Simulação in situ de ressuscitação cardiopulmonar na unidade de terapia intensiva: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769291078

Palavras-chave:

Treinamento por simulação, Parada cardíaca, Unidade de terapia intensiva, Educação Continuada, Simulação de paciente

Resumo

Objetivo: relatar a implementação da simulação in situ (SIS) de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) em unidades de terapia intensiva (UTI) adulto de um hospital universitário do Nordeste do Brasil. Método: estudo descritivo, tipo relato de experiência, derivado de tese de doutorado, realizado com 32 profissionais de enfermagem. Na primeira etapa, ofertou-se material de estudo e treinamento teórico-prático em RCP. Na segunda, a SIS foi aplicada entre julho e outubro de 2023. Resultados: identificou-se aprimoramento do conhecimento, das habilidades técnicas e não técnicas, conforme diretrizes da American Heart Association, além de satisfação dos participantes e integração entre técnicos e enfermeiros. No entanto, como desafio, ressaltou-se a necessidade de leitos disponíveis para execução da SIS. Conclusão: a estratégia mostrou potencial para qualificar equipes em cenários críticos, como UTI. Considerando a escassez de pesquisas no Brasil, esta experiência contribui para a expansão da SIS em outras instituições hospitalares do país.

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Biografia do Autor

Ana Elizabeth Lopes de Carvalho, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Enfermagem com ênfase em Simulação Clínica no Programa de Pós-Graduaç#257;o em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Enfermagem pelo Programa Associado de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade de Pernambuco (UPE/UEPB). Residência em Enfermagem em Emergência pela Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco. Especialista em Educação na Saúde para Preceptoria no SUS pelo Hospital Sírio Libanês. Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da Cidade do Recife; Tutora do Programa de Residência em Enfermagem em APH no SAMU Recife/UPE; Gerente de Informação e Atendimento do SAMU Recife; Enfermeira do Hospital Universitário Oswaldo Cruz - UPE; Membra do Departamento de Enfermagem da ABRAMEDE Nacional (2024-2025); Organizadora de eventos científicos e livros; Palestrante em diversos congressos e eventos na área de Urgência e Emergência; Professora Conteudista da Disciplina de Urgência e Emergência com aplicação das Metodologias Ativas. Professora de Cursos de Pós-graduação em Enfermagem em Urgência e Emergência. Facilitadora em Simulação Realística pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Membra do Grupo de Pesquisa do GEMSA (Grupo de Estudo Multiprofissional na Saúde do Adulto) - UFPR. 

Wilton José de Carvalho Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduado e Licenciado em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Saúde Pública em Região de Fronteira pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Enfermeiro da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e do Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL).

Marcia Bucco, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Enfermagem em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui especialização em Urgência, Emergência e UTI, Oncologia e Hematologia, e Resgate e Transporte Aeromédico. Atualmente, é docente no curso de graduação em Enfermagem das Faculdades Pequeno Príncipe e integrante do Grupo de Pesquisa Multiprofissional em Saúde do Adulto (GEMSA/UFPR).

Jessica de Oliveira Veloso Vilarinho, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestre em Enfermagem pela UFPR. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Membro do Grupo de Estudos Multiprofissional em Saúde do Adulto - GEMSA. Chefe do Setor de Contratualização e Regulação do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR. Experiência no âmbito hospitalar, com foco em Regulação e Gestão em Saúde. No âmbito acadêmico, possui artigos e capítulos de livros publicados na área de Simulação Clínica e Educação em Saúde

Juliana Ollé Mendes , Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPR na Linha de Pesquisa Políticas e Práticas em Saúde, Educação e Enfermagem. Mestre no Ensino nas Ciências da Saúde pelo Programa de Mestrado Ensino nas Ciências da Saúde das Faculdades Pequeno Príncipe (2016). Enfermeira pela Universidade Federal do Paraná (1998). Especialista em Metodologias Ativas do Ensino Superior na Área de Saúde pelas Faculdades Pequeno Príncipe (2011), Administração Hospitalar e Pedagogia Hospitalar pela Faculdade Evangélica do Paraná (2003; 2002). Professora Substituta no Departamento de Enfermagem da UFPR, na disciplina de Cuidados de Enfermagem à Criança e Adolescente. Professora no Centro Universitário Santa Cruz na graduação em Enfermagem na disciplina de Gestão e TCC. Atuou nas Faculdades Pequeno Príncipe nas graduações em Enfermagem, Psicologia, Biomedicina, Farmácia e Medicina, pós-graduação Lato Sensu Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neonatais, Programa de Residência Uni e Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente, Coordenação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos e do Núcleo de Desenvolvimento Docente, Projeto de Extensão Gestão em Resíduos Sólidos (PEGRS) (2009-2024). Membro do GEMSA/UFPR (Grupo de Estudos Multiprofissional em Saúde do Adulto. Revisora dos periódicos Espaço para a Saúde e Revista de Saúde Pública do Paraná. Membro da Comissão Pedagógica do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) UFPR; Representante Discente do curso de Doutorado no Colegiado do PPGENF UFPR. Professora Convidada nas Pós-Graduações Lato Sensu Enfermagem em UTI Adulto do Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG/Cascavel), desde 2022. Professora Convidada nas Pós-Graduações Lato Sensu Saúde 4.0: Gestão, Tecnologia e Inovação e Terapia Infusional e Acessos Venosos da PUC/PR. 

Marcelo Augusto Silva Gonçalves, Universidade Federal do Paraná

Bacharel em Enfermagem pela Faculdade Estácio de Macapá. Mestrando no Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Pós-graduado em Atenção ao Paciente Crítico pelo Centro Universitário Internacional e Pós-graduado em Enfermagem em Saúde Mental pela COFEN/Faculdade Holistica-DNA, e Aperfeiçoamento em Atenção Psicossocial de Adolescentes e Jovens pela UFMS/Fiocruz. Possui experiência na prática de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Adulto e Pronto Atendimento Adulto - ênfase em emergências cardiovasculares. Integrante do Grupo de Estudo Multiprofissional em Saúde do Adulto - GEMSA. Atuou como enfermeiro no Centro de Capacitação e Desenvolvimento Humano da Fundação Estatal de Atenção à Saúde de Curitiba, responsável pela educação permanente das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) no município de Curitiba-PR. Atuou no Centro de Atenção Psicossocial II Bairro Novo. Atualmente Enfermeiro Responsável Técnico no CENSE Fazenda Rio Grande. Pesquisador nas áreas de Simulação Clínica, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermagem em Saúde Mental e Práticas Avançadas de Enfermagem

Isabeli Emily Chevonik, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná, inserido na linha de pesquisa de Políticas e Práticas de Saúde, Educação e Enfermagem no Grupo de Estudos Multiprofissional em Saúde do Adulto (GEMSA). Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência, (modalidade residência) pela Secretária Municipal de Saúde de Curitiba - SMS/FEAS (2019-2021) e Resgate e Transporte Aeromédico (2021-2022). Graduada pela Universidade Federal do Paraná (2014-2018). Atualmente Enfermeira na Fundação Estatal de Atenção em Saúde de Curitiba Feas no Centro de Capacitação e Desenvolvimento Humano Feas (Cecadeh) (2021) e Analista do Serviço Aeromédico da Helisul Aviação. Atuou como Enfemeira no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência SAMU Metropolitano-PR e como Preceptora do Núcleo Docente Assistencial Estruturante Eixo de Concentração do Programa de Residência em Área Profissional de Enfermagem em Urgência e Emergência, ofertado pela Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, executado pela FEAS. 

Jorge Vinícius Cestari Felix, Universidade Federal do Paraná

Bacharel em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Mestre e Doutor em Ciências (Fisiologia Humana) pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF-UFPR), Líder do Grupo de Estudo Multiprofissional em Saúde do Adulto (GEMSA). Chefe do Setor de Gestão do Ensino (2017 - 2022) e Gerente de Ensino e Pesquisa (2022 a 2024) do Complexo Hospital de Clínicas-UFPR-EBSERH

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Publicado

2025-12-18

Como Citar

Carvalho, A. E. L. de, Silva, W. J. de C., Bucco, M., Vilarinho, J. de O. V., Mendes , J. O., Gonçalves, M. A. S., Chevonik, I. E., & Felix, J. V. C. (2025). Simulação in situ de ressuscitação cardiopulmonar na unidade de terapia intensiva: relato de experiência. Revista De Enfermagem Da UFSM, 16, e2. https://doi.org/10.5902/2179769291078

Edição

Seção

Relato de experiência

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