Estratégias de ensino para a aprendizagem sobre sepse
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769236364Palavras-chave:
Educação em enfermagem, Conhecimento, Sepse, Metodologias ativas, Estratégias de ensino e aprendizagemResumo
Objetivo: verificar a efetividade da articulação de métodos tradicionais e ativos de ensino para desenvolver conhecimento de estudantes de enfermagem sobre sepse. Método: estudo quase experimental, transversal, do tipo antes e depois, realizado com 27 estudantes de enfermagem por meio de um workshop sobre sepse. Houve aplicação de 5 estratégias de ensino: palestra expositiva, paródia sobre sepse, debate entre equipes, jogo da memória e estudo de caso, seguidas de teste cognitivo. Após 3 meses, ocorreu nova aplicação do teste cognitivo. Resultados: constatou-se aumento da média de acertos no pós-teste imediato com significância estatística (p< 0,001). Três meses após, a média de acertos foi próxima ao teste anteriormente realizado, porém, não houve relevância significativa (p>0,05) para retenção do conhecimento. Conclusão: a articulação de métodos tradicionais e ativos de aprendizagem provocam desenvolvimento de conhecimento sobre a sepse.Downloads
Referências
Roman C, Ellwanger J, Becker GC, Silveira AD, Machado CLB, Manfroi WC. Metodologias ativas de ensino aprendizagem no processo de ensino em saúde no Brasil: uma revisão narrativa. Clin Biomed Res [Internet]. 2017 [acesso em 2018 abr 23];37(4):349-57. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/hcpa/article/view/73911/pdf
Dolničar D, Podgornik BB, Bartol T. A comparative study of three teaching methods on student information literacy in stand-alone credit-bearing university courses. J Inf Scienc 2016 [Internet]. 2018 [acesso em 2018 abr 23];43(5):601–14. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0165551516655084
Chamberlain J. Prebriefing in nursing simulation: a concept analysis using rodger’s methodology. Clin Simul Nurs [Internet]. 2015 [acesso em 2019 abr 23];11:318-22. Disponível em: https://www.nursingsimulation.org/article/S1876-1399(15)00042-0/pdf
Cogo ALP, Lopes EFS, Perdomini FRI, Flores GE, Santos MRR. Construção e desenvolvimento de cenários de simulação realística sobre a administração segura de medicamentos. Rev Gaúch Enferm [Internet]. 2019 [acesso em 2019 abr 23];40:1-5. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v40nspe/1983-1447-rgenf-40-spe-e20180175.pdf
Diesel A, Baldez ALS, Martins SN. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Rev Thema [Internet]. 2017 [acesso em 2018 abr 23];14(1):268-88. Disponível em: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/404/295
Rodrigues CCFM, Carvalho DPSRP, Salvador PTCO, Medeiros SM, Menezes RMP, Ferreira Júnior MA, et al. Ensino inovador de enfermagem a partir da perspectiva das epistemologias do Sul. Esc Anna Nery Rev Enferm [Internet]. 2016 [acesso em 2018 abr 23];20(2):384-9. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-81452016000200384&script=sci_abstract&tlng=pt doi: 10.5935/1414-8145.20160053
Waltz CF, Jenkins LS, Han N. The use and effectiveness of active learning methods in nursing and health professions education: a literature review. Nurs Educ Perspect [Internet]. 2014 [acesso em 2018 abr 23];35(6):392-400. Disponível em: https://insights.ovid.com/crossref?an=00024776-201411000-00008 doi: 10.5480/13-1168
Ruiz GO, Castell CD. Epidemiologia das infecções graves nas unidades de terapia intensiva latino-americanas. Rev Bras Ter Intensiva [Internet]. 2016 [acesso em 2017 jan 16];28(3):261-3. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbti/v28n3/0103-507X-rbti-28-03-0261.pdf doi: 10.5935/0103-507X.20160051
Viana RAPP, Machado FR, Souza JLA. Sepse: um problema de saúde pública: a atuação e colaboração da enfermagem na rápida identificação e tratamento da doença [Internet]. São Paulo: Conselho Regional de Enfermagem; 2017 [acesso em 2017 jan 05]. Disponível em: https://www.ilas.org.br/assets/arquivos/ferramentas/livro-sepse-um-problema-de-saude-publica-coren-ilas.pdf
Santos LNC, Jesus RF, Guerra KV, Santos VN. Ensino baseado em simulação: desenvolvimento do pacote de 6 horas da sepse. Rev Rede Cuid Saúde [Internet]. 2016 [acesso em 2017 jan 16];10(1):1-4. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/rcs/article/view/2768
Parulla CD, Fragoso AS, Caregnato RCA, Canabarro ST, Flores CD. Sepse: desenvolvimento e avaliação de um curso em EAD para formação interdisciplinar. Rev Epidemiol Controle Infecç [Internet]. 2016 [acesso em 2017 jan 16];6(1):06-11. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/epidemiologia/article/view/6334
Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS). Sobre o ILAS [Internet]. 2016 [acesso em 2017 jan 16]. Disponível em: http://www.ilas.org.br/nossa-historia.php
Ramalho Neto JM, Campos DA, Marques LBA, Ramalho CROC, Nóbrega MML. Concepções de enfermeiros que atuam em unidade de terapia intensiva geral sobre sepse. Cogitare Enferm [Internet]. 2015 [acesso em 2017 jan 11];20(4):711-6. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/41963/26636
Bublitz S, Guido LA, Kirchhof RS, Neves ET, Lopes LFD. Perfil sociodemográfico e acadêmico de discentes de enfermagem de quatro instituições brasileiras. Rev Gaúch Enferm [Internet]. 2015 [acesso em 2017 jan 11];36(1):77-83. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/48836
Machado MH, Wermelinger M, Vieira M, Oliveira E, Lemos W, Aguiar Filho W, et al. Aspectos gerais da formação da enfermagem: o perfil da formação dos enfermeiros, técnicos e auxiliares. Enferm Foco (Brasília) [Internet]. 2016 [acesso em 2017 jan 15];6(2/4):15-34. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/viewFile/687/297
Silva RC, Cazella SC, Caregnato RCA. Metodologia da problematização na educação à distância sobre sepse: um curso com o apoio do Arco de Maguerez. Rev Latinoam Tecnol Educ [Internet]. 2018 [acesso em 2018 jul 24];17(1):121-34. Disponível em: https://relatec.unex.es/article/view/3227/2197
Carter AG, Creedy DK, Sidebotham M. Efficacy of teaching methods used to develop critical thinking in nursing and midwifery undergraduate students: a systematic review of the literature. Nurse Educ Today. 2016;40:209-18.
Mesquita AR, Souza WM, Boaventura TC, Barros IM, Antoniolli AR, Silva WB, et al. The effect of active learning methodologies on the teaching of pharmaceutical care in a brazilian pharmacy faculty. PLos ONE. 2015;10(5).
Velasco RS, Rostas MHSG, Nascimento CT, Barros G. O ensino de língua materna através de paródias como ferramenta educacional. Rev Thema [Internet]. 2017 [acesso em 2018 jul 24];14(3):174-83. Disponível em: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/575/690
Montoya MAM. Multidisciplinary approach of a didactic strategy for the second year of high school. J Chem Chem Eng. 12(2018);83-6. Disponível em: http://www.davidpublisher.org/Public/uploads/Contribute/5b6a66c0650b3.pdf
Carter AG, Creedy DK, Sidebotham M. Efficacy of teaching methods used to develop critical thinking in nursing and midwifery undergraduate students: a systematic review of the literature. Nurse Educ Today. 2016;40:209-18. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27125175 doi: 10.1016/j.nedt.2016.03.010
Oliveira CL, Silva LT. Discussão e técnicas de ensino em grupo: ferramentas de aprendizagem no ensino do direito. Rev Eletrônica Direito e Política. 2015;10(4):2187-208.
Ricchi A, Martelli E, Molinazzi MT, Vaccari S, Messina MP, Banchelli F, et al. Survey of students of the degree course in obstetrics, on learning using case based learning (cbl) method in the area of professional teachings. Rev Bras Clín Ter. 2018 set-out;169(5):e213-e216.
Carbogim FC, Oliveira LB, Mendonça ET, Marques DA, Friedrich DBC, Püschel VAA. Ensino das habilidades do pensamento crítico por meio de Problem Based Learning. Texto & Contexto Enferm [Internet]. 2017 [acesso em 2018 jul 23];26(4):e1180017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v26n4/0104-0707-tce-26-04-e1180017.pdf
Garcia IM, Borges TAP, Pimentel RRS, Vannuchi MTO. Percepção do discente de enfermagem na construção do seu conhecimento no contexto da metodologia ativa. Rev Eletrônica Acervo Saúde. [Internet]. 2019 [acesso em 2018 jul 23];11(2):e127. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/127/89
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.