Avaliação de Alguns Recursos Utilizados para o Ensino Aprendizado do Conteúdo Bacia Hidrográfica, no Nível Médio das Escolas do Município de Castelo – ES

Autores

  • Eberval Marchioro
  • Marisa Terezinha Rosa Valadares UFES
  • Daiane Ribeiro Nunes
  • Marinês Pinto Coelho Vinha

Resumo

O trabalho avaliou alguns recursos didáticos utilizados para o ensino-aprendizado do conteúdo bacia hidrográfica, no nível médio das escolas publicas e privadas do Município de Castelo/ES. Para tanto, foram selecionados 80 alunos, em igual número de cada tipo de escola, posteriormente, subdivididos, aleatoreamente, em grupos de 20 elementos, para estudo da bacia hidrográfica do córrego de Santo Agostinho, no referido município, com atividades envolvendo o uso de maquete, de carta topográfica, de livro didático e da metodologia trabalho de campo. Foi também, aplicado questionário a todos os professores do ensino médio do Município de Castelo/ES. Foi verificado que o recurso didático mais utilizado é o livro didático. Em relação ao trabalho de campo, maquete e carta topográfica, sem fazer conexão com a realidade do aluno, os professores não só demonstraram dificuldades de embasamento conceitual, como disseram de problemas quanto à infraestrutura para aplicação dos mesmos. Já em relação às atividades, aplicadas pelos pesquisadores, aos alunos do ensino médio, como o livro didático auxiliado por texto envolvendo a
realidade local, maquete e carta topográfica, verificou-se respostas satisfatórias, pois os mesmos apresentaram interesse, pela leitura do assunto e análise de aspectos hidrosedimentológicos, que podem ser aplicados a sua realidade. Em relação à metodologia aula de campo, verificou-se que os alunos tiveram êxito na identificação das formas apresentadas previamente, na atividade com a maquete, solidificando o conhecimento teórico, e contribuindo para formação de estudantes criativos e interessados pela disciplina Geografia.

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Biografia do Autor

Eberval Marchioro

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e, doutorado em Geografia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Membro da Diretoria da União da Geomorfologia Brasileira, na qual atuou como Secretário (Gestão 2013-2016). Tem experiência na área de Geografia física, com ênfase em: Geomorfologia (Processos erosivos, movimentos de massa), Modelagem ambiental (modelagem hidrossedimentológica e de processos de encostas) e, Hidrologia Continental (encosta e bacia hidrográfica).

Marisa Terezinha Rosa Valadares, UFES

Possui graduação em Geografia (1973), mestrado (2000) e doutorado (2009) em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. É professora adjunta no Departamento de Geografia da UFF - Campos de Goytacazes, atuando como professora na área de ensino da Geografia, no Mestrado em Geografia e no Laboratório de ensino de Geografia do mesmo departamento. É, também, professora aposentada (maio 2013) do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, na área de ensino de Geografia. Permanece vinculada, como Conselheira, ao Laboratório de Ensino Aprendizagem de Geografia (LEAGEO), Programa Permanente de Extensão da UFES, do qual foi fundadora. Atua com a formação docente de Geografia, no estudo de Currículos, Didática, Educação do Campo. Atua em cursos de pós-graduação e de formação continuada com Práticas Metodológicas, Metodologia do Ensino Superior e Metodologia da Pesquisa. Pesquisa com o cotidiano da formação docente e da escola, valendo-se, em especial, de narrativas. Pesquisa o uso de propagandas como recurso didático e a Geografia na Terceira Idade. Tem experiência na educação básica, em áreas urbanas e na zona rural. Atua em cursos presenciais e na educação a distância.

Daiane Ribeiro Nunes

Atualmente é professora de Geografia da Escola Municipal de Ensino Fundamental Centro Unificado Constantino José Vieira e Professora da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Antônio Teixeira de Melo. Tem experiência na área de Pedagogia (séries iniciais) e Geografia (Ensino Fundamental e Ensino Médio). Atuou como Coordenadora de Turno, como tutora na modalidade a distância e como tutora do curso de Capacitação de professores de Geografia.

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Publicado

2017-10-27

Como Citar

Marchioro, E., Valadares, M. T. R., Nunes, D. R., & Vinha, M. P. C. (2017). Avaliação de Alguns Recursos Utilizados para o Ensino Aprendizado do Conteúdo Bacia Hidrográfica, no Nível Médio das Escolas do Município de Castelo – ES. Geografia Ensino & Pesquisa, 36–40. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/29725