Debriefing virtual: uma análise da percepção dos estudantes de enfermagem sobre sua utilização
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769284451Palavras-chave:
Exercício de Simulação, Educação em Enfermagem, Treinamento por Simulação, Estudantes de enfermagem, EnfermagemResumo
Objetivo: avaliar o debriefing virtual, realizado com estudantes de enfermagem que participaram como observadores em um cenário de simulação, gravado, sobre rebaixamento do nível de consciência por hipoglicemia. Método: estudo com delineamento transversal descritivo na fase quantitativa, e exploratório-descritivo na fase qualitativa entre 2020 e 2021, com 60 estudantes de graduação em enfermagem que assistiram a um cenário gravado e vivenciaram um debriefing virtual. Foram aplicados dois instrumentos de avaliação do debriefing, e na abordagem qualitativa utilizou-se análise pelo Iramuteq. Resultados: na Escala de Avaliação do Debriefing Associada à Simulação, a média geral de avaliação foi 4,25, mostrando que os participantes tiveram uma percepção positiva. Na Escala de Experiência com o Debriefing, a avaliação geral foi 4,38 sugerindo que foi uma estratégia útil. Conclusão: os estudantes apontaram o debriefing virtual como uma estratégia positiva para o aprendizado.
Downloads
Referências
Ribeiro BMSS, Martins DC, Dalri RCMB. Ser docente do curso de enfermagem em trabalho remoto durante a pandemia da COVID-19. Rev Enferm UFPI. 2020;9:e11218. doi: 10.26694/reufpi.v9i0.11218
Cheng A, Kolbe M, Grant V, Eller S, Hales R, Symon B, et al. A practical guide to virtual debriefings: communities of inquiry perspective. Adv Simul. 2020;5:18. doi: 10.1186/s41077-020-00141-1
Costa RRO, Almeida RGS, Mazzo A. Utilização da simulação clínica no ensino de enfermagem no Brasil: condições diante da pandemia de Covid-19. Cogit Enferm. 2021;26:e81207. doi: 10.5380/ce.v26i0.81207
Cant R, Cooper S, Sussex RD, Bogossian F. What's in a name? Clarifying the nomenclature of virtual simulation. Clin Simul Nurs. 2019 Feb. 27:26-30. doi: 10.1016/j.ecns.2018.11.003
Padilha JM, Machado PP, Ribeiro A, Ramos J, Costa P. Clinical virtual simulation in nursing education: randomized controlled trial. J Med Internet Res. 2019;21(3):e11529. doi: 10.2196/11529
Gordon RM. Debriefing virtual simulation using an on-line conferencing platform: lessons learned. Clin Simul Nurs. 2017 Dec. 13(12):668-74. doi: 10.1016/j.ecns.2017.08.003
Goldsworthy S, Verkuyl M. Facilitated virtual synchronous debriefing: a practical approach. Clin Simul Nurs. 2021 Oct;59:81-4. doi: 10.1016/j.ecns.2021.06.002
Luctkar-Flude M, Tyerman J, Verkuyl M, Goldsworthy S, Harder N, Wilson-Keates B, et al. Effectiveness of debriefing methods for virtual simulation: a systematic review. Clin Simul Nurs. 2021 Aug;57:18-30. doi: 10.1016/j.ecns.2021.04.009
Verkuyl M, Atack L, McCulloch T, Liu L, Betts L, Lapum JL, et al. Comparison of debriefing methods after a virtual simulation: an experiment. Clin Simul Nurs. 2018;19:1-7. doi: 10.1016/j.ecns.2018.03.002
Johnson BK. Simulation observers learn the same as participants: the evidence. Clin Simul Nurs. 2019 Aug. 33:26-34. doi: 10.1016/j.ecns.2019.04.006
Teixeira A, Tavares JP, Cogo ALP. Satisfação e autoconfiança de estudantes de enfermagem como atuantes e observadores em simulação realística. Rev Gaúcha Enferm. 2022;43:e20210344. doi: 10.1590/1983-1447.2022.20210344.pt
Creswell JW. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e misto. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2010.
Coutinho VRD, Martins JCA, Pereira MFCR. Construção e validação da escala de avaliação do debriefing associado à simulação (EADaS). Referência [Internet]. 2014 [acesso em 2023 out 29];IV(2):41-50. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id= 388239972005
Almeida RGS, Mazzo A, Martins JCA, Coutinho VRD, Jorge BM, Mendes IAC. Validação para a língua portuguesa da Debriefing Experience Scale. Rev Bras Enferm. 2016;69(4):705-11. doi: 10.1590/0034-7167.2016690413i
Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes [Internet]. 2019-2020 [acesso em 2023 out 29]; Disponível em: https://www.saude.ba.gov.br/wp-content/uploads/2020/02/Diretrizes-Sociedade-Brasileira-de-Diabetes-2019-2020.pdf
INACSL Standards Committee. INACSL standards of best practice: simulationSM simulation design. Clin Simul Nurs. 2016;12(5 Suppl):S5-S12. doi: 10.1016/j.ecns.2016.09.005
Menezes EG, Vieira KVN, Gomes LES, Góis LD, Silva LRM, Junior LCG. O Conhecimento dos graduandos de enfermagem sobre os sinais e sintomas das emergências diabéticas no âmbito hospitalar. Braz J Health Rev. 2022;5(6):25034-46. doi: 10.34119/bjhrv5n6-248
Bardin L. Análise de conteúdo. 4ª ed. Lisboa: Edições 70; 2010.
Camargo BV, Justo AM. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas Psicol. 2013;21(2):513-8. doi: 10.9788/TP2013.2-16
Fegran L, Ten Ham-Baloyi WT, Fossum M, Hovland OJ, Naidoo JR, Van Rooyen DRM, et al. Simulation debriefing as part of simulation for clinical teaching and learning in nursing education: a scoping review. Nurs Open. 2023;10:1217-33. doi:10.1002/nop2.1426
Jeffries PR. Simulation in nursing education: from conceptualization to evaluation. 2ª ed. New York: National League of Nursing; 2012.
Canto VB, Silva TG, Santos GA, Carvalho EC, Morais SCRV, Frazão CMFQ. Desempenho do julgamento clínico de estudantes de graduação em Enfermagem. Rev Latinoam Enferm. 2021;29. doi: 10.1590/1518-8345.4843.3452
Bortolato-Major C, Mantovani MF, Felix JVC, Boostel R, Silva ATM, Caravaca-Morera JA. Debriefing evaluation in nursing clinical simulation: a cross-sectional study. Rev Bras Enferm. 2019;72(3):788-94. doi: 10.1590/0034-7167-2018-0103
Valle RBLR, Balsanelli AP, Taminato M, Saconato H, Gasparino R. The relationship between the authentic leadership of nurses and structural empowerment: a systematic review. Rev Esc Enferm USP. 2021;55:e0366. doi: 10.1590/S1980-220X2019029003667
Verkuyl M, Lapum JL, Hughes M, McCulloch T, Liu L, Mastrilli P, et al. Virtual gaming simulation: exploring self, virtual and in-person debriefing. Clin Simul Nurs. 2018;20:7-14. doi: 10.1016/j.ecns.2018.04.006
INACSL. Standards of best practice: simulationSM facilitation. Clin Simul Nurs. 2016;12(Suppl):S16-20. doi: 10.1016/j.ecns.2016.09.007
Gontijo MSG, Carmo LJ, Escobar LR, Rodrigues VA, Santos BM, Campanati FLS, et al. Simulação realística no ensino do atendimento pré-hospitalar: debriefing. Braz J Develop. 2021 Aug;7(8):83409-18. doi: 10.34117/bjdv7n8-513
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-12-04 (2)
- 2023-11-17 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Enfermagem da UFSM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.