Percepção da realização de aulas práticas e sua contribuição no processo de ensino de ciências na Escola Municipal Maria Villany Delmondes Jaciara-MT
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236130820437Palavras-chave:
Aulas práticas, Ensino de ciências, Formação docenteResumo
Este estudo teve como objetivo averiguar a frequência da realização de aulas práticas na disciplina de Ciências nas séries finais do ensino fundamental, procurando compreender as potencialidades e dificuldades quanto essa prática, para posteriormente propor a realização destas aulas diferenciadas com materiais disponíveis ou de fácil aquisição na escola campo. A metodologia utilizada foi o estudo de caso e a coleta de dados foi questionário aplicado aos professores. A pesquisa se realizou na Escola Municipal Maria Villany Delmondes situada no Município de Jaciara-MT. Para coleta de dados foram aplicados questionários aos professores para analisar a frequência que utilizam deste recurso e, qual a percepção que os mesmos possuem em relação à importância das aulas prática. Em seguida durante o estágio de regência foram confeccionados questionários contendo cinco questões do conteúdo que estava sendo trabalhado e foram aplicados aos discentes (sondagem-1) para averiguar o conhecimento mediante os conteúdos teóricos abordados e posteriormente compará-los com (sondagem-2) mesmo questionário, após a utilização de aulas prática dos mesmos conteúdos ministrados anteriormente. Procurou compreender dessa maneira a realidade dos professores e se realmente a realização dessas aulas podem contribuir no processo de ensino aprendizagem do discente no ensino de Ciências.Downloads
Referências
BRASIL. II Regimento Interno. Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil “Professora Maria Villany Delmondes”. Jaciara-MT, 2013.
BRASIL. Projeto Político Pedagógico. Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil “Professora Maria Villany Delmondes”. Jaciara-MT, 2013.
BRASIL. Lei Nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Caderno UDEMO: Legislação Básica Atualizada, São Paulo, n.9, p.119-151, fev.2007a.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC / SEF, 1998.
BEREZUKA; INADA. Paulo Augusto; Paulo. Avaliação dos Laboratórios de Ciências e Biologia das Escolas Publicas e Particulares de Maringá, Estado do Paraná. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, Maringá, v.32, n.2, p.2007-2015, 2010. Disponível em:
<http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/viewFile/6895/6895> Acesso em: 09 de março de 2014.
BUENO; KOVALICZN. Regina de Souza Marques;Rosilda Aparecida. O ensino de ciências e as dificuldades das atividades experimentais. Dia a dia Educação,2008. Disponivel em:
<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/23-4.pdf> Acessado em 11 de setembro de 2014.
CAMPOS; BORTOLOTO; FELÍCIO. Luciana Maria Lunardi. T.M. A. K. C. A produção de jogos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Caderno de Núcleo de Ensino, São Paulo, 2013. Disponível em:
<http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/aproducaodejogos.pdf> Acessado dia 14 de setembro de 2014.
ESCOLA VIVA. Programa de pesquisas e apoio escolar: o tesouro do estudante. – 1º. ed. – São Paulo. Meca, 1998 (edição atual 2005).
GOUVEIA; CRUZ; OLIVEIRA; CAMARGO. Andréia Barbosa; Rosana evangelista da; João Ferreira de; Rubens Barbosa de. Condições de trabalho docente, ensino de qualidade e custo-discente-ano. RBPAE – v.22, n.2, p. 253-276, jul./dez. 2006.
KNECHTEL; BRANCALHÃO. Carla Milene; Rose Meire Costa. Estratégias lúdicas no ensino de Ciências. Cascavel – Paraná, 2008. Disponível em:
<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2354-8.pdf> Acessado dia 01 de agosto de 2014.
LAKATOS; MARCONI. Eva Maria; Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Cientifica. – 5º ed. – São Paulo: Atlas, 2003.
LINO, P. Conhecimentos Gerais - Atualidades Econômicas, Políticas- 2ª ed. 2010.
MACHADO, MÓL. Patricia Fernandes Lootens; Gerson de Souza. Experimentando. Química com Segurança. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA N° 27, fev. 2008.
MARTINHO, POMBO.Tânia;Lúcia.Potencialidades das TIC no ensino das Ciências Naturais – um estudo de caso. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências Vol.8 Nº2 (2009).
MERCADO, Luiza W. Atividades práticas podem facilitar o processo de (re) construção dos conceitos de Ciências e Biologia? Porto Alegre: UFGRS, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso - Licenciatura em Ciências Biológicas. Disponível em:<http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/26156/000756564.pdf?sequence=1> Acessado dia 14 de setembro de 2014.
PRIGOL; GIANNOTTI. Sintia; Sandra M. A importância da utilização de práticas no processo de ensino-aprendizagem de Ciências naturais enfocando a morfologia da flor.1° Seminário da Educação, XX semana Pedagogia. Unioeste. Cascavel-Pr, 2008. Disponível em:
<http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2008/1/Artigo%2033.pdf> Acesso em: 10 de março de 2014.
REGINALDO; SHEID; GÜLLICH. Carla C;Neusa J; Roque Ismael da C. O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EXPERIMENTAÇÃO. IX Amped Sul. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012. Disponível em:
<http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2782/286> Acessado dia 01 de janeiro de 2013.
SILVA,Luís Carlos Lemos da. A produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: Uma proposta para favorecer a aprendizagem. Kínesis, Vol. II, n° 03, Abril-2010, p. 306 – 315. Disponível em:
<http://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/Kinesis/21_LuisCarlosLemosdaSilva.pdf> Acessado dia 09 de julho de 2014.
SOUZA; CHAPANI; SANTOS. Marcos Lopes de; Daisi Teresinha, Sueli Biano. Formação e atuação de professores de Ciências (não habilitados) participantes de um curso de licenciatura vinculado ao PARFOR. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP - Campinas – 2012.
TRINDADE, Leandro. O uso de jogos didáticos no ensino de ciências no primeiro segmento do ensino fundamental da rede municipal pública de Duque de Caxias. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia – Rio de Janeiro, 2009. Disponível em:<http://www.ifrj.edu.br/webfm_send/3039> Acessado dia 06 de maio 2014.
ZANON; FREITAS. Dulcimeire Ap Volante; Denise de. A aula de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: ações que favorecem a sua aprendizagem. Ciências & Cognição 2007; Vol 10: 93-103. Disponível em: <http://www.cdcc.usp.br/maomassa/doc/m317150.pdf> Acessado dia 09 de maio 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ethical guidelines for journal publication
The REMOA is committed to ensuring ethics in publication and quality of articles.
Conformance to standards of ethical behavior is therefore expected of all parties involved: Authors, Editors, Reviewers, and the Publisher.
In particular,
Authors: Authors should present an objective discussion of the significance of research work as well as sufficient detail and references to permit others to replicate the experiments. Fraudulent or knowingly inaccurate statements constitute unethical behavior and are unacceptable. Review articles should also be objective, comprehensive, and accurate accounts of the state of the art. The authors should ensure that their work is entirely original works, and if the work and/or words of others have been used, this has been appropriately acknowledged. Plagiarism in all its forms constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Submitting the same manuscript to more than one journal concurrently constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Authors should not submit articles describing essentially the same research to more than one journal. The corresponding author should ensure that there is a full consensus of all co-authors in approving the final version of the paper and its submission for publication.
Editors: Editors should evaluate manuscripts exclusively on the basis of their academic merit. An editor must not use unpublished information in the editor's own research without the express written consent of the author. Editors should take reasonable responsive measures when ethical complaints have been presented concerning a submitted manuscript or published paper.
Reviewers: Any manuscripts received for review must be treated as confidential documents. Privileged information or ideas obtained through peer review must be kept confidential and not used for personal advantage. Reviews should be conducted objectively, and observations should be formulated clearly with supporting arguments, so that authors can use them for improving the paper. Any selected referee who feels unqualified to review the research reported in a manuscript or knows that its prompt review will be impossible should notify the editor and excuse himself from the review process. Reviewers should not consider manuscripts in which they have conflicts of interest resulting from competitive, collaborative, or other relationships or connections with any of the authors, companies, or institutions connected to the papers.