Simulação clínica: construção e validação de roteiro para o Suporte Básico de Vida no adulto
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769254578Palavras-chave:
Enfermeiras e enfermeiros, Estudantes de enfermagem, Educação em enfermagem, Treinamento por simulação, Estudo de validaçãoResumo
Objetivo: desenvolver e validar um roteiro para planejar e executar a primeira etapa da simulação clínica do Suporte Básico de Vida no adulto em parada cardiorrespiratória: a preparação e suas fases de pré-simulação e pré-briefing/briefing. Método: estudo metodológico realizado por meio de revisão integrativa com uma amostra de sete estudos primários. Após, realizou-se a validação de conteúdo, em junho de 2020, com 16 enfermeiros. Resultados: o roteiro foi composto por pré-simulação e pré-briefing/briefing e atingiu um Índice de Validade de Conteúdo total de 0,90. Conclusão: desenvolveu-se um roteiro que aborda título, tempo de execução, definição e objetivos da pré-simulação e pré-briefing/briefing, público-alvo, objetivos de aprendizagem, recursos materiais, procedimento e referências, considerado válido em seu conteúdo para planejar e executar a primeira etapa da simulação clínica do Suporte Básico de Vida no adulto, ou seja, a preparação.
Downloads
Referências
McEnroe-Petitte D, Farris C. Using gaming as an active teaching strategy in nursing education. Teach Learn Nurs. 2020;15(1):61-5. doi: 10.1016/j.teln.2019.09.002
Lamé G, Dixon-Woods M. Using clinical simulation to study how to improve quality and safety in healthcare. BMJ Simul Technol Enhanc Learn. 2020;6(2):87-94. doi: 10.1136/bmjstel-2018-000370
Inglis S, Nelson L. Exploring the effects of clinical simulation on nursing students’ learning and practice. Ment Health Pract. 2020;23(5):38-42. doi: https://doi.org/10.7748/mhp.2020.e1355
Nascimento JSG, Costa ABF, Sangiovani JC, Silva TCS, Regino DSG, Dalri MCB. Pré-simulação, pré-briefing ou briefing na simulação em enfermagem: quais as diferenças? Rev Eletrônica Enferm [Internet]. 2020 [cited 2020 Nov 12];22:60171. Available from: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/60171
Tyerman J, Lucktar-Flude M, Graham L, Coffey S, Olsen-Lynch E. A systematic review of health care presimulation preparation and briefing effectiveness. Clin Simul Nurs. 2019;27:12-25. doi: 10.1016/j.ecns.2018.11.002
Hansen CM, Rosenkranz SM, Folke F, Zinckernagel L, Tjørnhøj-Thomsen T, Torp-Pederson C, et al. Lay bystanders' perspectives on what facilitates cardiopulmonary resuscitation and use of automated external defibrillators in real cardiac arrests. J Am Heart Assoc. 2017;6(3):e004572. doi: https://doi.org/10.1161/JAHA.116.004572
Page-Cutrara K, Turk M. Impact of prebriefing on competency performance, clinical judgment and experience in simulation: an experimental study. Nurse Educ Today. 2017;48:78-83. doi: 10.1016/j.nedt.2016.09.012
Leigh G, Steuben F. Setting learners up for success: presimulation and prebriefing strategies. Teach Learn Nurs. 2018;13(3):185-9. doi: https://doi.org/10.1016/j.teln.2018.03.004
Roh YS, Ahn JW, Kim E, Kim J. Effects of prebriefing on psychological safety and learning outcomes. Clin Simul Nurs. 2018;25:12-9. doi: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2018.10.001
Alves MG, Pereira VOS, Batista DF, Cordeiro ALP, Nascimento JSG, Dalri MCB. Construction and validation of a questionnaire for cardiopulmonary resuscitation knowledge assessment. Cogitare Enferm. 2019;24:e64560. doi: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v24i0.64560
Pasquali L. Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed; 2009.
American Heart Association (AHA). Destaques das diretrizes de RCP e ACE de 2020 da American Heart Association [Internet]. Dallas: American Heart Association ; 2020 [cited 2020 Nov 12]. Available from: https://cpr.heart.org/-/media/cpr-files/cpr-guidelines-files/highlights/hghlghts_2020eccguidelines_portuguese.pdf
Whittemore R, Knafl K. The integrative review: updated methodology. J Adv Nurs. 2005;52(5):546-53. doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x
Alarcón-Gil MT, Osorio Toro S, Baena Caldas GP. The evidence-based medicine PICO strategy applied to dentistry using MeSH, Emtree and DeCS. Rev Fac Odontol Univ Antioq. 2019;31(1):91-101. doi: https://doi.org/10.17533/udea.rfo.v31n1-2a8
Ouzzani M, Hammady H, Fedorowicz Z, Elmagarmid A. Rayyan: a web and mobile app for systematic reviews. Syst Rev. 2016;5(1):210. doi: https://doi.org/10.1186/s13643-016-0384-4
Ursi ES, Galvão CM. Prevenção de lesões de pele no perioperatório: revisão integrativa da literatura. Rev Latinoam Enferm [Internet]. 2006 [acesso em 2020 nov 12];14(1):124-31. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v14n1/v14n1a17
Melnyk BM, Fineout-Overholt E. Evidence-based practice in nursing & healthcare: a guide to best practice. 2nd ed. Philadelphia: Wolters Kluwer Health; Lippincott Williams & Wilkins; 2019.
Minayo MCS. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Rev Pesqui Qual [Internet]. 2017 [acesso em 2020 nov 12];5(7):1-12. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/82/59
Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O'Brien KK, Colquhoun H, Levac D. PRISMA Extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation. Ann Intern Med. 2018;169(7):467-73. doi: https://doi.org/10.7326/M18-0850
Santos APFB, Andrade JF, Alves GCS, Silva SD, Sanches C, Chequer FMD. Analysis of the use of the Delphi technique for decision-making in critically ill patients: a systematic review. Rev Med [Internet]. 2020 [acesso em 2020 nov 12];99(3):291-304. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/160704/161326
Fehring RJ. The Fehring model. In: Carrol-Johnson RM, Paquete M. Classification of nursing diagnoses: proceeding of the tenth conference. Philadelphia: Lippincott Company; 1994. p. 55-62.
Vakili MM, Jahangiri N. Content validity and reliability of the measurement tools in educational behavioral, and health sciences research. J Med Educ Dev. 2018;10(28):106-19. doi: https://doi.org/10.29252/edcj.10.28.106
Silveira MB, Saldanha RP, Leite JCC, Silva TOF, Silva T, Filippin LI. Construção e validade de conteúdo de um instrumento para avaliação de quedas em idosos. Einstein. 2018;16(2):eAO4154. doi: https://doi.org/10.1590/s1679-45082018ao4154
Steinemann S, Bhatt A, Suares G, Wei A, Ho N, Kurosawa G, et al. Trauma team discord and the role of briefing. J Trauma Acute Care Surg. 2016;81(1):184-9. doi: https://doi.org/10.1097/TA.0000000000001024
Roh YS, Ahn JW, Kim E, Kim J. Effects of prebriefing on psychological safety and learning outcomes. Clin Simul Nurs. 2018;25:12-9. doi: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2018.10.001
Kim YJ, Noh GO, Im YS. Effect of step-based prebriefing activities on flow and clinical competency of nursing students in simulation-based education. Clin Simul Nurs. 2017;13(11):544-51. doi: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2017.06.005
Chamberlain J. The impact of simulation prebriefing on perceptions of overall effectiveness, learning, and self-confidence in nursing students. Nurs Educ Perspect. 2017;38(3):119-25. doi: https://doi.org/10.1097/01.NEP.0000000000000162
Coram C. Expert role modeling effect on novice nursing students' clinical judgment. Clin Simul Nurs. 2016;12(9):385-91. doi: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2016.04.009
Franklin AE, Sideras S, Gubrud-Howe P, Lee CS. Comparison of expert modeling versus voice-over powerpoint lecture and presimulation readings on novice nurses’ competence of providing care to multiple patients. J Nurs Educ. 2014;53(11):615-22. doi: https://doi.org/10.3928/01484834-20141023-01
Beverly JD. Interactive pre-simulation strategies: engaging students in experimental learning from the start. J Syst Cybern Inf [Internet]. 2014 [cited 2020 Nov 12];12(1):69-75. Disponível em: http://www.iiisci.org/journal/cv$/sci/pdfs/fa223qu13.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.