<p><strong>Objetivo</strong>: identificar os diagnósticos e intervenções de enfermagem relacionados à alimentação de crianças com fissura labiopalatina. <strong>Método</strong>: estudo descritivo e documental, utilizando delineamento quantitativo, desenvolvido em uma associação de apoio ao fissurado labiopalatal, com prontuários de crianças de zero a dois anos, atendidas na associação entre 2015 e 2023. A coleta de dados ocorreu durante julho e outubro de 2023. A análise dos dados foi realizada no Excel 2016®, utilizando estatística descritiva para apresentar frequências absolutas e relativas dos diagnósticos e intervenções. <strong>Resultados</strong>: a pesquisa envolveu uma amostra de 100 crianças. Foram identificados sete diagnósticos de enfermagem, incluindo disposição para nutrição melhorada, amamentação interrompida e dinâmica alimentar ineficaz da criança. As intervenções de enfermagem totalizaram 4.370, e variaram desde aconselhamento nutricional, alimentação por mamadeira, alimentação com copo: recém-nascido, entre outras. <strong>Conclusão</strong>: a utilização de taxonomias padronizadas destaca o pensamento clínico na abordagem de cuidados a crianças com fissura labiopalatina.</p>2025-03-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Enfermagem da UFSM