Contexto socioeconômico e infraestrutura escolar no desempenho acadêmico: revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133884346Palavras-chave:
Infraestrutura escolar, Socioeconômico, Desempenho escolar, Revisão sistemáticaResumo
Por meio deste estudo, apresenta-se revisão sistemática da literatura sobre as características socioeconômicas e de infraestrutura relacionadas ao desempenho escolar dos alunos de educação básica ao redor do mundo, estabelecendo discussões conceituais e críticas em torno dessas relações. Foram realizadas duas revisões sistemáticas da literatura para o mesmo estudo com cada contexto específico, definindo planejamento e condução da revisão. Embora a influência dos dois contextos no desempenho acadêmico do aluno varie, resultados sugerem que os contextos possuem um papel importante no desempenho do aluno. Dessa forma, pretende-se contribuir para o progresso do conhecimento em estudos referentes à gestão educacional e a tomada de decisão nas políticas públicas de educação básica.
Downloads
Referências
AGASISTI, Tommaso; ZOIDO, Pablo. The efficiency of schools in developing countries, analysed through PISA 2012 data. Socio-Economic Planning Sciences, v. 68, 2019, p. 100711. DOI: https://doi.org/10.1016/j.seps.2019.05.002
BARRA, Cristian; BOCCIA, Marinella. What matters in educational performance? Evidence from OECD and non-OECD countries. Quality & Quantity, v. 56, n. 6, 2022, p. 4335-4394. DOI: https://doi.org/10.1007/s11135-022-01322-y
BASSETTO, Camila Fernanda. Background familiar e desempenho escolar: uma abordagem com variáveis binárias a partir dos resultados do Saresp. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 36, 2019, p. 01-18. DOI: https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0077
BELMONTE, Alessandro et al. School infrastructure spending and educational outcomes: Evidence from the 2012 earthquake in Northern Italy. Economics of Education Review, v. 75, 2020, p. 101951. DOI: https://doi.org/10.1016/j.econedurev.2019.101951
BROOKE, Nigel; SOARES, José Francisco. Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: UFMG, 2008.
CASTRO, Maria Helena. A Consolidação da Política de Avaliação da Educação Básica no Brasil. Revista Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 3, 2009, p. 271-296.
CONSIDINE, Gillian; ZAPPALÀ, Gianni. The influence of social and economic disadvantage in the academic performance of school students in Australia. Journal of sociology, v. 38, n. 2, 2002, p. 129-148. DOI: https://doi.org/10.1177/144078302128756543
COSTA, Frederico; CASTANHAR, José. Avaliação de programas públicos: desafios conceituais e metodológicos. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 37, n. 5, 2003, p. 969-992.
CULLINAN, John; DENNY, Kevin; FLANNERY, Darragh. A distributional analysis of upper secondary school performance. Empirical Economics, v. 60, n. 2, 2021, p. 1085-1113. DOI: https://doi.org/10.1007/s00181-019-01756-8
DAEB. Relatório do Brasil no Pisa. 2018. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/relatorio_brasil_no_pisa_2018.pdf. Acesso em 19 abr. 2022.
DANIELE, Vittorio. Socioeconomic inequality and regional disparities in educational achievement: The role of relative poverty. Intelligence, v. 84, 2021, p. 101515. DOI: https://doi.org/10.1016/j.intell.2020.101515
DE ANDRADE, Raphael Rodrigues; DE CAMPOS, Luís Henrique Romani; DA COSTA, HEITOR Victor Veiga. Infraestrutura escolar: uma análise de sua importância para o desempenho de estudantes de escolas públicas. Ciência & Trópico, v. 45, n. 1, 2021, p. 159-190. DOI: https://doi.org/10.33148/cetropicov45n1(2021)art9
DE PAULA, Josiane Souza. Elementos associados à proficiência em Matemática: um estudo aplicado as escolas públicas em Alagoas. Diversitas Journal, v. 6, n. 1, 2021, p. 1114-1141. DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1487
DIAS, Bruno Francisco Batista; MARIANO, Sandra Regina Holanda; CUNHA, Robson Moreira. Educação básica na América Latina: uma análise dos últimos dez anos a partir dos dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 11, n. 4, 2017, p. 1-26. DOI: https://doi.org/10.12712/rpca.v11i4.1065
DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cad. CEDES, Campinas, v. 29, n. 78, 2009, p. 201-215. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622009000200004
ENGZELL, Per; FREY, Arun; VERHAGEN, Mark D. Learning loss due to school closures during the COVID-19 pandemic. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 118, n. 17, 2021, p. e2022376118. DOI: https://doi.org/10.1073/pnas.2022376118
ERDEM, Cahit; KAYA, Metin. Socioeconomic status and wellbeing as predictors of students’ academic achievement: evidence from a developing country. Journal of Psychologists and Counsellors in Schools, 2021, p. 1-19. DOI: https://doi.org/10.1017/jgc.2021.10
GARCIA, Ricardo Alexandrino; RIOS-NETO, Eduardo Luiz Gonçalves; MIRANDA-RIBEIRO, Adriana de. Efeitos rendimento escolar, infraestrutura e prática docente na qualidade do ensino médio no Brasil. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 38, 2021, p. 1-32. DOI: https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0152
GREENWALD, Rob; HEDGES, Larry V; LAINE, Richard D. The effect of school resources on student achievement. Review of educational research, v. 66, n. 3, 1996, p. 361-396. DOI: https://doi.org/10.3102/00346543066003361
GREWENIG, Elisabeth et al. COVID-19 and educational inequality: How school closures affect low-and high-achieving students. European economic review, v. 140, 2021, p. 103920. DOI: https://doi.org/10.1016/j.euroecorev.2021.103920
GUEDES, Thiago de Andrade; LEMOS, Katarina Rosa; LACRUZ, Adonai José. Modelo de regressão logística aplicado na classificação do desempenho de alunos do 5º ano do ensino fundamental de escolas estaduais do Espírito Santo no Saeb. Navus: Revista de Gestão e Tecnologia, v. 11, n. 1, 2021, p. 8-19. DOI: https://doi.org/10.22279/navus.2021.v11.p01-18.1444
GUSTAFSSON, Jan-Eric; YANG HANSEN, Kajsa. Changes in the impact of family education on student educational achievement in Sweden 1988-2014. Scandinavian Journal of Educational Research, v. 62, n. 5, 2018, p. 719-736. DOI: https://doi.org/10.1080/00313831.2017.1306799
HAECK, Catherine; LEFEBVRE, Pierre. Pandemic school closures may increase inequality in test scores. Canadian Public Policy, v. 46, n. S1, 2020, p. S82-S87. DOI: https://doi.org/10.3138/cpp.2020-055
HANUSHEK, Eric A. The economics of schooling: Production and efficiency in public schools. Journal of economic literature, Washington, v. 24, n. 3, 1986, p. 1141-1177.
HARWELL, Michael et al. The surprisingly modest relationship between SES and educational achievement. The Journal of Experimental Education, v. 85, n. 2, 2017, p. 197-214. DOI: https://doi.org/10.1080/00220973.2015.1123668
HOPFENBECK, Therese N. et al. Lessons learned from PISA: A systematic review of peer-reviewed articles on the programme for international student assessment. Scandinavian Journal of Educational Research, v. 62, n. 3, 2018, p. 333-353. DOI: https://doi.org/10.1080/00313831.2016.1258726
HU, Wanyang; WANG, Rui. Segregation in urban education: evidence from public schools in Shanghai, China. Cities, v. 87, 2019, p. 106-113. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cities.2018.12.031
JAMIL, Muhammad; MUSTAFA, Ghulam; ILYAS, Muhammad. Impact of school infrastructure and pedagogical materials on its academic performance: Evidence from Khyber Pakhtunkhwa. FWU Journal of Social Sciences, Pexauar, v. 12, n. 1, 2018, p. 42-55.
JUNIOR, Paulo Lima; JUNIOR, Jailton Correia Fraga. Qual é o efeito da desigualdade social no desempenho em ciências dos estudantes brasileiros? Uma análise do Exame Nacional do Ensino Médio (2012-2019). Investigações em Ensino de Ciências, v. 26, n. 1, 2021, p. 110-126. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p110
KAFFENBERGER, Michelle. Modelling the long-run learning impact of the Covid-19 learning shock: Actions to (more than) mitigate loss. International Journal of Educational Development, v. 81, 2021, p. 102326. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijedudev.2020.102326
KAFLE, Kashi; JOLLIFFE, Dean; WINTER-NELSON, Alex. Do different types of assets have differential effects on child education? Evidence from Tanzania. World Development, v. 109, 2018, p. 14-28. DOI: https://doi.org/10.1016/j.worlddev.2018.04.006
KIM, Sung Won; CHO, Hyunsun; KIM, Lois Y. Socioeconomic status and academic outcomes in developing countries: A meta-analysis. Review of Educational Research, v. 89, n. 6, 2019, p. 875-916. DOI: https://doi.org/10.3102/0034654319877155
LAROS, Jacob Arie; MARCIANO, João Luiz; ANDRADE, Josemberg Moura de. Fatores associados ao desempenho escolar em Português: um estudo multinível por regiões. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 20, n. 77, 2012, p. 623-646. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362012000400002
LIU, Juan; PENG, Peng; LUO, Liang. The relation between family socioeconomic status and academic achievement in China: A meta-analysis. Educational Psychology Review, v. 32, n. 1, 2020, p. 49-76. LIU, Yulan; DENG, Zihong; KATZ, Ilan. Transmission of Educational Outcomes Across Three Generations: Evidence From Migrant Workers’ Children in China. Applied Research in Quality of Life, 2021, p. 1-33. DOI: https://doi.org/10.1007/s10648-019-09494-0
MALDONADO, Joana; DE WITTE, Kristof. The effect of school closures on standardised student test. British Educational Research Journal, cidade??, 2020, p. 49-94. DOI: https://doi.org/10.1002/berj.3754
MELO, Rafael Oliveira et al. Impacto das variáveis socioeconômicas no desempenho do Enem: uma análise espacial e sociológica. Revista de Administração Pública, v. 55, 2021, p. 1271-1294. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-761220200843
MERRY, Joseph J; CONDRON, Dennis J; TORRES, Nick. A comparative analysis of early childhood socioeconomic conditions and educational achievement 15 years later. International Journal of Comparative Sociology, v. 61, n. 6, 2020, p. 389-411. DOI: https://doi.org/10.1177/0020715220983402
MEC. Resolução CNE/CP n. 02/2017, de 22 de dezembro de 2017: institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular. Brasília: CNE, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79631-rcp002-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 31 mar. 2022.
MUELLE, Luis. Factores socioeconómicos y contextuales asociados al bajo rendimiento académico de alumnos peruanos en Pisa 2015. Apuntes, v. 47, n. 86, 2020, p. 117-154. DOI: https://doi.org/10.21678/apuntes.86.943
OECD. Education Policy Outlook. Brasil: Com foco em políticas internacionais. 2021. Disponível em: https://www.oecd.org/education/policy-outlook/country-profile-Brazil-2021-INT-PT.pdf. Acesso em 19 abr. 2022.
OLIVEIRA, R. P. DE; ARAUJO, G. C. DE. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Revista Brasileira de Educação, n. 28, 2005, p. 5-23. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782005000100002
OTERO, Gabriel; CARRANZA, Rafael; CONTRERAS, Dante. ‘Neighbourhood effects’ on children's educational achievement in Chile: the effects of inequality and polarization. Environment and Planning A: Economy and Space, v. 49, n. 11, 2017, p. 2595-2618. DOI: https://doi.org/10.1177/0308518X17731780
PALARDY, Gregory; RUMBERGER, Russell; BUTLER, Truman. The effect of high school socioeconomic, racial, and linguistic segregation on academic performance and school behaviors. Teachers College Record, cidade??, v. 117, n. 12, 2015, p. 1-52. DOI: https://doi.org/10.1177/016146811511701206
QUEIROZ, Marcelo Victor Alves Bila; SAMPAIO, Raquel Menezes Bezerra; SAMPAIO, Luciano Menezes Bezerra. Dynamic efficiency of primary education in Brazil: Socioeconomic and infrastructure influence on school performance. Socio-Economic Planning Sciences, v. 70, 2020, p. 100738. DOI: https://doi.org/10.1016/j.seps.2019.100738
RIBEIRO, Darcy. O livro dos Cieps. Rio de Janeiro: Bloch, 1986.
ROSA, Alexandra Ramos; FERNANDES, Graziela Nunes Alfenas; LEMOS, Stela Maris Aguiar. Desempenho escolar e comportamentos sociais em adolescentes. Audiology-Communication Research, v. 25, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/2317-6431-2019-2287
SELVITOPU, Abdullah; KAYA, Metin. A meta-analytic review of the effect of socioeconomic status on academic performance. Journal of Education, 2021, p. 00220574211031978. DOI: https://doi.org/10.1177/00220574211031978
SIRIN, Selcuk R. Socioeconomic status and academic achievement: A meta-analytic review of research. Review of educational research, v. 75, n. 3, 2005, p. 417-453. DOI: https://doi.org/10.3102/00346543075003417
TORRACO, Richard J. Writing integrative literature reviews: Guidelines and examples. Human resource development review, v. 4, n. 3, 2005, p. 356-367. DOI: https://doi.org/10.1177/1534484305278283
TRANFIELD, David; DENYER, David; SMART, Palminder. Towards a methodology for developing evidence‐informed management knowledge by means of systematic review. British journal of management, v. 14, n. 3, p. 2003, 207-222. DOI: https://doi.org/10.1111/1467-8551.00375
ULINE, Cynthia L; TSCHANNEN‐MORAN, Megan; WOLSEY, Thomas DeVere. The walls still speak: the stories occupants tell. Journal of Educational Administration, 2009, p. 400-426. DOI: https://doi.org/10.1108/09578230910955818
ULINE, Cynthia; TSCHANNEN‐MORAN, Megan. The walls speak: The interplay of quality facilities, school climate, and student achievement. Journal of educational administration, 2008, p. 55-73. DOI: https://doi.org/10.1108/09578230810849817
UNESCO. Relatório de monitoramento global da educação. América Latina e Caribe. inclusão e educação: todos, sem exceção. 2020. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000375582. Acesso em 19 abr. 2022.
UNICEF. How many children and young people have access at home? Estimating digital connectivity during the Covid-19 pandemic. 2020. Disponível em: https://data.unicef.org/resources/children-and-young-people-internet-access-at-home-during-covid19/. Acesso em 19 abr. 2022.
UNICEF. O estado da crise global da educação: um caminho para a recuperação. 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/media/112461/file/The%20State%20of%20the%20Global%20Education.pdf. Acesso em 19 abr. 2022.
VASCONCELOS, Joyciane Coelho et al. Infraestrutura escolar e investimentos públicos em Educação no Brasil: a importância para o desempenho educacional. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 29, 2020, p. 874-898. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002802245
WANG, Jun; CHEN, Chen; GONG, Xinmei. The impact of family socioeconomic status and parenting styles on children's academic trajectories: A longitudinal study comparing migrant and urban children in China. New Directions for Child and Adolescent Development, v. 2021, n. 176, 2021, p. 81-102. DOI: https://doi.org/10.1002/cad.20394
WHITE, Karl R. The relation between socioeconomic status and academic achievement. Psychological bulletin, v. 91, n. 3, 1982, p. 461. DOI: https://doi.org/10.1037/0033-2909.91.3.461
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

