O Funcionamento do Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilida-des/Superdotação (PAAAH/SD-RJ)

Autores

  • Cristina Maria Carvalho Delou Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro,

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X14323

Palavras-chave:

Altas Habilidades/Superdotação, Enriquecimento Escolar, Inclusão

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X14323

Trata-se da apresentação do funcionamento do Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (PAAAH/SD), realizado na Faculdade de Educação, da Universidade Federal Fluminense, localizado em Niterói, região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro. O programa articula ações de ensino, pesquisa e extensão. Os objetivos do PAAAH/SD podem ser categorizados em diagnóstico, orientação a família e a escola, Atendimento Educacional Especializado, Aceleração de Estudos, formação docente e pesquisa. O Programa é realizado com base na metodologia da pesquisa-ação, que busca soluções coletivas e individuais a partir da identificação das demandas sociais apontadas pelas famílias de alunos com altas habilidades/superdotação e alunos da UFF que procuram o programa. Os alunos diagnosticados com altas habilidades/superdotação são convidados a participarem das atividades acadêmicas de formação dos futuros professores das redes regulares de ensino, o que permite contato direto com este tipo de alunado. Os resultados podem ser vistos na demanda crescente pela busca dos serviços e na criação de uma nova disciplina para os cursos de licenciatura oferecidos pela UFF. Todo o trabalho é gratuito. Nas Considerações Finais aponta-se a interface do PAAAH/SD com o recém criado Programa Escola de Inclusão. Pela Escola de Inclusão, que oferece cursos de férias de Libras, Braille, Materiais Didáticos Acessíveis e passará a oferecer oficinas de Robótica Educativa, alunos diagnosticas com altas habilidades/superdotação e interessados nesta área realizarão protótipos eletrônicos, móveis. Estes serão interpretados pelos estudantes de Matemática e Física que tirarão as equações presentes nos modelos. Estes estudos começarão no segundo semestre de 2010 e nas férias de julho de 2011, todos os envolvidos levarão aos alunos com deficiência visual do Instituto Benjamin Constant suas experiências. São novas aprendizagens que favorecerão a construção de conhecimentos formais em Robótica Educativa, Matemática e Física além da formação de valores humanitários nos futuros professores da sociedade inclusiva brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Maria Carvalho Delou, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro,

Psicóloga (CRP: 6179/05), Doutora em Educação; Prof.a Associado III, da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Downloads

Publicado

2014-09-23

Como Citar

Delou, C. M. C. (2014). O Funcionamento do Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilida-des/Superdotação (PAAAH/SD-RJ). Revista Educação Especial, 27(50), 675–688. https://doi.org/10.5902/1984686X14323

Edição

Seção

Dossiê: Altas Habilidades/Superdotação