Impactos de variáveis socioeconômicas no desempenho no Enem no primeiro biênio da pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133884069Palavras-chave:
Modelo Multinível de Regressão, Enem, Covid-19Resumo
Neste artigo, apresenta-se uma análise da influência de caraterísticas socioeconômicas individuais e contextuais no desempenho dos estudantes paranaenses que realizaram o Enem, durante os dois primeiros anos da pandemia de Covid-19. Para atingir esse propósito, considerou-se adequada a estimação de modelos multinível de regressão. A fim de verificar se alguma variável passou a impactar mais o desempenho dos alunos durante a pandemia, foram estimados modelos considerando dois períodos: 2018 a 2019 e 2020 a 2021. Os resultados mostraram que a pandemia de Covid-19 prejudicou, com maior intensidade, os alunos com renda familiar inferior a três salários-mínimos, matriculados em escolas públicas e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Observou-se, ainda, que uma parcela significativa dos alunos pertencentes a esses grupos, sequer chegou a realizar o Enem, sendo necessários estudos complementares sobre as causas desse fenômeno.
Downloads
Referências
ANDRADE, Sammela Rejane de Jesus. O Sisu como política pública de acesso ao ensino superior. Interfaces Científicas, Aracaju, v. 8, 2020, p.75-87.
BARBOSA, Alexandre Lucas de Araújo; ANJOS, Ana Beatriz Leite dos; AZONI, Cíntia Alves Salgado. Impactos na aprendizagem de estudantes da educação básica durante o isolamento físico social pela pandemia do COVID-19. Codas, Natal, v. 34, n. 4, 2022, e20200373.
BRASIL. Portaria n. 438, de 28 de maio de 1998: institui o Exame Nacional do Ensino Médio. Diário Oficial da União. 01 jun. 1998. Seção 1, p.5.
BELFIORE, Patrícia; FÁVERO, Luiz Paulo. Manual de análise de dados: estatística e modelagem multivariada com Excel, SPSS e Stata. Rio de Janeiro: LTC, 2021.
CAVALCANTE, Vitor; KOMATSU, Bruno kawaoka; MENEZES FILHO, Naercio. Desigualdades educacionais durante a pandemia. Policy Paper, São Paulo, 2020, v.51, p. 1-35.
HOX, Joop J.; MOERBEEK, Mirjam; SCHOOT, Rens van de. Multilevel analysis: techniques and applications. New York: Routledge, 2017.
INEP. Entenda a sua nota no Enem: guia do participante. Brasília: Daeb, 2021.
LIMA, Elizeth Gonzaga dos Santos; MALANGE, Fernando Cezar Vieira; BORGES, Luiz Francisco. Implicações do Sisu no processo de democratização do acesso à educação superior: o caso da Unemat. Maringá: UEM, 2018.
MORAES, Caroline Ponce de; PERES, Rodrigo Tosta. Reflexões sobre diferenças de desempenho no ENEM: Uma análise socioeconômica e escolar do Sudeste do Brasil. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v.16, 2022, p. e85377.
PAULA, Maria de Fátima Costa de. Políticas de democratização da educação superior brasileira: limites e desafios para a próxima década. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 22, n. 2, 2017, p. 301-315.
RAMOS, Carlos Alberto. Introdução à economia da educação. Rio de Janeiro: Alta Books, 2015.
SILVA JR., Luiz Honorato da; AMORIM, Jefferson Gonçalves de. Fatores socioeconômicos que influenciam o desempenho educacional: uma análise dos alunos concluintes da Autarquia Educacional de Belo Jardim no agreste de Pernambuco. Economia e Desenvolvimento, Recife, v. 12, n. 2, 2013, p.168-201.
RIANI, Juliana de Lucena Ruas; RIOS-NETO, Eduardo Luiz Gonçalves. Background familiar versus perfil familiar município: qual possui maior impacto no resultado educacional dos alunos brasileiros? Rev. Bras. Est. Pop., São Paulo, v. 25, n. 2, 2008, p. 251-269.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.