Suporte a transferência de treinamento: uma avaliação no âmbito de uma autarquia federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133874192

Palavras-chave:

Avaliação., Treinamento em serviço., Suporte à transferência de treinamento.

Resumo

Por meio deste texto, apresenta-se resultados de um estudo pelo qual se avaliou o suporte à transferência de treinamento após a conclusão de um curso. Baseou-se no Modelo Integrado de Avaliação no Impacto de Treinamento - Modelo Impact -, o qual analisa a dependência entre os resultados de um treinamento e a existência de um ambiente organizacional favorável ao desempenho dos seus participantes. A abordagem avaliativa focalizou os participantes do curso, com dados coletados junto a trinta sujeitos por meio de uma escala de suporte à transferência, testada e validada semântica e estatisticamente. Entre os resultados situa-se a posição intermediária do suporte psicossocial dado pela instituição, o que aponta a importância de se refletir sobre o valor que pode ser agregado nos processos de trabalho por meio de capacitações que extrapolem a sala de aula.

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Biografia do Autor

Lúcia Regina Goulart Vilarinho, Fundação Cesgranrio

Doutora e Mestre em Educação pela UFRJ; professora aposentada da Faculdade de Educação da UFRJ; professora do PPGE-Universdade Estácio de Sá; professora do Curso de Mestado Profissional em Avaliação da Fundação Cesgarnrio

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Publicado

26-03-2023

Como Citar

Marques, S. de S. C., & Vilarinho, L. R. G. (2023). Suporte a transferência de treinamento: uma avaliação no âmbito de uma autarquia federal. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e74192, p. 1–13. https://doi.org/10.5902/2318133874192