Estudos baseados na prática para uma aprendizagem baseada em competências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133874370

Palavras-chave:

Estudos Baseados na Prática. Administração. Aprendizagem na Prática. Competências. Caso de Ensino.

Resumo

Diante da lacuna existente no ensino formal quanto à dissonância entre a aprendizagem e o desenvolvimento de competências, investigou-se como o método caso de ensino corrobora com os estudos baseados na prática, colocando a prática como prioritária para a compreensão da aprendizagem e do desenvolvimento de competências dos alunos. O estudo demonstra a contribuição do método Caso de Ensino Inspiracional para o processo de ensino-aprendizagem de acordo com quatro categorias: aprendizagem prática; teorias subordinadas à prática; desafio interessante e engajamento. Os resultados indicam que o caso de ensino permite articular as quatro categorias e que esta articulação contribui para uma aprendizagem baseada em competências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Cecchini de Farias, Escola Germinare

Escola Germinare.

Camilla Rodrigues Netto da Costa Rocha, Escola Germinare

Doutora e mestre em Comunicação e Práticas de Consumo, pós-doutoranda em Administração, atua como professora de Negócios na Escola Germinare.

 

Iara Cristina de Fátima Mola, Escola Germinare

Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem e doutoranda em Letras, atua como especialista em comunicação na Escola Germinare.

Rodrigo Guimarães Motta, Escola Germinare

Mestre e doutor em Administração, atua como diretor da Academia Seara Flora na Escola Germinare.

Referências

ALBERTON, Anete; SILVA, Anielson. Barbosa da. Como escrever um bom caso para ensino? Reflexões sobre o método. RAC, Rio de Janeiro, v. 22, n. 5, 2018, p. 745-761.

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BENDER, Wiliam. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.

BISPO, Marcelo. Estudos baseados em prática: conceitos, história e perspectivas. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, Salvador, v. 2, n. 1, 2013, p. 13-33.

CESAR, Ana Maria Roux Valentini Coelho. Método do estudo de caso (case studies) ou método do caso (teaching cases): uma análise dos dois métodos no ensino e pesquisa em Administração. REMAC - Revista Eletrônica Mackenzie de Casos, São Paulo, v. 1, n. 1, 2005, p. 129-143.

CRESWELL, John. Ward; CRESWELL, John. David. Projeto de Pesquisa - métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Bookman, 2021.

DAVID, Jane. Project-based learning: teaching students to think. Alexandria, [s.l.], v. 66, n. 5, 2008, p. 80-82.

DEWEY, John. How we think. Lexington: D. C. Heath, 1933.

DURANTE, Daniela. Giareta. et al. Aprendizagem organizacional na abordagem dos estudos baseados em prática: revisão da produção científica. RAM - Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 20, n. 2, 2019, p. 1-27.

GHERARDI, Silvia; STRATI, Antonio. (org.). Administração e aprendizagem na prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

LOHMAN, Margaret. Environmental inhibitors to informal learning in the workplace: a case study of public school teachers. Adult Education Quarterly, Sage Journal, v. 50, n. 2, 2000, p. 83-101.

MOTTA, Rodrigo. Guimarães; CORÁ, Maria Amélia Jundurian. Teoria do esportismo e as Economíadas: evento de festa e esporte universitário em São Paulo. Pensamento & Realidade, São Paulo, v. 34, n. 1, 2019, p. 94-110.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

SCHATZKI, Theodore. A Primer on Practices. In: HIGGS, Joy; BARNETT, Rubin; BILLET, Stephan; HUTCHINGS, Michael; TREDE, Franziska (eds.). Practice-based education: perspectives and strategies. Rotterdam: Sense Publishers, 2012. p. 13-26.

SOUZA-SILVA, Jader. Cristino de; DAVEL, Eduardo. Da ação à colaboração reflexiva em comunidades de prática. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 47, n. 3, 2007, p. 53-65.

VENTURA, Magda Maria. O estudo de caso como modalidade de pesquisa. Revista SOCERJ, Rio de Janeiro, v. 20, n. 5, 2007, p. 383-386.

YIN, Robert. Case study research: design and methods. Thousand Oaks: Sage Publications, 2002.

Downloads

Publicado

12-06-2023

Como Citar

Farias, V. C. de, Rocha, C. R. N. da C., Mola, I. C. de F., & Motta, R. G. (2023). Estudos baseados na prática para uma aprendizagem baseada em competências . Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e74370. https://doi.org/10.5902/2318133874370