Perspectivas de enfermeiras sobre gestão da qualidade e acreditação hospitalar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976924638

Palavras-chave:

Acreditação, Gestão da Qualidade, Percepção, Enfermeiros

Resumo

Objetivo: conhecer as perspectivas dos enfermeiros sobre os programas de gestão de qualidade e acreditação hospitalar. Método: estudo qualitativo com caráter exploratório e descritivo, realizado com nove enfermeiros de um hospital privado do interior do Rio Grande do Sul, através de um roteiro de entrevista semi-estruturado. Após, realizou-se a categorização dos dados e a interpretação segundo Análise de Conteúdo. Resultados: foram organizados nas categorias: Concepções dos enfermeiros sobre gestão de qualidade e acreditação hospitalar, programas de gestão da qualidade e a organização do trabalho da enfermagem e utilização de ferramentas para gestão da qualidade: indicadores e programas de capacitação em serviço. Considerações Finais: a acreditação hospitalar é uma poderosa ferramenta na gestão, pois padroniza e qualifica os processos da organização hospitalar. Assim, torna-se necessário que os profissionais mantenham a busca contínua por inovações visando à qualidade do cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Francisco, Faculdade Fátima, Caxias do Sul, RS

Enfermeira, graduada pela Faculdade Nossa Senhora de Fátima de Caxias do Sul.

Adriana Paz, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Porto Alegre, RS

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2002) e Mestrado em Enfermagem pela UFRGS (2004). Atualmente, é Doutoranda em Enfermagem PPGENF/UFRGS; Docente no Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e da Faculdade Nossa Senhora de Fátima (FÁTIMA-Caxias do Sul).

Daniele Delacanal Lazzari, Faculdade Estácio de Santa Catarina, São José, SC

Enfermeira, mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUI/RS, doutoranda do PEN/UFSC. Professora do curso de Enfermagem da Faculdade Estácio de SC.

Downloads

Publicado

2012-08-14

Como Citar

Francisco, C., Paz, A., & Lazzari, D. D. (2012). Perspectivas de enfermeiras sobre gestão da qualidade e acreditação hospitalar. Revista De Enfermagem Da UFSM, 2(2), 401–411. https://doi.org/10.5902/217976924638

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.