Simulação clínica: construção e validação de roteiro para o Suporte Básico de Vida no adulto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769254578

Palavras-chave:

Enfermeiras e enfermeiros, Estudantes de enfermagem, Educação em enfermagem, Treinamento por simulação, Estudo de validação

Resumo

Objetivo: desenvolver e validar um roteiro para planejar e executar a primeira etapa da simulação clínica do Suporte Básico de Vida no adulto em parada cardiorrespiratória: a preparação e suas fases de pré-simulação e pré-briefing/briefing. Método: estudo metodológico realizado por meio de revisão integrativa com uma amostra de sete estudos primários. Após, realizou-se a validação de conteúdo, em junho de 2020, com 16 enfermeiros. Resultados: o roteiro foi composto por pré-simulação e pré-briefing/briefing e atingiu um Índice de Validade de Conteúdo total de 0,90. Conclusão: desenvolveu-se um roteiro que aborda título, tempo de execução, definição e objetivos da pré-simulação e pré-briefing/briefing, público-alvo, objetivos de aprendizagem, recursos materiais, procedimento e referências, considerado válido em seu conteúdo para planejar e executar a primeira etapa da simulação clínica do Suporte Básico de Vida no adulto, ou seja, a preparação.

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Biografia do Autor

Juliana da Silva Garcia Nascimento, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Mestre, Doutoranda do programa de Doutorado fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP).

Kleiton Gonçalves do Nascimento, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeiro. Mestre. Aluno de Doutorado na Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Daniela da Silva Garcia Regino, Universidade Brasil.

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta no curso de graduação de medicina da Universidade Brasil. Fernandópolis-SP.

Mateus Goulart Alves, Universidade de Franca.

Enfermeiro. Mestre. Aluno de doutorado na Universidade de Franca.

Jordana Luiza Gouvêa de Oliveira, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Enfermeira. Aluna de mestrado na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Maria Celia Barcellos Dalri, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Enfermeira. Doutora. Docente no curso de enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão preto.

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Publicado

2021-05-27

Como Citar

Nascimento, J. da S. G., Nascimento, K. G. do, Regino, D. da S. G., Alves, M. G., Oliveira, J. L. G. de, & Dalri, M. C. B. (2021). Simulação clínica: construção e validação de roteiro para o Suporte Básico de Vida no adulto. Revista De Enfermagem Da UFSM, 11, e44. https://doi.org/10.5902/2179769254578

Edição

Seção

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