O professor de Geografia e a seleção de livros didáticos para o ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499441884Palabras clave:
Livro didático, Trabalho docente, Formação continuadaResumen
Este texto possui dois objetivos principais no que se refere ao trabalho do professor e o processo de escolha dos livros didáticos de Geografia. O primeiro é discutir os critérios e elementos importantes quando da escolha das coleções de livros didáticos para o subsidio ao trabalho docente e, segundo, apresentar uma metodologia sistematizada de análise do livro didático que amplie os critérios e mecanismos até então utilizados para este processo. Para este trabalho foram entrevistados 25 professores de Geografia atuantes nos anos finais do ensino fundamental na cidade de Goiânia, que fazem uso frequente do livro didático durante suas aulas. Os dados revelam que os professores não possuem um método – claramente identificável - para a análise e seleção do material didático a ser utilizado, revelando, portanto, a importância de uma proposta de sistematização de critérios para orientar o professor durante o processo de escolha dos livros didáticos.
Descargas
Citas
CALLAI, Helena Copetti. A formação do profissional da Geografia: o professor. Ijui: Ed. Unijuí, 2013. 168 p.
DÍAZ. Omar Rolando Turra. A atualidade do livro didático como recurso curricular. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 17, n. 34 p. 609-624, set./dez. 2011.
KAERCHER, Nestor André. Se a geografia escolar é um pastel de vento o gato come a geografia crítica. Porto Alegre: Evangraf, 2014.
MOTA, Hugo Gabriel da Silva. O livro didático mediando a construção do conhecimento na formação continuada do professor de Geografia [Dissertação de Mestrado]. Instituto de Estudo Socioambientais (IESA), Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO. 2015, 172f.
SILVA, Ezequiel Theodoro. Livro didático: do ritual de passagem a ultrapassagem. Em Aberto, Brasília, ano 16, n.69, jan./mar. 1996
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Geografia Ensino & Pesquisa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
La revista Geografia – Ensino & Pesquisa retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a Las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.