Desafios à permanência e agendas de acolhimento no mestrado profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133873675

Palavras-chave:

Permanência, Acolhimento, Pós-Graduação, Mestrado Profissional

Resumo

Neste trabalho, enfocamos as condições de permanência de trabalhadores pesquisadores no âmbito da pós-graduação. Apresenta-se resultados de um estudo qualitativo narrativo de cunho sociocultural pelo qual se objetivou compreender os desafios envolvidos no percurso acadêmico na pós-graduação. Destacamos como desafios ao percurso formativo a sobreposição de tarefas no que tange à formação e as atividades laborais e distanciamento social ocasionado pela Covid-19. Como indicadores de permanência, identificamos a mobilização pessoal e social dos estudantes, bem como o perfil do programa voltado a trabalhadores. Neste sentido, destacamos a necessidade da consolidação de uma política de acolhimento capaz de impulsionar um conjunto de ações com vistas a fortalecer o percurso formativo.

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Biografia do Autor

Karen Mariane Petry Welter Vieira, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria.

Ana Carla Hollweg Powaczuk, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada no curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Especialista em Gestão Educacional (2005), Mestre (2008) e Doutora(2012) em Educação pelo Programa de Pós -Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Pós doutorado, vinculado a linha de pesquisa Formação e desenvolvimento profissional de professores. Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, vinculada ao Departamento de Metodologia do Ensino. Experiência na Educação Básica, ênfase nos Anos Iniciais. No ensino superior tem sua atuação direcionada às práticas de leitura e de escrita nos Anos Iniciais e Educação infantil, orientação de estágios, didática e as práticas de ensino. Professora Pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil no Curso de Formação de professores para Educação profissional e tecnológica. Professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, linha Gestão Pedagógica e Contextos Educativos e do Programa de Pós- Graduação em Educação, na linha de pesquisa 1- Docência, Saberes e desenvolvimento profissional. Parecerista ad hoc da Revista Revista do Programa Políticas Educativas do Núcleo Educação para  a  Integração (Nepi) da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) e da Revista Educação da Universidade Federal de Santa Maria.  Pesquisadora desde 2002 do grupo GPFOPE: Formação de professores e práticas educativas: ensino básico e superior da Universidade Federal de Santa Maria, incorporado, a partir de 2014, ao Núcleo Disciplinário Educación para la Integración (NEPI) Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) Programa de Políticas Educativas. Coordenadora líder do Grupo de Pesquisa Grupo de Pesquisa Práticas e Formação para docência: educação básica e superior- CNPq, 2015 - que trabalha com as temáticas relativas à gestão pedagógica e a docência, desenvolvendo pesquisas sobre à iniciação à docência, inovações pedagógicas, aprendizagem da docência em diferentes níveis de ensino e suas práticas e cultura escrita na escola, desdobrando-se em duas linhas de pesquisa: Formação docente na educação básica e superior; Gestão pedagógica e contextos educativos no ensino básico e superior.

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Publicado

21-05-2023

Como Citar

Vieira, K. M. P. W., & Powaczuk, A. C. H. (2023). Desafios à permanência e agendas de acolhimento no mestrado profissional. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e73675, p. 1–20. https://doi.org/10.5902/2318133873675