A gestão da avaliação pela intermediação planejada nas aprendizagens das crianças na alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133875419Palavras-chave:
Alfabetização, Ensino, AvaliaçãoResumo
Neste texto, analisa-se como duas professoras estabelecem relação entre os direitos ou competências sobre leitura e escrita, a gestão da avaliação pela intermediação planejada nas aprendizagens e o avanço das crianças no ciclo de alfabetização/CoursPréparatoire - CP/Cycle2 -, ao longo do ano. A fundamentação teórica expõe a gestão do ensino e da avaliação para a alfabetização e letramento. A metodologia é qualitativa e retrata a organização do trabalho pedagógico no Brasil e na França. Para a análise, foi utilizada a análise de conteúdo. O resultado indicou que a gestão do ensino está pautada na construção do estilo profissional e que à gestão da avaliação, pela intermediação planejada, acontece quando o docente reflete a prática e a refaz para atender à heterogeneidade das aprendizagens.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Editora 70, 2002.
BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2008.
BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: formação do professor alfabetizador: caderno de apresentação. Brasília: MEC, 2002.
CHARTIER, Anne-Marie. Um dispositivo sem autor: cadernos e fichários na escola primária. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 3, 2002, p. 9-26.
CLOT, Yves. A função psicológica do trabalho. Petrópolis: Vozes, 2007.
CLOT, Yves. La fonction psychologique du travail. Paris: Puf, 2015.
CRUZ, Magna do Carmo Silva. Tecendo a alfabetização no chão da escola seriada e ciclada: a fabricação das práticas de alfabetização e a aprendizagem da escrita e da leitura pelas crianças. Recife: UFPE, 2012. 341f. Tese (Doutorando em Educação). Universidade Federal de Pernambuco.
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
GOIGOUX, Roland. Analyser l’activé d’enseignement de la lecture: unemonographie. Revue Française de Pedagogie, Paris, n. 138, 2002, p. 125-134.
GOIGOUX,Roland. Des modèles pour analyser l’activité. CONCEVOIR DES FORMATIONS POUR AIDE LES ENSEIGNANTS A FAIRE REUSSIR TOUS LES ELEVES, 6, 2017. Anais … Lyon: Centre Alain-Savary - Ifé, 2017.
KLEIMAN, Angela B (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
LATORRE, Antonio. La investigación-acción: conocer y cambiar la práctica educativa. Barcelona: Graó, 2003.
LIBÂNEO, José Carlos. Sistemas de ensino, escola, sala de aula: onde se produz a qualidade das aprendizagens? In: LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth (org.). Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo: Cortez, 2006, p. 70-125.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2005.
MORAIS, Artur Gomes de. O aprendizado da ortografia. Belo Horizonte: Autêntica, 1989.
MORAIS, Artur Gomes de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
MORAIS, Artur Gomes de; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Se a escrita alfabética é um sistema notacional (e não um código), que implicações isto tem para a alfabetização. In: MORAIS, Artur Gomes de; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; LEAL, Telma Ferraz. Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 29-46.
OLIVEIRA, Renata Araújo Jatobá de. Saberes e práticas pedagógicas dos professores alfabetizadores nos contextos escolares no Brasil e na França: gestão da avaliação através da intermediação-planejada no ciclo de alfabetização. Recife: UFPE, 2019.
SOARES, Magda. A reinvenção da alfabetização. Revista Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 9, n. 52, 2003b, p. 15-21.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
SOARES, Magda. Formação de rede: uma alternativa de desenvolvimento profissional de alfabetizadores/as. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 4, n. 2, 2014, p. 146-173.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n. 25, 2004, p. 5-17.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2003a.
SOMEKH, Bridget; LEWIN, Cathy. Teoria e métodos de pesquisa social. Petrópolis: Vozes, 2015.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 101, 2007, p. 1287-1302.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.