Contexto socioeconômico e infraestrutura escolar no desempenho acadêmico: revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133884346

Palavras-chave:

Infraestrutura escolar, Socioeconômico, Desempenho escolar, Revisão sistemática

Resumo

Por meio deste estudo, apresenta-se revisão sistemática da literatura sobre as características socioeconômicas e de infraestrutura relacionadas ao desempenho escolar dos alunos de educação básica ao redor do mundo, estabelecendo discussões conceituais e críticas em torno dessas relações. Foram realizadas duas revisões sistemáticas da literatura para o mesmo estudo com cada contexto específico, definindo planejamento e condução da revisão. Embora a influência dos dois contextos no desempenho acadêmico do aluno varie, resultados sugerem que os contextos possuem um papel importante no desempenho do aluno.  Dessa forma, pretende-se contribuir para o progresso do conhecimento em estudos referentes à gestão educacional e a tomada de decisão nas políticas públicas de educação básica. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taynara Roberta Fernandes, Universidade de São Paulo

Mestranda em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP) e linha de pesquisa em Estudos Organizacionais e Políticas Públicas. Graduada em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua como Bolsista pesquisadora do Laboratório Open Innovation no Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto. Atua como pesquisadora do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPublic) da Universidade de São Paulo (USP). Participou do programa de Mobilidade Internacional da Universidade, em que cursou um semestre da graduação na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve (UALG), em Faro, Portugal. Também cursou um semestre de Licence 3 - Gestion et Sciences Sociales do Institut dAdministration des Entreprises (IAE) pela Université de Lille 1, Lille, França.

Claudia Souza Passador, Universidade de São Paulo

Socióloga, jornalista, Mestre em Governo e Administração Pública; doutora em Educação; Pós-doutorado em Administração Pública. Professora associada; Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Coordenadora do Núcleo de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (GPUBLICIEA/USP); Brasil. Pesquisadora Sênior FAO (ONU).

Referências

AGASISTI, Tommaso; ZOIDO, Pablo. The efficiency of schools in developing countries, analysed through PISA 2012 data. Socio-Economic Planning Sciences, v. 68, 2019, p. 100711. DOI: https://doi.org/10.1016/j.seps.2019.05.002

BARRA, Cristian; BOCCIA, Marinella. What matters in educational performance? Evidence from OECD and non-OECD countries. Quality & Quantity, v. 56, n. 6, 2022, p. 4335-4394. DOI: https://doi.org/10.1007/s11135-022-01322-y

BASSETTO, Camila Fernanda. Background familiar e desempenho escolar: uma abordagem com variáveis binárias a partir dos resultados do Saresp. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 36, 2019, p. 01-18. DOI: https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0077

BELMONTE, Alessandro et al. School infrastructure spending and educational outcomes: Evidence from the 2012 earthquake in Northern Italy. Economics of Education Review, v. 75, 2020, p. 101951. DOI: https://doi.org/10.1016/j.econedurev.2019.101951

BROOKE, Nigel; SOARES, José Francisco. Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: UFMG, 2008.

CASTRO, Maria Helena. A Consolidação da Política de Avaliação da Educação Básica no Brasil. Revista Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 3, 2009, p. 271-296.

CONSIDINE, Gillian; ZAPPALÀ, Gianni. The influence of social and economic disadvantage in the academic performance of school students in Australia. Journal of sociology, v. 38, n. 2, 2002, p. 129-148. DOI: https://doi.org/10.1177/144078302128756543

COSTA, Frederico; CASTANHAR, José. Avaliação de programas públicos: desafios conceituais e metodológicos. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 37, n. 5, 2003, p. 969-992.

CULLINAN, John; DENNY, Kevin; FLANNERY, Darragh. A distributional analysis of upper secondary school performance. Empirical Economics, v. 60, n. 2, 2021, p. 1085-1113. DOI: https://doi.org/10.1007/s00181-019-01756-8

DAEB. Relatório do Brasil no Pisa. 2018. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/relatorio_brasil_no_pisa_2018.pdf. Acesso em 19 abr. 2022.

DANIELE, Vittorio. Socioeconomic inequality and regional disparities in educational achievement: The role of relative poverty. Intelligence, v. 84, 2021, p. 101515. DOI: https://doi.org/10.1016/j.intell.2020.101515

DE ANDRADE, Raphael Rodrigues; DE CAMPOS, Luís Henrique Romani; DA COSTA, HEITOR Victor Veiga. Infraestrutura escolar: uma análise de sua importância para o desempenho de estudantes de escolas públicas. Ciência & Trópico, v. 45, n. 1, 2021, p. 159-190. DOI: https://doi.org/10.33148/cetropicov45n1(2021)art9

DE PAULA, Josiane Souza. Elementos associados à proficiência em Matemática: um estudo aplicado as escolas públicas em Alagoas. Diversitas Journal, v. 6, n. 1, 2021, p. 1114-1141. DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1487

DIAS, Bruno Francisco Batista; MARIANO, Sandra Regina Holanda; CUNHA, Robson Moreira. Educação básica na América Latina: uma análise dos últimos dez anos a partir dos dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 11, n. 4, 2017, p. 1-26. DOI: https://doi.org/10.12712/rpca.v11i4.1065

DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cad. CEDES, Campinas, v. 29, n. 78, 2009, p. 201-215. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622009000200004

ENGZELL, Per; FREY, Arun; VERHAGEN, Mark D. Learning loss due to school closures during the COVID-19 pandemic. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 118, n. 17, 2021, p. e2022376118. DOI: https://doi.org/10.1073/pnas.2022376118

ERDEM, Cahit; KAYA, Metin. Socioeconomic status and wellbeing as predictors of students’ academic achievement: evidence from a developing country. Journal of Psychologists and Counsellors in Schools, 2021, p. 1-19. DOI: https://doi.org/10.1017/jgc.2021.10

GARCIA, Ricardo Alexandrino; RIOS-NETO, Eduardo Luiz Gonçalves; MIRANDA-RIBEIRO, Adriana de. Efeitos rendimento escolar, infraestrutura e prática docente na qualidade do ensino médio no Brasil. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 38, 2021, p. 1-32. DOI: https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0152

GREENWALD, Rob; HEDGES, Larry V; LAINE, Richard D. The effect of school resources on student achievement. Review of educational research, v. 66, n. 3, 1996, p. 361-396. DOI: https://doi.org/10.3102/00346543066003361

GREWENIG, Elisabeth et al. COVID-19 and educational inequality: How school closures affect low-and high-achieving students. European economic review, v. 140, 2021, p. 103920. DOI: https://doi.org/10.1016/j.euroecorev.2021.103920

GUEDES, Thiago de Andrade; LEMOS, Katarina Rosa; LACRUZ, Adonai José. Modelo de regressão logística aplicado na classificação do desempenho de alunos do 5º ano do ensino fundamental de escolas estaduais do Espírito Santo no Saeb. Navus: Revista de Gestão e Tecnologia, v. 11, n. 1, 2021, p. 8-19. DOI: https://doi.org/10.22279/navus.2021.v11.p01-18.1444

GUSTAFSSON, Jan-Eric; YANG HANSEN, Kajsa. Changes in the impact of family education on student educational achievement in Sweden 1988-2014. Scandinavian Journal of Educational Research, v. 62, n. 5, 2018, p. 719-736. DOI: https://doi.org/10.1080/00313831.2017.1306799

HAECK, Catherine; LEFEBVRE, Pierre. Pandemic school closures may increase inequality in test scores. Canadian Public Policy, v. 46, n. S1, 2020, p. S82-S87. DOI: https://doi.org/10.3138/cpp.2020-055

HANUSHEK, Eric A. The economics of schooling: Production and efficiency in public schools. Journal of economic literature, Washington, v. 24, n. 3, 1986, p. 1141-1177.

HARWELL, Michael et al. The surprisingly modest relationship between SES and educational achievement. The Journal of Experimental Education, v. 85, n. 2, 2017, p. 197-214. DOI: https://doi.org/10.1080/00220973.2015.1123668

HOPFENBECK, Therese N. et al. Lessons learned from PISA: A systematic review of peer-reviewed articles on the programme for international student assessment. Scandinavian Journal of Educational Research, v. 62, n. 3, 2018, p. 333-353. DOI: https://doi.org/10.1080/00313831.2016.1258726

HU, Wanyang; WANG, Rui. Segregation in urban education: evidence from public schools in Shanghai, China. Cities, v. 87, 2019, p. 106-113. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cities.2018.12.031

JAMIL, Muhammad; MUSTAFA, Ghulam; ILYAS, Muhammad. Impact of school infrastructure and pedagogical materials on its academic performance: Evidence from Khyber Pakhtunkhwa. FWU Journal of Social Sciences, Pexauar, v. 12, n. 1, 2018, p. 42-55.

JUNIOR, Paulo Lima; JUNIOR, Jailton Correia Fraga. Qual é o efeito da desigualdade social no desempenho em ciências dos estudantes brasileiros? Uma análise do Exame Nacional do Ensino Médio (2012-2019). Investigações em Ensino de Ciências, v. 26, n. 1, 2021, p. 110-126. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p110

KAFFENBERGER, Michelle. Modelling the long-run learning impact of the Covid-19 learning shock: Actions to (more than) mitigate loss. International Journal of Educational Development, v. 81, 2021, p. 102326. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijedudev.2020.102326

KAFLE, Kashi; JOLLIFFE, Dean; WINTER-NELSON, Alex. Do different types of assets have differential effects on child education? Evidence from Tanzania. World Development, v. 109, 2018, p. 14-28. DOI: https://doi.org/10.1016/j.worlddev.2018.04.006

KIM, Sung Won; CHO, Hyunsun; KIM, Lois Y. Socioeconomic status and academic outcomes in developing countries: A meta-analysis. Review of Educational Research, v. 89, n. 6, 2019, p. 875-916. DOI: https://doi.org/10.3102/0034654319877155

LAROS, Jacob Arie; MARCIANO, João Luiz; ANDRADE, Josemberg Moura de. Fatores associados ao desempenho escolar em Português: um estudo multinível por regiões. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 20, n. 77, 2012, p. 623-646. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362012000400002

LIU, Juan; PENG, Peng; LUO, Liang. The relation between family socioeconomic status and academic achievement in China: A meta-analysis. Educational Psychology Review, v. 32, n. 1, 2020, p. 49-76. LIU, Yulan; DENG, Zihong; KATZ, Ilan. Transmission of Educational Outcomes Across Three Generations: Evidence From Migrant Workers’ Children in China. Applied Research in Quality of Life, 2021, p. 1-33. DOI: https://doi.org/10.1007/s10648-019-09494-0

MALDONADO, Joana; DE WITTE, Kristof. The effect of school closures on standardised student test. British Educational Research Journal, cidade??, 2020, p. 49-94. DOI: https://doi.org/10.1002/berj.3754

MELO, Rafael Oliveira et al. Impacto das variáveis socioeconômicas no desempenho do Enem: uma análise espacial e sociológica. Revista de Administração Pública, v. 55, 2021, p. 1271-1294. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-761220200843

MERRY, Joseph J; CONDRON, Dennis J; TORRES, Nick. A comparative analysis of early childhood socioeconomic conditions and educational achievement 15 years later. International Journal of Comparative Sociology, v. 61, n. 6, 2020, p. 389-411. DOI: https://doi.org/10.1177/0020715220983402

MEC. Resolução CNE/CP n. 02/2017, de 22 de dezembro de 2017: institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular. Brasília: CNE, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79631-rcp002-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 31 mar. 2022.

MUELLE, Luis. Factores socioeconómicos y contextuales asociados al bajo rendimiento académico de alumnos peruanos en Pisa 2015. Apuntes, v. 47, n. 86, 2020, p. 117-154. DOI: https://doi.org/10.21678/apuntes.86.943

OECD. Education Policy Outlook. Brasil: Com foco em políticas internacionais. 2021. Disponível em: https://www.oecd.org/education/policy-outlook/country-profile-Brazil-2021-INT-PT.pdf. Acesso em 19 abr. 2022.

OLIVEIRA, R. P. DE; ARAUJO, G. C. DE. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Revista Brasileira de Educação, n. 28, 2005, p. 5-23. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782005000100002

OTERO, Gabriel; CARRANZA, Rafael; CONTRERAS, Dante. ‘Neighbourhood effects’ on children's educational achievement in Chile: the effects of inequality and polarization. Environment and Planning A: Economy and Space, v. 49, n. 11, 2017, p. 2595-2618. DOI: https://doi.org/10.1177/0308518X17731780

PALARDY, Gregory; RUMBERGER, Russell; BUTLER, Truman. The effect of high school socioeconomic, racial, and linguistic segregation on academic performance and school behaviors. Teachers College Record, cidade??, v. 117, n. 12, 2015, p. 1-52. DOI: https://doi.org/10.1177/016146811511701206

QUEIROZ, Marcelo Victor Alves Bila; SAMPAIO, Raquel Menezes Bezerra; SAMPAIO, Luciano Menezes Bezerra. Dynamic efficiency of primary education in Brazil: Socioeconomic and infrastructure influence on school performance. Socio-Economic Planning Sciences, v. 70, 2020, p. 100738. DOI: https://doi.org/10.1016/j.seps.2019.100738

RIBEIRO, Darcy. O livro dos Cieps. Rio de Janeiro: Bloch, 1986.

ROSA, Alexandra Ramos; FERNANDES, Graziela Nunes Alfenas; LEMOS, Stela Maris Aguiar. Desempenho escolar e comportamentos sociais em adolescentes. Audiology-Communication Research, v. 25, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/2317-6431-2019-2287

SELVITOPU, Abdullah; KAYA, Metin. A meta-analytic review of the effect of socioeconomic status on academic performance. Journal of Education, 2021, p. 00220574211031978. DOI: https://doi.org/10.1177/00220574211031978

SIRIN, Selcuk R. Socioeconomic status and academic achievement: A meta-analytic review of research. Review of educational research, v. 75, n. 3, 2005, p. 417-453. DOI: https://doi.org/10.3102/00346543075003417

TORRACO, Richard J. Writing integrative literature reviews: Guidelines and examples. Human resource development review, v. 4, n. 3, 2005, p. 356-367. DOI: https://doi.org/10.1177/1534484305278283

TRANFIELD, David; DENYER, David; SMART, Palminder. Towards a methodology for developing evidence‐informed management knowledge by means of systematic review. British journal of management, v. 14, n. 3, p. 2003, 207-222. DOI: https://doi.org/10.1111/1467-8551.00375

ULINE, Cynthia L; TSCHANNEN‐MORAN, Megan; WOLSEY, Thomas DeVere. The walls still speak: the stories occupants tell. Journal of Educational Administration, 2009, p. 400-426. DOI: https://doi.org/10.1108/09578230910955818

ULINE, Cynthia; TSCHANNEN‐MORAN, Megan. The walls speak: The interplay of quality facilities, school climate, and student achievement. Journal of educational administration, 2008, p. 55-73. DOI: https://doi.org/10.1108/09578230810849817

UNESCO. Relatório de monitoramento global da educação. América Latina e Caribe. inclusão e educação: todos, sem exceção. 2020. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000375582. Acesso em 19 abr. 2022.

UNICEF. How many children and young people have access at home? Estimating digital connectivity during the Covid-19 pandemic. 2020. Disponível em: https://data.unicef.org/resources/children-and-young-people-internet-access-at-home-during-covid19/. Acesso em 19 abr. 2022.

UNICEF. O estado da crise global da educação: um caminho para a recuperação. 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/media/112461/file/The%20State%20of%20the%20Global%20Education.pdf. Acesso em 19 abr. 2022.

VASCONCELOS, Joyciane Coelho et al. Infraestrutura escolar e investimentos públicos em Educação no Brasil: a importância para o desempenho educacional. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 29, 2020, p. 874-898. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002802245

WANG, Jun; CHEN, Chen; GONG, Xinmei. The impact of family socioeconomic status and parenting styles on children's academic trajectories: A longitudinal study comparing migrant and urban children in China. New Directions for Child and Adolescent Development, v. 2021, n. 176, 2021, p. 81-102. DOI: https://doi.org/10.1002/cad.20394

WHITE, Karl R. The relation between socioeconomic status and academic achievement. Psychological bulletin, v. 91, n. 3, 1982, p. 461. DOI: https://doi.org/10.1037/0033-2909.91.3.461

Downloads

Publicado

13-09-2023

Como Citar

Fernandes, T. R., & Passador, C. S. (2023). Contexto socioeconômico e infraestrutura escolar no desempenho acadêmico: revisão sistemática da literatura. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e84346. https://doi.org/10.5902/2318133884346