FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE

Eduardo Revelante Netto

Resumo


Este trabalho tem por finalidade pensar questões pertinentes sobre a Filosofia a sua natureza e a sua relação com a sociedade. Os desafios enfrentados pelos docentes para adequar, transformar a filosofia em uma disciplina do currículo escolar do ensino médio e as implicações decorrentes dessa condição de uma disciplina a ser ensinada. Tal condição nos leva a questionar qual é o papel da filosofia nesse contexto, assim como o desenvolvimento de uma metodologia de ensino que consiga atender as demandas sociais e alcançar os objetivos propostos.

 


Palavras-chave


Filosofia; Ensino; Ensino Médio

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Referências


CARVALHO, Marcelo; CORNELLI, Gabriele (Orgs.). Ensinar filosofia. Cuiabá, Central de Texto, vol. 2, 2013.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

XAVIER, Ingrid Muller. O que significam ensinar e aprender filosofia? Notas a partir de uma experiência no Colégio Pedro II. Tese (Doutorado em Educação) Rio de Janeiro, UERJ, 2010.




DOI: https://doi.org/10.5902/2448065735683

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