Conhecimento de si do docente da área da saúde: uma reflexão em Freire

Bruna Pedroso Canever, Marta Lenise Prado, Diana Coelho Gomes, Silvana Silveira Kempfer

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/2179769213016

Objetivo: reflexão teórica fundamentada em Freire sobre o conhecimento de si do docente da área da saúde. Método: estudo teórico-reflexivo. Resultados: o empoderamento dos educadores para o desenvolvimento da motivação, interação e sensibilidade possibilita a reflexão e a transformação do eu do docente e do meio em que está inserido. Considera-se o ato de conhecer-se essencial também para o aprofundamento da interdisciplinaridade, fornecendo assim subsídios para a transformação na formação superior na área da saúde. O conhecimento de si na relação pedagógica desperta, além da sensibilidade do docente, o sentimento amoroso, peça fundamental para mediar o processo educativo. Conclusão: a relevância do movimento de reflexão-ação-reflexão do docente sobre si mesmo pode auxiliar no processo de reconhecer-se e transformar-se, colaborando com uma formação diferenciada dos futuros profissionais de saúde.


Palavras-chave


Docentes; Competência Profissional; Prática Profissional; Conhecimento; Enfermagem

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DOI: https://doi.org/10.5902/2179769213016



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