Formação do professo: reflexões inconclusas

Autores

  • Márcia Lenir Gerhardt
  • Clóvis Renan Jacques Guterres UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133829262

Resumo

Pretendeu-se neste artigo relatar reflexões realizadas a respeito da formação do professor de Artes Visuais no Brasil e na Alemanha. Objetivou-se investigar a formação docente de Artes Visuais na UFSM, bem como as políticas educacionais que envolvem esse percurso. No que tange as questões metodológicas o trabalho pautou-se pelo caráter qualitativo de investigação. A construção dos instrumentos de pesquisa (questionário) foi estruturada a partir das categorias, formação de professores e políticas públicas, previamente respaldadas pela análise documental. Nesta pesquisa, os sujeitos envolvidos foram um docente e um discente do curso de Artes Visuais da UFSM e no âmbito da Alemanha foi possível somente em nível documental. Como conclusão prévia observou-se a preocupação docente e também discente, em formar um educador consciente para atuar na contemporaneidade, bem como a necessidade desse em conhecer a legislação que rege o ensino no país, e as possibilidades de gerenciamento e administração de uma escola. Quanto aos cursos de licenciaturas que cada instituição ou país apresenta, esses possuem suas particularidades na formação docente, sendo que no Brasil são destacadas as políticas públicas como disciplina curricular, sendo tratados de forma conjunta com a formação pedagógica, diferentemente da Alemanha, onde a formação pedagógica é tratada separadamente e o currículo é construido pelo próprio aluno que no final do curso presta um exame estadual.

Palavras-chave: formação docente; artes visuais; políticas públicas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Lenir Gerhardt

Bacharel e Licenciada em Desenho e Plástica/CAL/UFSM, Mestre em Educação/ PPGE/CE/UFSM, Doutoranda em Educação/PPG/UNISINOS.

Clóvis Renan Jacques Guterres, UFSM

Coordenador do Curso de Especialização em Gestão Educacional, CE, UFSM.

Downloads

Publicado

26-09-2017

Como Citar

Gerhardt, M. L., & Guterres, C. R. J. (2017). Formação do professo: reflexões inconclusas. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 275–290. https://doi.org/10.5902/2318133829262

Edição

Seção

Artigos