v. 12, n. 21, 2023, publicação contínua

					Visualizar v. 12, n. 21, 2023, publicação contínua
Publicado: 05-01-2023

Artigos

  • Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: instrumentos recorrentes e seus usos

    Isabela Solovijovas Santos, Luana Costa Almeida
    e84824
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133884824
  • Fatores motivacionais relacionados à escolha do curso de Farmácia de uma instituição de ensino superior da fronteira oeste do Rio Grande do Sul

    Lisiane Bajerski, Clésio Soldatelli Paim, Fabiana Ernestina Barcellos da Silva, Marina Carolina Magalhães Batista Pereira
    e884967
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133884967
  • Juntos somos melhores: análise da coprodução nos serviços públicos educacionais em escolas de Campina Grande/PB

    Gilson Pereira Guimarães, Patrícia Trindade Caldas
    e85113
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133885113
  • O perfil e o impacto de uma residência multiprofissional em atenção hospitalar para terapeutas ocupacionais

    Felipe Roberto Ribeiro Sampaio, Rita Aparecida Bernardi Pereira
    e83965
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133883965
  • Monitoramento e avaliação da educação em São Roque/SP

    Viviane da Silva Silveira, Paulo Gomes Lima
    e75294
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133875294
  • Programa de prevenção de evasão universitária na ótica de coordenadores de graduação em saúde

    José Renato Romero, Ana Cláudia Puggina, Alfredo Almeida Pina-Oliveira
    e84590
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133884590
  • Contexto socioeconômico e infraestrutura escolar no desempenho acadêmico: revisão sistemática da literatura

    Taynara Roberta Fernandes, Claudia Souza Passador
    e84346
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133884346
  • Impactos de variáveis socioeconômicas no desempenho no Enem no primeiro biênio da pandemia de Covid-19

    Willian Henrique de Brito, Fabiano Prado Pedroso
    e84069
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133884069
  • Ferramentas da qualidade para melhoria de processo de gestão de um curso de graduação

    Mariana Ribeiro Volpini Lana, Igor Batista Guimarães, Cristina Said Saleme
    e83988
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133883988
  • Elaboração e validação de instrumento avaliativo dos grupos do Programa de Educação Tutorial

    Ana Claudia Granato Malpass, Marília Gabriela Oliveira Santos, Beatriz Gaydeczka
    e83651
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133883651
  • Educação jovens e adultos do Proeja no Instituto Federal Catarinense - IFC campus Videira: perfil dos participantes na web

    Leila Lisiane Rossi, Marcos Roberto Mesquita, Ana Carolina Vieira Rodriguez, Lizete Hubler Camara
    e84102
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133884102
  • Gestão acadêmica, isolamento social e procrastinação: um estudo com pós-graduandos em administração durante a pandemia de Covid-19

    João Florêncio da Costa Júnior, Rosana Curvelo de Souza, Polyana Tenório de Freitas e Silva, Anatália Saraiva Martins Ramos
    e84007
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133884007
  • Ajustamento entre educação e trabalho: análise para os graduados da UAB/UFSM

    Victor Matheus Portela Ribeiro, Reisoli Bender Filho
    e74319
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133874319
  • Estágio supervisionado em gestão escolar no Centro Pedagógico da UFMG: desafios e perspectivas para colégios de aplicação

    Luiza Santana Chaves, Marcos Elias Sala
    e74398
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133874398
  • Implantação dos instrumentos de avaliação do Sinaes: o que dizem os projetos pedagógicos de cursos de uma instituição federal de ensino superior

    Jaqueline Dourado do Nascimento, Edmilson José dos Santos Júnior, Cinthia Lima dos Santos, Wezley Ricardo Bezerra Gonçalves
    e83777
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133883777
  • A gestão da avaliação pela intermediação planejada nas aprendizagens das crianças na alfabetização

    Renata Araújo Jatobá de Oliveira, Magna do Carmo Silva
    e754189
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133875419
  • Estudos baseados na prática para uma aprendizagem baseada em competências

    Victor Cecchini de Farias, Camilla Rodrigues Netto da Costa Rocha, Iara Cristina de Fátima Mola, Rodrigo Guimarães Motta
    e74370
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133874370
  • O jiu jitsu como ferramenta pedagógica e organizacional auxiliar ao desenvolvimento pleno da vida

    Roberto Cavallari Filho, Norberto de Carvalho Nunes, Osmar Moraes Neto, Victória Lemos
    e74250, p. 1-24
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133874250
  • Desafios à permanência e agendas de acolhimento no mestrado profissional

    Karen Mariane Petry Welter Vieira, Ana Carla Hollweg Powaczuk
    e73675, p. 1-20
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133873675
  • O impacto da Covid-19 na produtividade docente feminina na pós-gradução em ciências humanas na UFS (2019-2021)

    Janaina Cardoso de Mello
    e73605, p. 1-24
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133873605
  • Perfil dos egressos dos cursos de engenharia e licenciatura: um estudo no campus Bagé da Universidade Federal do Pampa

    Guilherme Goergen, Anderson Luis Jeske Bihain, Leandro Blass, Claudio Sonaglio Albano
    e74541, p. 1-16
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133874541
  • O efeito escola sobre o desempenho dos alunos gaúchos: uma análise a partir da auto-avaliação institucional

    Marília Patta Ramos, Lauren Xerxenevsky, Mateus Saraiva
    e74095, p. 1-16
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133874095
  • Prever e melhorar o desempenho dos alunos com o uso combinado de aprendizagem de máquina e GPT

    Maurilio Benevento, Fernando de Souza Meirelles
    e74348, p. 1-22
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133874348
  • Feedback da avaliação: perspectiva inclusiva da criança em contextos da educação infantil e transtorno do espectro autista

    Francerly Cardoso da Cruz, Geraldo Eustáquio Moreira
    e74143, p. 1-25
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133874143
  • Suporte a transferência de treinamento: uma avaliação no âmbito de uma autarquia federal

    Sâmela de Souza Costa Marques, Lúcia Regina Goulart Vilarinho
    e74192, p. 1-13
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133874192
  • Análise da qualidade de vida de vigilantes atuantes numa instituição de ensino superior

    Sabrina Bianca da Silva Alves, Laura Cristina Barra Raiol, Hudson Augusto Silva de Castro, Harley dos Santos Martins
    e73537, p. 1-11
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133873537
  • Compras na universidade pública: qualidade do gasto ou corrida de obstáculos?

    Carlos Eduardo Cardoso de Oliveira, Antônio de Macêdo Mota Júnior
    e71738, p. 1-21
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133871738
  • As taxonomias de Bloom e Solo no planejamento do ensino de habilidades e competências em aprendizado de máquina

    Léo Manoel Lopes da Silva Garcia, Daiany Francisca Lara, Raquel Salcedo Gomes
    e71873, p. 1-22
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133871873
  • Radiologia forense: o caso da disciplina que foi transformada em RPG

    Sergio Ricardo Rios Nascimento
    e71897, p. 1-9
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133871897

Memorial de carreira docente

  • Ensinar a cuidar e cuidar ensinando crianças, adolescentes e famílias: um sonho de infância que se tornou realidade

    Eliane Tatsch Neves
    e84845
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133884845
  • Um olhar inaugural, portas que se abrem e se fecham: uma docência vivida com intensidade

    Viviane Ache Cancian
    e84800
    DOI: https://doi.org/10.5902/2318133884800

Depoimentos e dissertações