Vivências formativas e práticas docentes: um olhar sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133823486Resumo
Neste artigo apresenta-se a pesquisa realizada para conclusão do curso de especialização em Gestão Educacional. O estudo objetivou compreender as vivências que os professores tiveram no processo de formação continuada ofertado pelo programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Pnaic - e a repercussão nas práticas pedagógicas de professoras atuantes no bloco de alfabetização do ensino fundamental - 1º, 2º e 3ºano - da rede municipal e estadual de Santa Maria, RS. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa narrativa de cunho sociocultural, utilizando-se para a coleta dos dados entrevistas semiestruturadas, as quais foram realizadas com seis professoras. Os referenciais que embasaram a investigação foram Dourado (2007; 2014), Saviani (2011), Fonseca (2002), Gibbs (2009), Oliveira (2011), Bolzan e Powaczuk (2013), Vaillant e Marcelo (2012), Charlot (2002) e Freire (2002). O estudo permitiu perceber que a repercussão do Pnaic aconteceu sob a perspectiva de reflexões individuais e coletivas acerca das inquietações do trabalho docente. O compartilhamento evidenciou-se como principal aspecto dessa formação. Contudo, os professores manifestaram descontentamento com as ações no que diz respeito às dinâmicas formativas organizadas pelas orientadoras de estudo, bem como às exigências e impactos ao trabalho docente. Assim, conclui-se que a política educacional instituída precisa ser aprimorada em termos de organização das dinâmicas formativas de modo a incrementar os espaços de compartilhamento e de fortalecimento do trabalho docente.
Palavras-chave: políticas educacionais, Pnaic, formação continuada, experiências formativas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.