Defiance to permanence and acceptance agenda in professional master's degree

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133873675

Keywords:

Permanência, Acolhimento, Pós-Graduação, Mestrado Profissional

Abstract

The present study was focused to the permanence conditions of working-researchers, in the area of post-graduation - Professional Master’s Degree. It was used a narrative qualitative study, concerning sociocultural aspects, that aimed to comprehend the defiance within the academic course, It was highlight that the challenges throughout the formative course as the overlapped chores referred to the formation and working activities, and the social withdraw caused by Covid-19. As permanence indicators, it was identified the personal and social mobilization of the researchers, and the program’s profile focused on the working people. Thus, it was highlighted the necessity to consolidate an acceptance policy, capable of driving a range of actions to strengthen the formative course.

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Author Biographies

Karen Mariane Petry Welter Vieira, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria.

Ana Carla Hollweg Powaczuk, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada no curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Especialista em Gestão Educacional (2005), Mestre (2008) e Doutora(2012) em Educação pelo Programa de Pós -Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Pós doutorado, vinculado a linha de pesquisa Formação e desenvolvimento profissional de professores. Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, vinculada ao Departamento de Metodologia do Ensino. Experiência na Educação Básica, ênfase nos Anos Iniciais. No ensino superior tem sua atuação direcionada às práticas de leitura e de escrita nos Anos Iniciais e Educação infantil, orientação de estágios, didática e as práticas de ensino. Professora Pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil no Curso de Formação de professores para Educação profissional e tecnológica. Professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, linha Gestão Pedagógica e Contextos Educativos e do Programa de Pós- Graduação em Educação, na linha de pesquisa 1- Docência, Saberes e desenvolvimento profissional. Parecerista ad hoc da Revista Revista do Programa Políticas Educativas do Núcleo Educação para  a  Integração (Nepi) da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) e da Revista Educação da Universidade Federal de Santa Maria.  Pesquisadora desde 2002 do grupo GPFOPE: Formação de professores e práticas educativas: ensino básico e superior da Universidade Federal de Santa Maria, incorporado, a partir de 2014, ao Núcleo Disciplinário Educación para la Integración (NEPI) Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) Programa de Políticas Educativas. Coordenadora líder do Grupo de Pesquisa Grupo de Pesquisa Práticas e Formação para docência: educação básica e superior- CNPq, 2015 - que trabalha com as temáticas relativas à gestão pedagógica e a docência, desenvolvendo pesquisas sobre à iniciação à docência, inovações pedagógicas, aprendizagem da docência em diferentes níveis de ensino e suas práticas e cultura escrita na escola, desdobrando-se em duas linhas de pesquisa: Formação docente na educação básica e superior; Gestão pedagógica e contextos educativos no ensino básico e superior.

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Published

2023-05-21

How to Cite

Vieira, K. M. P. W., & Powaczuk, A. C. H. (2023). Defiance to permanence and acceptance agenda in professional master’s degree. Regae: Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e73675, p. 1–20. https://doi.org/10.5902/2318133873675