Impactos de variáveis socioeconômicas no desempenho no Enem no primeiro biênio da pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133884069

Palavras-chave:

Modelo Multinível de Regressão, Enem, Covid-19

Resumo

Neste artigo, apresenta-se uma análise da influência de caraterísticas socioeconômicas individuais e contextuais no desempenho dos estudantes paranaenses que realizaram o Enem, durante os dois primeiros anos da pandemia de Covid-19. Para atingir esse propósito, considerou-se adequada a estimação de modelos multinível de regressão. A fim de verificar se alguma variável passou a impactar mais o desempenho dos alunos durante a pandemia, foram estimados modelos considerando dois períodos: 2018 a 2019 e 2020 a 2021. Os resultados mostraram que a pandemia de Covid-19 prejudicou, com maior intensidade, os alunos com renda familiar inferior a três salários-mínimos, matriculados em escolas públicas e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Observou-se, ainda, que uma parcela significativa dos alunos pertencentes a esses grupos, sequer chegou a realizar o Enem, sendo necessários estudos complementares sobre as causas desse fenômeno.

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Biografia do Autor

Willian Henrique de Brito, Arco Educação

Possui graduação em Matemática pela Universidade Tuiuti do Paraná (2012). Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) (2019). MBA em Data Science e Analytics pela Universidade de São Paulo (USP) (2022). Atuou como professor na educação básica (Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA), Assessor de Área do Conhecimento (Matemática) na Positivo Soluções Didáticas e atualmente é Coordenador de Avaliações na Arco Educação.

Fabiano Prado Pedroso, Universidade Estadual de Londrina

Economista (FECEA), pós-graduado em Gestão Financeira e Contábil (FECEA), Mestre em Economia Regional (UEL), Doutorando em Desenvolvimento Econômico na UFPR(PPGDE). Londrina, Paraná, Brasil.

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Publicado

30-08-2023

Como Citar

Brito, W. H. de, & Pedroso, F. P. (2023). Impactos de variáveis socioeconômicas no desempenho no Enem no primeiro biênio da pandemia de Covid-19. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e84069. https://doi.org/10.5902/2318133884069