A Faculdade Interamericana de Educação: projeto multinacional de aperfeiçoamento de pessoal especializado em educação, 1970-1977
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133885852Palavras-chave:
Faculdade Interamericana de Educação, Aperfeiçoamento de pessoal, UFSMResumo
Este trabalho se propôs reconstruir histórica e criticamente a Faculdade Interamericana de Educação, Convênio OEA/MEC/UFSM a partir do contexto da Guerra Fria e das determinações da Política de Integração da OEA assim como da Política de Pós-Graduação do Brasil. A partir destes condicionantes procurou-se analisar o desenvolvimento do projeto multinacional, assim como investigar as razões de sua exaltação e execração que tantos problemas acarretaram aos períodos posteriores. A análise revelou que as exaltações estavam relacionadas a grande projeção política e midiática nacional e internacional do projeto, assim como a aprovação tanto administrativa quanto pedagógica pela comunidade envolvida. Por outro lado as execrações foram atribuídas a interpretações equivocadas a respeito do não credenciamento do curso, uma vez que o processo não foi apreciado, mas retirado do CFE em conseqüência de tratar-se de um projeto multinacional, não sujeito, portanto, a legislação em vigor. A não sujeição as normas brasileiras criou, entretanto, uma situação inusitada, isto é, o curso era reconhecido como resultante de um convênio assinado pelo Brasil mas não enquadrado nas normas internas o que provocou o não reconhecimento dos diplomas, causando novas controvérsias e interpretações equivocadas. A apreciação real do mérito só aconteceu após o convênio quando o curso foi enquadrado na legislação brasileira a partir de 1978. Os diplomas foram validados quatro anos após o encerramento do convênio.
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Referências
GUTERRES, C. R. J; RAYS; O. A. A Faculdade Interamericana de Educação na expansão da pós-graduação no Brasil. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 30, 2005, p. 82-94.
GUTERRES, C. R. J. A faculdade interamericana de educação. Revista Educação Especial Santa Maria, n. 19, 2012, p. 95–113.
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