Perfil dos egressos dos cursos de engenharia e licenciatura: um estudo no campus Bagé da Universidade Federal do Pampa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133874541

Palavras-chave:

egressos, ensino superior, mundo do trabalho, empreendedorismo, desenvolvimento regional

Resumo

Realizar o acompanhamento dos egressos de uma instituição de ensino superior é um componente importante em sua gestão, tanto para atestar a qualidade da formação, quanto para realizar a autoavaliação e rever suas políticas educacionais. Este trabalho teve como objetivo identificar o perfil do egresso da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé, sob aspectos como mundo do trabalho, perfil empreendedor e situação socioeconômica familiar. Foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, a partir de dados coletados por intermédio de um questionário eletrônico. Destacamos como principais resultados, identificar o perfil do egresso, evidenciar a fragilidade social e econômica da região, a importância da universidade na vida profissional dos egressos e sua contribuição para o desenvolvimento regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Goergen, Universidade Federal do Pampa

Professor na Unipampa, campus Bagé/RS.

Anderson Luis Jeske Bihain, Universidade Federal do Pampa

Professor na Unipampa, campus Bagé/RS.

Leandro Blass, Universidade Federal do Pampa

Professor na Unipampa, campus Bagé/RS.

Claudio Sonaglio Albano, Universidade Federal do Pampa

Professor na Unipampa, campus Bagé/RS.

Referências

ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Estudo de egressos de cursos de graduação: subsídios para a autoavaliação e o planejamento institucionais. Educar em Revista [online], Curitiba, n. 54, 2014, p. 203-219. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.36720

BRASIL. Lei n. 11.640, de 11 de janeiro de 2008: Institui a Fundação Universidade Federal do Pampa - Unipampa e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 2008.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Congresso Nacional, 1966.

CABRAL, Thiago Luiz de Oliveira; SILVA, Fernanda Cristina da; PACHECO, Andressa Sasaki Vasques. As universidades e o relacionamento com seus ex-alunos: uma análise de portais online de egressos. Revista Gestão Universitária na América Latina - Gual, Florianópolis, v. 9, n. 3, 2016, p. 157-173. DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n3p157

CALBINO, Daniel; CASTRO, Priscila da Silva; GONÇALVES, Edinalva Rodrigues; SABINO, Geruza Tomé. Avaliação dos egressos de engenharias: um estudo a partir da inserção e desafios no mercado das primeiras turmas da UFSJ (2013-2017). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 25, 2020, p. 477-500. DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-4077/s1414-40772020000200013

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

DA SILVA, Danielle Chagas Pereira; GRAZZIANO, Carlos Roberto; CARRASCOSA, Andréa Corrêa. 2018: Satisfação profissional e perfil de egressos em fisioterapia. ConScientiae Saúde, São Paulo, v. 17, n. 1, 2018, p. 65-71. DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v17n1.7694

DE OLIVEIRA, Êmila Silveira. Motivação no ensino superior: estratégias e desafios. Revista Contexto & Educação, Ijuí, v. 32, n. 101, 2017, p. 212-232. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.101.212-232

DEVORE, Jay L. Probabilidade e estatística para engenharia e ciências. São Paulo: Cengage, 2018.

FRANCISCO, Anete Maria; DA COSTA, Maria Cristina Guimarães; HAMAMOTO, Cássia Galli; HAFNER, Maria de Lourdes Marmorato Botta. Avaliação da formação de enfermeiros: o reflexo dos métodos de ensino-aprendizagem e pressupostos curriculares na prática profissional. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 21, n. 2, 2016, p. 479-502. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772016000200009

FORGIARINI, Deivid; ALVES, Cinara Neumann; JUNIOR, Paulo Cassanego. Percepções da influência da Universidade Federal do Pampa na formação de capital social na região de fronteira Santana do Livramento/Rivera. Colóquio - Revista do Desenvolvimento Regional, Tuaquara, v. 16, n. 1, 2019, p. 205-227. DOI: https://doi.org/10.26767/1210

GIACOMIN, Camila; SIMON, Lilian Wrzesinski; TOSTA, Kelly Cristina Benetti Tonani. Perfil e perspectivas dos egressos do curso de Administração da UFFS: um estudo realizado no campus Chapecó/SC. Revista Gestão Universitária na América Latina - Gual, Florianópolis, v. 12, n. 2, 2019, p. 183-205. DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2019v12n2p183

GIAROLA, Pollyana Gerola; FIATES, Gabriela Gonçalves Silveira; DUTRA, Ademar; MARTINS, Cristina; LEITE, André. Empreendedorismo inovador gerado pelas universidades: mapeamento da produção científica. Revista Contemporânea em Administração, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, 2013, p. 41-60. DOI: https://doi.org/10.12712/rpca.v7i2.171

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2017.

LIMA, Leonardo Araújo; ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Acompanhamento de egressos: subsídios para a avaliação de instituições de ensino superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 23, 20118, p. 104-125. DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772018000100007

MARCHIORO, Dáfni Fernanda Zenedin et al. A Unipampa no contexto atual da educação superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 12, n. 4, 2007, p. 703-717. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772007000400008

MARCOS, Flávia Alexandrina Coelho Marcos; MARIANO, Sandra, Regina Holanda. A educação para o empreendedorismo contribui para o desenvolvimento de carreira? A perspectiva dos egressos de um curso de nível superior. Cadernos de Gestão e Empreendedorismo, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, 2022, p. 21-33. DOI: https://doi.org/10.32888/cge.v10i1.52220

MCDEARMON, J. Travis. Hail to thee, our alma mater: alumni role identity and the relationship to institutional support behaviors. Research in Higher Education, Peabody, v. 54, 2012, p. 283-302, 2012. Disponível em: http://link.springer.com/article/10.1007/s11162-012-9271-6gt. Acesso em 13 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s11162-012-9271-6

MEIRA, Maria Dyrce Dias; KURCGANT, Paulina. Avaliação de curso de graduação segundo egressos. Revista da Escola de Enfermagem da USP [online]. São Paulo, v. 43, n. 2, 2009, p. 481-485. DOI: https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000200031

NUNES, Daniel de Freitas. Quem quer ser professor no Brasil: uma análise a partir de variáveis socioeconômicas de estudantes de licenciatura. Brasília: UNB, 2015. 126f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Brasília.

PALMEIRA, Robson Lima; DE LIMA, Damião; ADRIANO, Maria Soraya Pereira Franco. Criação e validação de um instrumento de acompanhamento de egressos do ensino profissional e tecnológico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 41, 2020, p. 367-388. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6423

RANKING 2022. Ranking das universidades empreendedoras. Disponível em: https://universidadesempreendedoras.org/ranking. Acesso em 9 jul. 2022.

R CORE TEAM (2022). R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. Disponível em: https://www.R-project.org/ . Acesso em 10 jul. 2020.

RSTUDIO TEAM (2019). RStudio: Integrated Development for R. RStudio, Inc., Boston, MA. Disponível em: http://www.rstudio.com/ . Acesso em 10 jul. 2020.

SAMPAIO, Marcus Vinicius Duarte et al. Empregabilidade e perfil da inserção de egressos do IFRN no mercado de trabalho. CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 8, 2013. Anais ... Salvador: IFBA, 2013.

SANTOS, Daniella Haendchen; LENZI, Fernando César. Produção científica em empreendedorismo nas universidades brasileiras: os pesquisadores expoentes na área. Revista Capital Científico, Guarapuava, v. 16, n. 4, 2018, p. 26-42.

STAL, Eva; ANDREASSI, Tales; FUJINO, Asa. The role of university incubators in stimulating academic entrepreneurship. Revista de Administração e Inovação, Guarapuava, v. 13, 2016, p. 26-42. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rai.2016.01.004

UNIPAMPA. Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023. Bagé: Unipampa, 2019. Disponível em https://sites.unipampa.edu.br/proplan/files/2019/09/pdi-2019-2023-publicacao.pdf . Acesso em 28 jul. 2022.

VARGAS, Michely de Lima Ferreira. Ensino superior, assistência estudantil e mercado de trabalho: um estudo com egressos da UFMG. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 16, 2011, p. 149-163. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772011000100008

WICKHAM, Hadley et al. Welcome to the tidyverse. Journal of Open Source Software, New York City, v. 4, n. 43, 2019, p. 1686. Disponível em http://www.theoj.org/joss-papers/joss.01686/10.21105.joss.01686.pdf. Acesso em 9 ago. 2022.

Downloads

Publicado

01-05-2023

Como Citar

Goergen, G., Bihain, A. L. J., Blass, L. ., & Albano, C. S. (2023). Perfil dos egressos dos cursos de engenharia e licenciatura: um estudo no campus Bagé da Universidade Federal do Pampa. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e74541, p. 1–16. https://doi.org/10.5902/2318133874541