Percepção da realização de aulas práticas e sua contribuição no processo de ensino de ciências na Escola Municipal Maria Villany Delmondes Jaciara-MT

Autores

  • Jeferson Pereira da Silva Núcleo de Jaciara, Instituto Federal de Mato Grosso, Jaciara, MT
  • Mirian Silva dos Anjos Núcleo de Jaciara, Instituto Federal de Mato Grosso, Jaciara, MT
  • Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra Instituto Federal de Mato Grosso, Jaciara, MT
  • Edenar Souza Monteiro Universidade de Cuiabá, Cuiabá, MT
  • Marcos Vinícius Ferreira Vilela Instituto Federal de Mato Grosso, Rondonópolis, MT

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130820437

Palavras-chave:

Aulas práticas, Ensino de ciências, Formação docente

Resumo

Este estudo teve como objetivo averiguar a frequência da realização de aulas práticas na disciplina de Ciências nas séries finais do ensino fundamental, procurando compreender as potencialidades e dificuldades quanto essa prática, para posteriormente propor a realização destas aulas diferenciadas com materiais disponíveis ou de fácil aquisição na escola campo. A metodologia utilizada foi o estudo de caso e a coleta de dados foi questionário aplicado aos professores. A pesquisa se realizou na Escola Municipal Maria Villany Delmondes situada no Município de Jaciara-MT. Para coleta de dados foram aplicados questionários aos professores para analisar a frequência que utilizam deste recurso e, qual a percepção que os mesmos possuem em relação à importância das aulas prática. Em seguida durante o estágio de regência foram confeccionados questionários contendo cinco questões do conteúdo que estava sendo trabalhado e foram aplicados aos discentes (sondagem-1) para averiguar o conhecimento mediante os conteúdos teóricos abordados e posteriormente compará-los com (sondagem-2) mesmo questionário, após a utilização de aulas prática dos mesmos conteúdos ministrados anteriormente. Procurou compreender dessa maneira a realidade dos professores e se realmente a realização dessas aulas podem contribuir no processo de ensino aprendizagem do discente no ensino de Ciências.

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Referências

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Publicado

2015-11-19

Como Citar

Silva, J. P. da, Anjos, M. S. dos, Senra, R. E. F., Monteiro, E. S., & Vilela, M. V. F. (2015). Percepção da realização de aulas práticas e sua contribuição no processo de ensino de ciências na Escola Municipal Maria Villany Delmondes Jaciara-MT. Revista Monografias Ambientais, 14, 69–78. https://doi.org/10.5902/2236130820437

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