O Funcionamento do Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilida-des/Superdotação (PAAAH/SD-RJ)
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X14323Palavras-chave:
Altas Habilidades/Superdotação, Enriquecimento Escolar, InclusãoResumo
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X14323
Trata-se da apresentação do funcionamento do Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (PAAAH/SD), realizado na Faculdade de Educação, da Universidade Federal Fluminense, localizado em Niterói, região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro. O programa articula ações de ensino, pesquisa e extensão. Os objetivos do PAAAH/SD podem ser categorizados em diagnóstico, orientação a família e a escola, Atendimento Educacional Especializado, Aceleração de Estudos, formação docente e pesquisa. O Programa é realizado com base na metodologia da pesquisa-ação, que busca soluções coletivas e individuais a partir da identificação das demandas sociais apontadas pelas famílias de alunos com altas habilidades/superdotação e alunos da UFF que procuram o programa. Os alunos diagnosticados com altas habilidades/superdotação são convidados a participarem das atividades acadêmicas de formação dos futuros professores das redes regulares de ensino, o que permite contato direto com este tipo de alunado. Os resultados podem ser vistos na demanda crescente pela busca dos serviços e na criação de uma nova disciplina para os cursos de licenciatura oferecidos pela UFF. Todo o trabalho é gratuito. Nas Considerações Finais aponta-se a interface do PAAAH/SD com o recém criado Programa Escola de Inclusão. Pela Escola de Inclusão, que oferece cursos de férias de Libras, Braille, Materiais Didáticos Acessíveis e passará a oferecer oficinas de Robótica Educativa, alunos diagnosticas com altas habilidades/superdotação e interessados nesta área realizarão protótipos eletrônicos, móveis. Estes serão interpretados pelos estudantes de Matemática e Física que tirarão as equações presentes nos modelos. Estes estudos começarão no segundo semestre de 2010 e nas férias de julho de 2011, todos os envolvidos levarão aos alunos com deficiência visual do Instituto Benjamin Constant suas experiências. São novas aprendizagens que favorecerão a construção de conhecimentos formais em Robótica Educativa, Matemática e Física além da formação de valores humanitários nos futuros professores da sociedade inclusiva brasileira.
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