Formação do professo: reflexões inconclusas
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133829262Resumo
Pretendeu-se neste artigo relatar reflexões realizadas a respeito da formação do professor de Artes Visuais no Brasil e na Alemanha. Objetivou-se investigar a formação docente de Artes Visuais na UFSM, bem como as políticas educacionais que envolvem esse percurso. No que tange as questões metodológicas o trabalho pautou-se pelo caráter qualitativo de investigação. A construção dos instrumentos de pesquisa (questionário) foi estruturada a partir das categorias, formação de professores e políticas públicas, previamente respaldadas pela análise documental. Nesta pesquisa, os sujeitos envolvidos foram um docente e um discente do curso de Artes Visuais da UFSM e no âmbito da Alemanha foi possível somente em nível documental. Como conclusão prévia observou-se a preocupação docente e também discente, em formar um educador consciente para atuar na contemporaneidade, bem como a necessidade desse em conhecer a legislação que rege o ensino no país, e as possibilidades de gerenciamento e administração de uma escola. Quanto aos cursos de licenciaturas que cada instituição ou país apresenta, esses possuem suas particularidades na formação docente, sendo que no Brasil são destacadas as políticas públicas como disciplina curricular, sendo tratados de forma conjunta com a formação pedagógica, diferentemente da Alemanha, onde a formação pedagógica é tratada separadamente e o currículo é construido pelo próprio aluno que no final do curso presta um exame estadual.
Palavras-chave: formação docente; artes visuais; políticas públicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.