Indicadores de evasão e retenção: estudo do curso de Engenharia de Produção da Unipampa/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133889272

Palavras-chave:

Evasão, Retenção, Ensino Superior

Resumo

As instituições de ensino superior enfrentam um momento desafiador ao conviverem com um grande número estudantes que abandonam ou prolongam o tempo para a conclusão do curso de graduação. Assim, esse estudo teve como principal objetivo identificar os principais fatores que levaram os estudantes a evadirem do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Pampa. A coleta de dados valeu-se de dados secundários, nos sistemas da instituição, e de entrevistas não estruturadas com coordenadores do curso. Os principais resultados revelam que as causas para a evasão são diversas, dentre elas destacam-se: dificuldades de entendimento dos conteúdos, indisponibilidade de tempo, necessidade de residir em outra cidade, além da necessidade de conciliar vida pessoal e profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Gobbi de Boer Garbin, Universidade Federal do Pampa

Fernanda Gobbi de Boer Garbin

Professora do curso de Engenharia de Produção. Universidade Federal do Pampa.

Graduada em engenharia de Produção (PUC/RS); Mestre em Engenharia de Produção (UFRGS/RS); Doutora em Educação (PUC/RS).

ORCID: 0000-0001-9398-3429.

Endereço: Avenida Maria Anunciação Gomes de Godoy, 1650

Bairro Malafaia

CEP: 96413-170 - Bagé/RS

E-mail: fernandagarbin@unipampa.edu.br

Claudio Sonaglio Albano, Universidade Federal do Pampa

Administração de Empresas

Engenharia de Produção

Sistemas de Informação e Esttratégia Organizacional

Carla Beatriz da Luz Peralta, Universidade Federal do Pampa

Carla Beatriz da Luz Peralta

Professora do curso de Engenharia de Produção. Universidade Federal do Pampa.

Graduado em Engenharia de produção (UNIPAMPA/RS); Mestre em Engenharia de produção (UFSC/SC); Doutora em Engenharia de produção (UFRGS/RS).

ORCID: 0000-0002-2037-5278

Endereço: Avenida Maria Anunciação Gomes de Godoy, 1650

Bairro Malafaia

CEP: 96413-170 - Bagé/RS

E-mail: carlaperalta@unipampa.edu.br

Lilian Gonçalves da Silva Azambuja, Universidade Federal do Pampa

Lilian Gonçalves da Silva Azambuja

Graduanda em Engenharia de Produção (UNIPAMPA/RS).

ORCID: 0009-0003-8957-8633

Endereço: Avenida Maria Anunciação Gomes de Godoy, 1650

Bairro Malafaia

CEP: 96413-170 - Bagé/RS

E-mail: lilianazambuja.aluno@unipampa.edu.br

Referências

ABEPRO. Áreas e subáreas de engenharia de produção. Rio de Janeiro: Abepro, 2014. Disponível em: http://www.abepro.org.br/interna.asp?c=362#:~:text=Conjunto%20de%20ferramentas%20e%20processos,participa%C3%A7%C3%A3o%20das%20diversas%20%C3% A1reas%20funcionais. Acesso em: 12 jun. 2024.

ABPMP. BPM CBOK: guia para o gerenciamento de processos de negócio. ABPMP, 2013.

ALMEIDA, Alijan. Santos; PORTELA, Eunice. Nóbrega; SILVA, Dirce. Maria. da. Fundamentos da gestão de processos de negócio. Revista Processus de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social, Brasília, 2021, p. 121-132.

ALMEIDA, Edilson Coutinho de. Retenção de discentes no curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas: uma análise dos ingressantes de 2016. Manaus: Ufam, 2023. 55f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Biblioteconomia) – Universidade Federal do Amazonas.

ARAUJO, Ana Carolina da Costa; SILVA, Thales Fabricio da Costa; PEDERNEIRAS, Marcleide Maria Macêdo. Percepção de docentes acerca da evasão universitária. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ., Santa Maria, v. 11, n. 20, 2022, p. 1-20.

ARAÚJO, Ana Clésia Pereira de; MARIANO, Francisca Zilano; OLIVEIRA, Celina Santos de. Determinantes acadêmicos da retenção no Ensino Superior. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 29, n. 113, 2021, p. 1045-1066.

BALDAM, Roquemar. Gerenciamento de processos de negócios: BPM. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

BARDIN. Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BARROS, Emanuel Victor de Moura Oliveira; MILAN, Gabriel Sperandio; CABRAL, Patrícia Martins Fagundes; BRAMBILLA, Flávio Régio. A retenção de clientes (alunos) de uma instituição de ensino superior no âmbito de um curso de graduação. Revista de Gestão e Secretariado, Florianópolis, v. 15, 2024, p. e3916.

BROCKE, Jan Vom; ROSEMANN, Michael. Manual de BPM: gestão de processos de negócios. Porto Alegre: Bookman, 2013.

CARVALHO, Lygia Maria Valença de. As representações sociais da retenção acadêmica e suas relações com os processos avaliativos por estudantes de cursos de engenharia. Recife: UFPE, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco.

CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 295-316.

COSTA, Francisco José; DIAS, José Jorge Lima. Avaliação da formação superior pelo discente: proposta de um instrumento. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 25, n. 2, 2020, p. 275–296.

CUNHA, João Paulo Alves et al. Fatores associados à retenção e intencionalidade de evasão nos cursos de Farmácia de uma universidade pública do nordeste brasileiro. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 39, 2023, p. e36898.

FAVA, Helder de Lima; CINTRA, Renato Fabiano. Indicadores na assistência estudantil: análise nas universidades federais brasileiras. Revista Ciências Administrativas, Fortaleza, v. 28, 2022, p. e12649.

FILHO, Milton Cordeiro Farias; FILHO, Emílio José Monteiro Arruda. Planejamento da pesquisa científica. São Paulo: GEN, 2015.

GARCIA, Renata de Aguiar; CASTRO, Maria Cristina Drummond; RAMOS FILHO, Américo da. A gestão de conhecimento refinando a gestão de processos: mapeando processos acadêmicos nas coordenações de cursos de licenciaturas. Igapó, Natal, 1, v. 18, n. 2024, p. 190-216.

HAIR, Junior Joseph F; BABIN, Barry; MONEY, Arthur H; SAMOUEL, Philip. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman; 2005.

INEP. Sistema nacional de avaliação do ensino superior: diretrizes gerais. Brasília: Inep, 2003. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/sinaes.pdf. Acesso em: 3 abr. 2024.

MATIAS-PEREIRA, José. Manual de metodologia da pesquisa científica. São Paulo: GEN, 2016.

MÁXIMO, Ricardo de Oliveira; CARVALHO, Luciana; LOPES, José Eduardo Ferreira; RIBEIRO, Karen Cristina de Souza. Evasão e retenção no ensino superior: fatores socioeconômicos regionais e gestão de custos como determinantes da trajetória acadêmica. Revista de Gestão e Secretariado, Florianópolis, v. 15, n. 3, 2025, p. e3615.

OLIVEIRA, Adelino Ricardo Gonçalves de. Modelagem de Processos com BPMN. São Paulo: Novatec, 2014.

PINHEIRO, Cristiane Borges; RIBEIRO, Jorge Luiz Loreldo de Sales; FERNANDES, Sérgio Augusto. Franco. Modelos teóricos da evasão no ensino superior e notas sobre o contexto nacional. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 28, 2023, p. e023015.

SANTOS, Cidmar Ortiz dos; BORGES, Reinaldo; PEREIRA JUNIOR, Edson. Hermenegildo; KUNH, Peterson Diego; SANTOS, José Airton Azevedo dos. Evasão no ensino superior brasileiro: uma percepção das predisposições, causas e consequências. Revista de Gestão e Secretariado, Florianópolis, v. 15, n. 2, 2024, p. e3515.

SANTOS, Cidmar Ortiz dos; PILATTI, Luiz Alberto; BONDARIK, Roberto. Evasão no ensino superior brasileiro: conceito, mensuração, causas e consequências. Debates em Educação, Macéio, v. 14, n. 35, 2022, p. 294-314.

SILVA, Fábio Guimarães; MEDEIROS, Marcos Fernando Machado de. Proposta de melhoria no processo de aquisição de materiais de uma instituição federal de ensino superior com base no Business Process Management (BPM). Revista Inovação, Projetos e Tecnologias, São Paulo, v. 10, n. 2, 2022, p. 126-147.

SORDI, José Osvaldo de. Gestão por processos: uma abordagem da moderna administração. Rio de Janeiro: Alta Books, 2022.

UNIPAMPA. Projeto pedagógico do curso. Bagé: Unipampa, 2022. Disponível em: https://dspace.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/94/5/PPC%20Engenharia%20de%20Produ%c3%a7%c3%a3o%20-%20vers%c3%a3o%202023. Acesso em: 5 mar. 2024.

UNIPAMPA. Resolução Consuni n. 29: normas básicas de graduação. Bagé: Unipampa, 2010. Disponível em: https://sites.unipampa.edu.br/consuni/files/2019/11/res--29_2011-normas-basicas-de-graduacao-alterada-pela-res--260.pdf. Acesso em: 5 mai. 2024.

UNIPAMPA. Resolução Consuni n. 300: programa de combate a evasão e retenção. Bagé: Unipampa, 2020. Disponível em: https://sites.unipampa.edu.br/consuni/files/2020/12/res--300_2020-resolucao-retencao-e-evasao.pdf. Acesso em: 5 mai. 2024.

Downloads

Publicado

04-12-2024

Como Citar

Garbin, F. G. de B., Albano, C. S., Peralta, C. B. da L., & Azambuja, L. G. da S. (2024). Indicadores de evasão e retenção: estudo do curso de Engenharia de Produção da Unipampa/RS. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e89272. https://doi.org/10.5902/2318133889272