Vivências formativas e práticas docentes: um olhar sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Autores

  • Evanir Agostinho Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Ana Carla Hollweg Powaczuk Universidade Federal de Santa Maria.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133823486

Resumo

Neste artigo apresenta-se a pesquisa realizada para conclusão do curso de especialização em Gestão Educacional. O estudo objetivou compreender as vivências que os professores tiveram no processo de formação continuada ofertado pelo programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Pnaic - e a repercussão nas práticas pedagógicas de professoras atuantes no bloco de alfabetização do ensino fundamental - 1º, 2º e 3ºano - da rede municipal e estadual de Santa Maria, RS. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa narrativa de cunho sociocultural, utilizando-se para a coleta dos dados entrevistas semiestruturadas, as quais foram realizadas com seis professoras. Os referenciais que embasaram a investigação foram Dourado (2007; 2014), Saviani (2011), Fonseca (2002), Gibbs (2009), Oliveira (2011), Bolzan e Powaczuk (2013), Vaillant e Marcelo (2012), Charlot (2002) e Freire (2002). O estudo permitiu perceber que a repercussão do Pnaic aconteceu sob a perspectiva de reflexões individuais e coletivas acerca das inquietações do trabalho docente. O compartilhamento evidenciou-se como principal aspecto dessa formação. Contudo, os professores manifestaram descontentamento com as ações no que diz respeito às dinâmicas formativas organizadas pelas orientadoras de estudo, bem como às exigências e impactos ao trabalho docente. Assim, conclui-se que a política educacional instituída precisa ser aprimorada em termos de organização das dinâmicas formativas de modo a incrementar os espaços de compartilhamento e de fortalecimento do trabalho docente.

Palavras-chave: políticas educacionais, Pnaic, formação continuada, experiências formativas.

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Biografia do Autor

Evanir Agostinho Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Evanir Agostinho de Oliveira é pedagoga, especialista em Gestão Educacional e estudante do curso de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria.

Endereço: Av. Roraima, 1000, prédio 16, sala 3336B - 97105-900 - Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil.

E-mail: agostinhoevanir@yahoo.com.br.

Ana Carla Hollweg Powaczuk, Universidade Federal de Santa Maria.

Ana Carla Hollweg Powaczuk é professora no Departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Maria.

Endereço: Av. Roraima, 1000, prédio 16, sala 3336B - 97105-900 - Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil.

E-mail: anapowaczuk@hotmail.com.

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Publicado

15-12-2016

Como Citar

Oliveira, E. A., & Powaczuk, A. C. H. (2016). Vivências formativas e práticas docentes: um olhar sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 6(11), 55–68. https://doi.org/10.5902/2318133823486

Edição

Seção

Artigos