Perfil dos egressos dos cursos de engenharia e licenciatura: um estudo no campus Bagé da Universidade Federal do Pampa
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133874541Palavras-chave:
egressos, ensino superior, mundo do trabalho, empreendedorismo, desenvolvimento regionalResumo
Realizar o acompanhamento dos egressos de uma instituição de ensino superior é um componente importante em sua gestão, tanto para atestar a qualidade da formação, quanto para realizar a autoavaliação e rever suas políticas educacionais. Este trabalho teve como objetivo identificar o perfil do egresso da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé, sob aspectos como mundo do trabalho, perfil empreendedor e situação socioeconômica familiar. Foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, a partir de dados coletados por intermédio de um questionário eletrônico. Destacamos como principais resultados, identificar o perfil do egresso, evidenciar a fragilidade social e econômica da região, a importância da universidade na vida profissional dos egressos e sua contribuição para o desenvolvimento regional.
Downloads
Referências
ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Estudo de egressos de cursos de graduação: subsídios para a autoavaliação e o planejamento institucionais. Educar em Revista [online], Curitiba, n. 54, 2014, p. 203-219. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.36720
BRASIL. Lei n. 11.640, de 11 de janeiro de 2008: Institui a Fundação Universidade Federal do Pampa - Unipampa e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 2008.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Congresso Nacional, 1966.
CABRAL, Thiago Luiz de Oliveira; SILVA, Fernanda Cristina da; PACHECO, Andressa Sasaki Vasques. As universidades e o relacionamento com seus ex-alunos: uma análise de portais online de egressos. Revista Gestão Universitária na América Latina - Gual, Florianópolis, v. 9, n. 3, 2016, p. 157-173. DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n3p157
CALBINO, Daniel; CASTRO, Priscila da Silva; GONÇALVES, Edinalva Rodrigues; SABINO, Geruza Tomé. Avaliação dos egressos de engenharias: um estudo a partir da inserção e desafios no mercado das primeiras turmas da UFSJ (2013-2017). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 25, 2020, p. 477-500. DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-4077/s1414-40772020000200013
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
DA SILVA, Danielle Chagas Pereira; GRAZZIANO, Carlos Roberto; CARRASCOSA, Andréa Corrêa. 2018: Satisfação profissional e perfil de egressos em fisioterapia. ConScientiae Saúde, São Paulo, v. 17, n. 1, 2018, p. 65-71. DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v17n1.7694
DE OLIVEIRA, Êmila Silveira. Motivação no ensino superior: estratégias e desafios. Revista Contexto & Educação, Ijuí, v. 32, n. 101, 2017, p. 212-232. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.101.212-232
DEVORE, Jay L. Probabilidade e estatística para engenharia e ciências. São Paulo: Cengage, 2018.
FRANCISCO, Anete Maria; DA COSTA, Maria Cristina Guimarães; HAMAMOTO, Cássia Galli; HAFNER, Maria de Lourdes Marmorato Botta. Avaliação da formação de enfermeiros: o reflexo dos métodos de ensino-aprendizagem e pressupostos curriculares na prática profissional. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 21, n. 2, 2016, p. 479-502. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772016000200009
FORGIARINI, Deivid; ALVES, Cinara Neumann; JUNIOR, Paulo Cassanego. Percepções da influência da Universidade Federal do Pampa na formação de capital social na região de fronteira Santana do Livramento/Rivera. Colóquio - Revista do Desenvolvimento Regional, Tuaquara, v. 16, n. 1, 2019, p. 205-227. DOI: https://doi.org/10.26767/1210
GIACOMIN, Camila; SIMON, Lilian Wrzesinski; TOSTA, Kelly Cristina Benetti Tonani. Perfil e perspectivas dos egressos do curso de Administração da UFFS: um estudo realizado no campus Chapecó/SC. Revista Gestão Universitária na América Latina - Gual, Florianópolis, v. 12, n. 2, 2019, p. 183-205. DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2019v12n2p183
GIAROLA, Pollyana Gerola; FIATES, Gabriela Gonçalves Silveira; DUTRA, Ademar; MARTINS, Cristina; LEITE, André. Empreendedorismo inovador gerado pelas universidades: mapeamento da produção científica. Revista Contemporânea em Administração, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, 2013, p. 41-60. DOI: https://doi.org/10.12712/rpca.v7i2.171
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2017.
LIMA, Leonardo Araújo; ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Acompanhamento de egressos: subsídios para a avaliação de instituições de ensino superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 23, 20118, p. 104-125. DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772018000100007
MARCHIORO, Dáfni Fernanda Zenedin et al. A Unipampa no contexto atual da educação superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 12, n. 4, 2007, p. 703-717. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772007000400008
MARCOS, Flávia Alexandrina Coelho Marcos; MARIANO, Sandra, Regina Holanda. A educação para o empreendedorismo contribui para o desenvolvimento de carreira? A perspectiva dos egressos de um curso de nível superior. Cadernos de Gestão e Empreendedorismo, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, 2022, p. 21-33. DOI: https://doi.org/10.32888/cge.v10i1.52220
MCDEARMON, J. Travis. Hail to thee, our alma mater: alumni role identity and the relationship to institutional support behaviors. Research in Higher Education, Peabody, v. 54, 2012, p. 283-302, 2012. Disponível em: http://link.springer.com/article/10.1007/s11162-012-9271-6gt. Acesso em 13 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s11162-012-9271-6
MEIRA, Maria Dyrce Dias; KURCGANT, Paulina. Avaliação de curso de graduação segundo egressos. Revista da Escola de Enfermagem da USP [online]. São Paulo, v. 43, n. 2, 2009, p. 481-485. DOI: https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000200031
NUNES, Daniel de Freitas. Quem quer ser professor no Brasil: uma análise a partir de variáveis socioeconômicas de estudantes de licenciatura. Brasília: UNB, 2015. 126f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Brasília.
PALMEIRA, Robson Lima; DE LIMA, Damião; ADRIANO, Maria Soraya Pereira Franco. Criação e validação de um instrumento de acompanhamento de egressos do ensino profissional e tecnológico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 41, 2020, p. 367-388. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6423
RANKING 2022. Ranking das universidades empreendedoras. Disponível em: https://universidadesempreendedoras.org/ranking. Acesso em 9 jul. 2022.
R CORE TEAM (2022). R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. Disponível em: https://www.R-project.org/ . Acesso em 10 jul. 2020.
RSTUDIO TEAM (2019). RStudio: Integrated Development for R. RStudio, Inc., Boston, MA. Disponível em: http://www.rstudio.com/ . Acesso em 10 jul. 2020.
SAMPAIO, Marcus Vinicius Duarte et al. Empregabilidade e perfil da inserção de egressos do IFRN no mercado de trabalho. CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 8, 2013. Anais ... Salvador: IFBA, 2013.
SANTOS, Daniella Haendchen; LENZI, Fernando César. Produção científica em empreendedorismo nas universidades brasileiras: os pesquisadores expoentes na área. Revista Capital Científico, Guarapuava, v. 16, n. 4, 2018, p. 26-42.
STAL, Eva; ANDREASSI, Tales; FUJINO, Asa. The role of university incubators in stimulating academic entrepreneurship. Revista de Administração e Inovação, Guarapuava, v. 13, 2016, p. 26-42. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rai.2016.01.004
UNIPAMPA. Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023. Bagé: Unipampa, 2019. Disponível em https://sites.unipampa.edu.br/proplan/files/2019/09/pdi-2019-2023-publicacao.pdf . Acesso em 28 jul. 2022.
VARGAS, Michely de Lima Ferreira. Ensino superior, assistência estudantil e mercado de trabalho: um estudo com egressos da UFMG. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 16, 2011, p. 149-163. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772011000100008
WICKHAM, Hadley et al. Welcome to the tidyverse. Journal of Open Source Software, New York City, v. 4, n. 43, 2019, p. 1686. Disponível em http://www.theoj.org/joss-papers/joss.01686/10.21105.joss.01686.pdf. Acesso em 9 ago. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.