A gestão da avaliação pela intermediação planejada nas aprendizagens das crianças na alfabetização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133875419

Palavras-chave:

Alfabetização, Ensino, Avaliação

Resumo

Neste texto, analisa-se como duas professoras estabelecem relação entre os direitos ou competências sobre leitura e escrita, a gestão da avaliação pela intermediação planejada nas aprendizagens e o avanço das crianças no ciclo de alfabetização/CoursPréparatoire - CP/Cycle2 -, ao longo do ano. A fundamentação teórica expõe a gestão do ensino e da avaliação para a alfabetização e letramento. A metodologia é qualitativa e retrata a organização do trabalho pedagógico no Brasil e na França. Para a análise, foi utilizada a análise de conteúdo. O resultado indicou que a gestão do ensino está pautada na construção do estilo profissional e que à gestão da avaliação, pela intermediação planejada, acontece quando o docente reflete a prática e a refaz para atender à heterogeneidade das aprendizagens.

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Biografia do Autor

Renata Araújo Jatobá de Oliveira, Universidade de Lisboa

Pesquisadora de Pós-Doutoramento em Educação pela Universidade de Lisboa - Portugal. Doutora em Ciências da Educação pela Université Lumière Lyon 2 na França. Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Magna do Carmo Silva, UFPE

Professora na Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

28-06-2023

Como Citar

Oliveira, R. A. J. de, & Silva, M. do C. (2023). A gestão da avaliação pela intermediação planejada nas aprendizagens das crianças na alfabetização. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e754189. https://doi.org/10.5902/2318133875419